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Prova no Autódromo de Interlagos marca estreia da temporada 2025 da Stock Car; Saiba os horários

A Stock Car correrá no templo do automobilismo, para iníciar o campeonato de 2025

Este é um fim de semana de estreia, a Stock Car Pro Series inicia a temporada 2025 com prova programada no Autódromo de Interlagos.

Após 45 anos da categoria usando modelos sedan, a categoria dá início a era com os SUVs. Neste ano as montadoras concorrentes são a Chevrolet, Toyota e Mitsubishi, usando os modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente.

Por ser um início de campeonato, com novos carros, a categoria programou a realização de cinco treinos livres, sendo um formato especial para o evento, para possibilitar que as equipes realizem a sua ambientação, para refinar as configurações dos seus novos carros.

A prova da Stock Car, que será disputada no domingo, terá duração de 50 minutos, mais uma volta, sendo a única neste evento.

A principal notícia antes dessa etapa, é a confirmação de Hélio Castroneves no grid. O brasileiro, vencedor de quatro 500 Milhas de Indianápolis, retomará a sua carreira como piloto no Brasil. O competidor defenderá a nova equipe RTR Sport Team, guiando o Chevrolet Tracker #06.

Ao longo deste evento, a principal categoria do automobilismo ainda dividirá pista com a Stock Light, Turismo Nacional e a Fórmula 4 Brasil.

Programação 30 de abril até 4 de maio – Horários da Stock Car e Fórmula 4 Brasil em Interlagos – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Os times da temporada 2025 da Stock Car

TMG Racing
Chevrolet Tracker
Felipe Massa #19
Rafael Suzuki #8

RCM Motorsport
Mitsubishi Eclipse Cross
Ricardo Zonta #10
Bruno Baptista #44

A.Mattheis Vogel
Chevrolet Tracker
Gabriel Casagrande #83
Lucas Foresti #12

Full Time Gazoo Racing Team
Toyota Corolla Cross
João Paulo de Oliveira #7
Arthur Gama #9

Eurofarma RC
Mitsubishi Eclipse Cross
Felipe Fraga #88
Gaetano Di Mauro #11

Crown Racing
Toyota Corolla Cross
Julio Campos #4
Arthur Leist #81

Blau Motorsport
Mitsubishi Eclipse Cross
Daniel Serra #29
Allam Khodair #18

Ipiranga Racing
Toyota Corolla Cross
Thiago Camilo #21
Cesar Ramos #30

Cavaleiro Valda
Chevrolet Tracker
Ricardo Maurício #90
Guilherme Salas #85

CAR Racing KTF
Mitsubishi Eclipse Cross
Felipe Baptista #121
Gianluca Petecof #101

Scuderia Chiarelli
Chevrolet Tracker
Cacá Bueno #0
Lucas Kohl #95

Scuderia Bandeiras
Chevrolet Tracker
Átila Abreu #51
Enzo Elias #28

Scuderia Bandeiras II
Mitsubishi Eclipse Cross
Nelson Piquet Jr. #33
Vicente Orige #444

CAR Racing Sterling
Toyota Corolla Cross
Zezinho Muggiati #38
Rafael Reis #301

Full Time Cavaleiro
Toyota Corolla Cross
Rubens Barrichello #111
Denis Navarro #5

RTR Sport Team
Chevrolet Tracker
Helio Castroneves #06

Ficha técnica Audace SNG01
Motor: AudaceTech
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semi automático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: AudaceTech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet Tracker Stock Car, Toyota Corolla Cross Stock Car ou Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car. Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e AudaceTech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coreia do Sul) medidas 300-680×18
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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