AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA muda regra do Safety Car após confusão na Austrália; nova norma entra em vigor em Miami

Após a confusão gerada na Austrália, FIA realiza revisão das regras do Safety Car

As vésperas do GP de Miami, a FIA realizou uma alteração no regulamento esportivo referente ao Safety Car. A motivação para a mudança foi o incidente que ocorreu entre Max Verstappen e Oliver Bearman no GP da Austrália.

Em Melbourne, o piloto inglês estava a uma volta atrás do Safety Car e, como de costume, o piloto foi autorizado a descontar a volta para retornar ao final do pelotão, antes do ritmo normal da corrida ser reestabelecido.

No entanto, a Haas optou por chamar Ollie aos boxes, que então deixou o pit-lane reagrupando nos carros que estavam na liderança. O britânico ficou à frente de Verstappen, que era o terceiro colocado e estava logo atrás de Lando Norris e Oscar Piastri.

Na ocasião, o neerlandês perguntou ao seu engenheiro de corrida, Gianpiero Lambiase como ficaria a situação: “Então, este carro vai ficar aqui, ou o quê”. O engenheiro então respondeu: “Isso mesmo. Ele terá que liberá-lo imediatamente [depois da relargada].

Posteriormente, Bearman foi liberado para dar outra volta, se retirando da frente de Verstappen.

Por conta da confusão gerada, uma mudança altera o Artigo 55.14 para a prova de Miami. Na nova regra, o controle de corrida e o diretor de prova, podem fechar a saída dos boxes quando o Safety Car estiver passando por aquela área, para evitar que retardatários se juntem ao pelotão ficando na posição incorreta.

“Depois de ultrapassar os carros na volta da liderança e o Safety Car, esses carros devem então prosseguir pela pista em uma velocidade apropriada, sem ultrapassar, e devem fazer todo o esforço para se posicionar no final da fila de carros atrás do safety car.”

Enquanto esses carros estiverem circulando pela pista para se juntar à fila de carros atrás do Safety Car, e a critério exclusivo do diretor da corrida, a saída do pit-lane poderá ser fechada quando o Safety Car e a fila de carros atrás dele estiverem se aproximando e passando pela saída do pit-lane.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo