A sexta-feira (13) no GP do Azerbaijão foi bem movimentada. Os pilotos conseguiram aproveitar de uma melhor forma o TL2, pois a sessão não foi interrompida por períodos de bandeira vermelha, como aconteceu no início do dia. Charles Leclerc encerrou a sessão na primeira posição, anotando 1m43s484 quando usou os pneus macios no final da atividade.
Sergio Pérez foi empurrado para o segundo lugar, com o seu tempo superado por Leclerc por apenas 0s006. O mexicano apresentou um bom desempenho neste traçado, sendo uma pista que Pérez já venceu duas vezes. A Red Bull busca se redimir depois dos problemas enfrentados nas últimas corridas e Baku seria um circuito interessante para obter uma vitória.
Lewis Hamilton foi o terceiro colocado nesta atividade, o piloto da Mercedes anotou 1m43s550, no momento que trabalhou com os pneus macios.
A sessão foi voltada para a simulação de corrida, além de tentar cumprir o cronograma do dia, depois do TL1 ser tão afetado.
Carlos Sainz foi o responsável por obter a maior parte dos dados para a Ferrari, já que Leclerc perdeu parte da atividade, pois a Ferrari precisou revisar o equipamento do monegasco. Leclerc bateu no TL1, a equipe fez a restauração do equipamento, mas o monegasco reclamou bastante do equilíbrio, pois o carro estava desalinhado. Os mecânicos trabalharam para identificar a questão, já que pela telemetria não identificavam o problema.
Oscar Piastri completou a sessão ocupando o quinto lugar. Max Verstappen foi empurrado para a sexta posição, seguido por Lance Stroll. Nico Hülkenberg ficou com o oitavo lugar, enquanto George Russell e Oliver Bearman completaram o Top-10.
Bearman fez uma boa atividade com a Haas, andando muito próximo de Hülkenberg, que será seu companheiro de equipe neste fim de semana. A mesma proximidade foi observada no desempenho de Alexander Albon e Franco Colapinto.
A F1 retorna neste sábado às 5h30 para a realização do TL3.
Saiba como foi o TL2 do GP do Azerbaijão
Quando os carros retornaram ao traçado, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 29 °C no ambiente.
A Ferrari conseguiu recuperar o carro de Charles Leclerc depois da batida, desta forma o piloto logo retornou ao traçado para iniciar as suas verificações. O monegasco começou a reclamar do equipamento, pois o equipamento estava puxando muito para um lado.
Carlos Sainz então estava pelo traçado ajudando a equipe com a coleta de dados, além de usar o flow-vis em parte da asa traseira.
Com dez minutos de sessão, Pérez liderava com a marca de 1m44s598, o piloto da Red Bull usava os pneus médios.
A sessão continuou e os tempos foram evoluindo. Sainz registrou 1m44s323, superando Pérez por 0s038. Alguns erros eram observados ao longo da sessão, com pilotos precisando recorrer às áreas de escape e evitar uma batida.
Yuki Tsunoda foi o primeiro piloto a testar os pneus macios nesta sessão, enquanto vários competidores estavam nos boxes. Na sequência Lando Norris e Valtteri Bottas, entre outros competidores passaram a utilizar os pneus macios. Tsunoda saltou para o terceiro lugar, obtendo 1m44s64 com seu novo jogo de pneus.
George Russell era o único piloto que ainda não tinha deixado os boxes.
Com meia hora de sessão, os dez primeiros eram: Pérez, Sainz, Piastri, Verstappen, Stroll, Hülkenberg, Bearman, Tsunoda e Alonso. A Mercedes liberou Russell para a pista, mas o piloto usava os pneus duros, para fazer a simulação de corrida.
Pérez atingiu a marca de 1m43s490 com o jogo de pneus macios novos, superando Sainz em 0s460.
A sessão continuou, com os pilotos fazendo o trabalho de verificação dos pneus, voltados para a simulação de corrida.
Charles Leclerc instalou os pneus macios nos últimos minutos de sessão e passou a ocupar o primeiro lugar na tabela de tempos, com a marca de 1m43s484. A Mercedes também liberou os pneus macios para Russell completar algumas voltas com eles. No entanto, o britânico ficou pouco tempo na pista, pois a Mercedes identificou mais um problema e optou por não forçar o carro.
Os pilotos coletaram os últimos dados com os equipamentos, dando preferência pelos pneus médios nos últimos minutos. A simulação de corrida foi executada, aproveitando este momento da pista para compreender melhor a durabilidade dos pneus e sua performance.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.