ColunistasFórmula 1Post

FIA convoca reunião para discutir crise na Ucrânia

A FIA convocou uma reunião emergencial do Conselho Mundial de Automobilismo, desta vez ela não tem nenhuma relação com os assuntos de Abu Dhabi. Na realidade eles querem discutir a crise na Ucrânia em decorrência da invasão russa ao país que ocorreu na última quinta-feira (24).

Nesta segunda-feira começou um processo de banimento dos esportistas russos das competições. A FIFA e a UEFA já suspenderam na segunda-feira a seleção da Rússia e todos os clubes de futebol do país de participarem de qualquer competição organizada por elas. O pedido do banimento também foi estendido pelas autoridades de automobilismo da Ucrânia à FIA, onde eles desejam que os pilotos russos e bielorrussos fiquem fora das competições internacionais.

A punição que estão aplicando é por um tempo indeterminado, podendo ser reavaliado de acordo com a duração dos conflitos.

Falando especificamente da Fórmula 1, Nikita Mazepin é o piloto que sofreria diretamente se a FIA acatar ao pedido. Entretanto, temos outros pilotos que seriam afetados indiretamente, como Robert Shwartzman que faz parte da academia de pilotos da Ferrari e atualmente aguarda uma oportunidade para correr na categoria.

A Haas também pode ser afetada com as sanções impostas à Rússia, a equipe americana conta com o patrocínio da UralKali, empresa russa, que pertence ao pai de Mazepin.

O Comitê Olímpico Internacional, recomendou na segunda-feira que “as Federações Esportivas Internacionais e os organizadores de eventos esportivos não convidem ou permitam a participação de atletas e oficiais russos e bielorrussos em competições internacionais.”

A FIA é uma das Federações Esportivas Internacionais reconhecidas pelo COI, por isso uma é esperado que eles tomem alguma posição e sigam as recomendações impostas.

Se o automobilismo ou até mesmo a Fórmula 1 estava pensando que poderia lidar com a situação de uma forma diferente, neste momento o mais adequado é seguir o que é esperado, já que a Rússia segue avançando em sua invasão à Ucrânia, além de não dar sinais que o conflito acabará rapidamente.

A Fórmula 1 divulgou um comunicado na última sexta-feira, informando o cancelamento do GP da Rússia, mas o comunicado foi muito genérico, remetendo apenas a impossibilidade de uma prova ser realizada “nas atuais circunstâncias”, dando a entender que podem reavaliar a realização da prova, já que ela está programada apenas para ser realizada em setembro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading