A Ferrari assegurou mais uma pole position nesta temporada do FIA WEC, durante a 6ª rodada do campeonato, realizada no Circuito das Américas. O 499P número #51, pilotado por Antonio Giovinazzi, foi o destaque da Hyperpole, cravando o tempo de 1m50s390 e garantindo a posição de honra para a corrida de seis horas que acontece neste domingo.
O domínio da Ferrari foi reforçado pelo desempenho do 499P número #83, inscrito pela AF Corse e conduzido por Robert Kubica, que completou a primeira fila do grid, garantindo uma dobradinha para a equipe italiana. O terceiro Hypercar da Ferrari, o número 50, pilotado por Antonio Fuoco, terminou a classificação em quinto lugar, completando um desempenho sólido para a marca.
Domínio na classificação
A equipe Ferrari – AF Corse alcançou sua segunda pole da temporada 2024, sendo a quarta desde a estreia do 499P no FIA WEC. A escuderia já havia brilhado em Imola nesta temporada e conquistado poles em Sebring e nas 24 Horas de Le Mans no ano anterior.
Durante a sessão de classificação, os pilotos italianos Giovinazzi e Fuoco mostraram força logo de início, com ambos registrando os melhores tempos. Giovinazzi cravou 1m50s734 e Fuoco ficou logo atrás, com 1’51”059, ambos utilizando pneus médios em condições de pista seca, enfrentando temperaturas desafiadoras que superaram os 33 °C no ambiente e 53 °C no asfalto.
Robert Kubica, ao volante do 499P número 83, também teve um desempenho consistente, assegurando a quarta posição inicial com um tempo de 1m51s233.
Disputa da Hyperpole
A Hyperpole, sessão decisiva e fase final da classificação, nela viu novamente Giovinazzi brilhar. No comando do 499P número #51, que ele divide com Alessandro Pier Guidi e James Calado, o piloto italiano conquistou a pole com 1m50s390, superando Kubica por 0s277 segundos. Já Fuoco, que venceu as 24 Horas de Le Mans ao lado de Miguel Molina e Nicklas Nielsen, ficou em quinto lugar, a 0s428 do tempo de Giovinazzi. Garantindo que as três Ferraris ficassem dentro do Top-5. Sendo um duelo bem apertado no final da sessão.
O Hypercar #2 da Cadillac pilotado por Alex Lynn fica em terceiro depois de superar no final da volta o #35 da Alpine pilotado por Charles Milesi, que cria uma grande surpresa com uma excelente volta de classificação.
Na classe LMGT3, foi o Aston Martin #27 guiado por Ian James que faturou a pole, sendo uma conquista espetacular da Heart of Racing, com a marca de 2m05s587. A primeira fila é compartilhada com a Iron Dames, em mais uma grande performance de Sarah Bovy com o Lamborghini #85, separados por 0s172s.
A sessão contou com o brasileiro Nicolas Costa, que levou o #59 da McLaren para a sétima posição do grid, separado por 0s934 do pole.

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
