AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

FIA adia planos dos motores V10 e mantém regulamento de 2026 na F1

V10 na Fórmula 1? Não agora. FIA congela planos, enquanto fornecedoras de motores desejam que os próximos motores sejam pautados por "algum nível de eletrificação"

Os planos do retorno dos motores V10 foram adiados pela Fórmula 1. A categoria dará seguimento para a utilização dos regulamentos de 2026, pois a eletrificação ainda é uma parte muito importante para manter algumas montadoras na competição.

Os rumores relacionados ao retorno dos motores V10, circularam nas últimas semanas. A ideia da FIA era contar com unidades de potência menores, viabilizando uma alteração significativa nos carros, considerando o tamanho dos carros, barulho dos motores e custos de produção. Aparentemente a ideia inicial que permeava o retorno dos motores V10 era reduzir o tempo de atuação do novo regulamento (2026) ou saltar diretamente para os V10, prolongando o regulamento atual.

Na última sexta-feira (12) aconteceu uma reunião organizada pela FIA, para conversar formalmente com os fabricantes de motores, sobre a proposta.

No relatório divulgado pela federação, foi reforçado o compromisso com a sustentabilidade no esporte, a longo prazo. A FIA também está comprometida com o regulamento desenvolvido para 2026, pois essa mudança contribuiu para a chegada de novos fabricantes de unidades de potência.

De acordo com o site The Race, a ideia dos motores aspirados, com o uso de combustíveis sustentáveis, é uma ideia que ficará em stand-by. Outras possibilidades para os motores podem ser discutias por volta de 2029 ou 2030.

“Todas as partes concordaram em continuar as discussões sobre a futura direção técnica do esporte. Um nível de eletrificação sempre fará parte de quaisquer considerações futuras”, comentou a FIA no relatório.

Para uma parte das fornecedoras de motores, como a Honda e a Audi, é muito importante que a Fórmula 1 continue dando ênfase para a eletrificação. Para empresas como Ferrari e Cadillac, os V10 eram uma opção melhor para o desenvolvimento dos seus motores – e dos ganhos esperados.

A utilização dos motores V10 ou V8, seriam uma saída para a FIA, se algumas montadoras optarem por deixar a categoria de uma vez. O debate envolvendo esses motores, também gira ao entorno de alguém que está sendo discutido atualmente pelo mundo, o que fazer com tantos carros que usam motores a combustão? O combustível sustentável é a chave para prolongar o seu uso?

O automobilismo, tem como foco aplicar as tecnologias desenvolvidas em pista, nos carros de rua. O sistema usado atualmente pela Fórmula 1 é muito caro e complexo, por isso foram pensadas outras formas para agir em 2026.

Os motores de 2026 seguem sendo V6, mas terão uma ênfase maior na eletrificação em até 50%, usando combustíveis 100% sustentáveis.

Enquanto a introdução dos novos regulamentos se aproxima, algumas equipes demonstram um certo receio de vivenciar um novo momento de domínio na categoria, como aquele que aconteceu em 2014 – que marcou o domínio da Mercedes. A Fórmula 1 tem medo da competição ser pautada por motores e não pela aerodinâmica e desenvolvimento dos carros.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo