ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Fittipaldi aproveita reviravolta no início da prova para conquistar o primeiro pódio na F2

No domingo em Ímola, a Fórmula 2 marcava o encerramento da terceira etapa do calendário. Enzo Fittipaldi que começou a prova da 15ª posição, conquistou o seu primeiro pódio na F2 com a Charouz. O brasileiro fechou a prova na segunda posição, dividindo o pódio com Théo Pourchaire que venceu a corrida, e Ralph Boschung que ficou com a terceira posição.

Logo na janela de abertura dos boxes para a realização do pit-stop, o Safety Car foi acionado por Jüri Vips que tinha batido. Os pilotos que começaram a prova com os pneus macios, foram aos boxes para instalar os compostos médios, aproveitando o carro de segurança na pista. O restante dos competidores que permaneceram em pista, dependiam de um Safety Car mais para o final da prova, para realizar a sua troca de pneus, mas sem perder muito tempo.

A corrida seguiu e aqueles pilotos que começaram com os pneus médios, foram alongando o seu stint. Fittipaldi já estava realizando ultrapassagens, mas também sabia que estaria no top-10 quando os pilotos concluíssem a sua parada obrigatória.

LEIA MAIS: F2: Pourchaire vence corrida principal em Ímola, com Fittipaldi conquistando a 2ª posição
Por conta do Safety Car no início da prova, Enzo Fittipaldi conseguiu chegar ao pódio do GP da Emilia-Romagna – Foto: reprodução F2

“A sensação é indescritível! A gente vinha de bons desempenhos em corridas, e hoje deu tudo certo e encaixamos um segundo lugar. A equipe e eu vínhamos batalhando por um resultado como este há algum tempo e conseguimos aqui em Ímola. É o meu primeiro pódio na Fórmula 2, então este é um dia que eu jamais vou esquecer”, disse Fittipaldi.

Próximo do enceramento da corrida, Fittipaldi se aproveitou de um erro de Logan Sargeant, para ganhar uma posição e ultrapassar Ralph Boschung. Foi neste momento que a prova foi neutralizada mais uma vez, pois Liam Lawson perdeu o controle do carro e bateu no muro de contenção.

A prova foi encerrada em Safety Car, com Fittipaldi garantindo a segunda posição.

Está será a primeira temporada completada de Fittipaldi na Fórmula 2, o piloto ganhou uma oportunidade de guiar pela Charouz ainda em 2021, para conhecer o carro, mas sofreu um acidente em Jeddah, batendo na traseira do carro de Pourchaire, que ficou parado no grid de largada depois que a prova teve início.

Fittipaldi aproveitou as férias para se recuperar do acidente e conseguir voltar com tudo em 2022. Falando sobre o seu primeiro pódio, Enzo explicou o quanto essa conquista era importante para ele.

“Sim, isso significa o mundo para mim. Voltando depois do grande acidente em Jeddah, foi um trabalho duro no inverno para voltar e ficar pronto para o primeiro fim de semana de corrida no Bahrein e sim, estou pronto e me sinto ótimo. Estou fisicamente e mentalmente mais forte do que nunca. Então, estou muito, muito feliz com isso.”

Após cruzar a linha de chegada na segunda posição, Enzo foi recebido pela família e pode comemorar o primeiro pódio na Fórmula 2 – Foto: reprodução

“E hoje o P2. Com toda a honestidade, eu não estava esperando isso. Larguei em 15º e desde o início senti que tínhamos um ritmo muito forte e estávamos fazendo muitas ultrapassagens. Então paramos para instalar os pneus médios, Theo também. Com o composto médio, fomos muito rápidos, conseguimos realizar ultrapassagens, antes do safety car. Então, estou extremamente feliz com esse resultado. Vou lutar de forma mais consistente no top 10. Eu sei que tivemos ritmo na classificação, mas depois tive um problema com o pit stop do qualy e fiquei com a 15ª posição. Então, sim, acho que estou extremamente feliz com a segunda posição. São muitos pontos para o campeonato e só quero agradecer a todos os meus patrocinadores e obviamente a toda a minha família que sempre me apoia e a Deus”, concluiu o piloto brasileiro.

A Fórmula 2 não vai acompanhar a F1 em Miami, mas retorna em Barcelona para a realização da 4ª etapa do campeonato.

Escute o nosso Podcast!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading