ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Ferrari domina testes de pós-temporada. Sainz completa atividade em Abu Dhabi na ponta

A Ferrari encerrou o dia de atividades em Abu Dhabi na ponta. Leclerc liderou pela manhã, com Sainz obtendo o melhor tempo na sessão vespertina. Shawartzman encerra como terceiro colocado

Após o final da temporada 2022, os dez times do grid permaneceram em Abu Dhabi para um dia de testes. A atividade teve nove horas de duração e aconteceu nesta terça-feira (22), todas as equipes tinham o direito de colocar os dois carros em pista, dividindo a atividade entre os testes de jovens pilotos e avaliação dos pneus para a Pirelli.

A sessão foi interrompida em dois momentos por bandeira vermelhas, que aconteceram na primeira metade do dia de testes. O carro da McLaren que apresentou alguns problemas ao longo do fim de semana, enfrentou mais uma questão técnica e forçou Oscar Piastri a ficar parado. A segunda aconteceu com cerca de quatro horas de atividade, por conta de detritos na pista entre as curvas 3 e 4 do circuito.

A novidade estava em Fernando Alonso guiando pela Aston Martin, enquanto Pierre Gasly testou pela Alpine e Nico Hulkenberg pela Haas. Oscar Piastri foi finalmente liberado pela Alpine para participar dos testes de pós-temporada com a McLaren, depois de ter controlado todas as atividades do piloto australiano em 2022.

“Foi um dia muito especial, dar a primeira volta no carro e tentar sentir também as diferenças [entre Alpine e Aston Martin]. Obviamente, corremos há dois dias aqui, então é muito recente e muito útil. Tentei conhecer todos os mecânicos, os engenheiros e [vou] tentar lembrar muitos nomes novos, com certeza!”, afirmou Alonso após o seu primeiro contato com a Aston Martin em Abu Dhabi.

Fernando Alonso teve a oportunidade de fazer os seus primeiros testes com a Aston Martin – Foto: reprodução F1

Alonso guiava o carro da Aston Martin sem nenhum patrocínio estampado, o mesmo pode ser visto em seu capacete, pois o piloto espanhol ainda tem um contrato vigente com a Alpine. Algo semelhante acontece com Pierre Gasly, que usava um macacão neutro durante a sessão e neutralizou o capacete com uma camuflagem.

“Bem, tem sido muito bom. Muito boa adaptação e obviamente pareceu muito diferente no início, tudo, a posição do banco, os pedais de freio, os pedais do acelerador, a sensação na direção etc. Então havia muito a descobrir. Mas devo dizer que foi muito bom e conseguimos executar todo o programa, muito satisfeitos”, afirma Pierre Gasly.

Nico Hulkenberg que está retornando para a Fórmula 1, lidou com um problema mecânico, atrapalhando o início da manhã. O piloto alemão encontrou um ponto da pista para encostar o carro, sem provocar outra bandeira vermelha. Nas primeiras quatro horas de atividade, Hulkenberg completou apenas 27 voltas com o carro. O alemão fechou o dia com 110 voltas completadas no circuito.

Nico Hulkenberg também fez a sua ‘estreia’ com a Haas – Foto: reprodução Haas

A dupla da Ferrari encerrou a sessão na liderança, Charles Leclerc foi o mais rápido da manhã, após anotar 1m25s383, enquanto Carlos Sainz que assumiu o comando do carro a tarde, anotou 1m25s245. Robert Shawrtzman colocou um terceiro carro da Ferrari entre os três primeiros colocados, enquanto fazia a sua avaliação no teste de novatos, o piloto anotou 1m25s400, marca próxima dos titulares.

Os tempos são os menos importantes nesta sessão, pois os carros de 2022, estavam trabalhando com os pneus da próxima temporada. Os jovens pilotos, como foi o caso de Liam Lawson, Robert Shwartzman, Federik Vesti, Jack Dooham, Oscar Piastri, Theo Pourchaire, Felipe Drugovich, Pietro Fittipaldi, Nyck de Vries e Logan Sargeant, estavam em um programa voltado para fazer um reconhecimento do carro, aprender mais sobre o equipamento e pegar mais confiança.

Os jovens pilotos tiveram a oportunidade de avaliar os pneus macios, sendo compostos que são mais adequados para esse circuito, dando mais confiança aos pilotos durante a sessão.

Na Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez dividiram a atividade, com o holandês guiando o RB18 na sessão vespertina. Na Mercedes, George Russell fez as avaliações pela manhã, enquanto Lewis Hamilton assumiu o carro a tarde. O inglês que geralmente não participa desse tipo de sessão, concordou em fazer os testes de pós-temporada, mas brincou no domingo, por estar arrependido de ter aceitado guiar durante os testes.

A quilometragem de De Vries com a AlphaTauri, foi o que chamou a atenção ao final do dia. O holandês aproveitou o seu primeiro teste com a equipe italiana, para completar 151 voltas, praticamente três GPs em Abu Dhabi.

Como os jovens pilotos tiveram mais tempo com o carro, foi natural ver vários deles passando da marca das 100 voltas. Shwartzman completou 116, enquanto Lawson e Doohan fizeram 111 cada. Piastri completou 123 giros com a McLaren, enquanto Drugovich fez 106 com a Aston Martin. Vesti teve a oportunidade de completar 124 voltas com a Mercedes e Pourchaire fez 106 com a Alfa Romeo.

A Pirelli fez a avaliação dos pneus reduzindo um pouco a pressão dos pneus. Nos pneus da frente a fornecedora reduziu 1 psi, enquanto nos compostos traseiros a redução foi de 2,5 psi, com o intuito de aumentar a área de contato dos pneus com o solo.

Textos de apoio: The Race.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo