Os rumores foram confirmados, Daniel Ricciardo atuará como terceiro piloto da Red Bull em 2023. O australiano retornará ao time austríaco e na próxima temporada da Fórmula 1, ficará responsável por realizar testes para o time e atividades comerciais.
Ao final da temporada 2022, a McLaren optou por romper o contrato com Daniel Ricciardo e contratou Oscar Piastri para substituir o australiano. A manobra fez com que Daniel Ricciardo ficasse sem vaga para disputar a próxima temporada.
O piloto estava analisando as suas possibilidades, considerou até mesmo tirar um ano sabático e trabalhar para retornar à Fórmula 1 em 2024. Ricciardo realizará atividades no simulador e testes para a equipe, além de atividades comerciais. Ao longo das últimas semanas, também ventilaram a possibilidade de Ricciardo ser o piloto reserva da Mercedes, mas os rumores vinculando o piloto mais uma vez à Red Bull eram mais fortes.
“O sorriso diz tudo. Estou realmente empolgado por voltar para casa com a Red Bull, como seu terceiro piloto em 2023. Tenho tantas boas lembranças do meu tempo aqui, mas as boas-vindas de Christian [Horner] e Dr [Helmut] Marko e toda a equipe é algo que eu sinceramente aprecio”, afirma Ricciardo.
We can confirm that @DanielRicciardo will return home and re-join Oracle Red Bull Racing as the third driver for 2023 💪 #DR3ack 🇦🇺
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) November 23, 2022
O australiano deixou a equipe em 2018, apostando no projeto da Renault, acreditando que em algum momento conseguiria ser campeão, ele também tinha dúvidas sobre o projeto Red Bull – Honda e acabou tomando a decisão de deixar a equipe. Ricciardo também mencionou o ambiente da Red Bull e suas motivações quando fez a escolha.
“Para mim, pessoalmente, a capacidade de contribuir e estar cercado pela melhor equipe da F1 é extremamente atraente, além de me dar algum tempo para recarregar e reorientar. Mal posso esperar para estar com a equipe e apoiar o trabalho no simulador, sessões de testes e atividades comerciais. Vamos lá.”
Ricciardo ganhou notoriedade, principalmente quando realizou a sua estreia com a Red Bull em 2014. O australiano terminou a temporada ocupando o 3º lugar no campeonato, atrás apenas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O piloto viu uma oportunidade de superar o companheiro o companheiro de equipe que era ninguém menos que Sebastian Vettel, um tetracampeão mundial.
Enquanto Vettel passou a temporada de 2014 sem conseguir vitórias, Ricciardo faturou três vitórias para a Red Bull e se adaptou rapidamente ao equipamento.
No ano seguinte, era esperado que a Red Bull tivesse a oportunidade de disputar o título, mas o motor e o equipamento ficaram muito atrás do esperado. Ricciardo ganhou um novo companheiro de equipe e Daniil Kvyat terminou a temporada à frente do australiano, mas em uma pequena diferença entre eles.
A temporada de 2016 foi muito mais consistente e onde se aproveitou de algumas adversidades para mais uma vez terminar o campeonato no terceiro lugar. O australiano conheceu naquele Max Verstappen.
O holandês também teve o seu papel na Red Bull, com a sua performance, forçava Ricciardo a melhorar o seu desempenho. Em 2017 Ricciardo faturou uma vitória, enquanto venceu duas vezes em 2018, uma delas na China e a outra em Mônaco.
O piloto passou dois anos apostando na Renault, antes de seguir para a McLaren, após várias investidas de Zak Brown para conquistar o australiano. O casamento com a equipe Papaya não deu certo, pois o piloto demonstrou uma grande dificuldade para se adaptar ao carro da equipe.
Atualmente a Red Bull conta com Max Verstappen e Sergio Pérez, o contrato do mexicano vai até o final de 2024. A temporada 2022 foi encerrada de uma forma um pouco conturbada entre os companheiros de equipe, já que Verstappen negou ajuda ao mexicano em São Paulo.
“É ótimo trazer Daniel de volta à família Red Bull. Ele tem um talento enorme e um caráter brilhante. Sei que toda a fábrica está animada para recebê-lo em casa”, afirma o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner.
“Em sua função de piloto de testes e terceiro piloto, Daniel nos dará a chance de diversificar, auxiliando no desenvolvimento do carro, auxiliando a equipe com sua experiência e conhecimento do que é preciso para ter sucesso na F1. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Daniel novamente e esperamos tudo o que ele trará para a equipe em 2023”, seguiu.
https://twitter.com/redbullracing/status/1595409572969254912
Um Comentário