A Ferrari assegurou mais uma pole position nesta temporada do FIA WEC, durante a 6ª rodada do campeonato, realizada no Circuito das Américas. O 499P número #51, pilotado por Antonio Giovinazzi, foi o destaque da Hyperpole, cravando o tempo de 1m50s390 e garantindo a posição de honra para a corrida de seis horas que acontece neste domingo.
O domínio da Ferrari foi reforçado pelo desempenho do 499P número #83, inscrito pela AF Corse e conduzido por Robert Kubica, que completou a primeira fila do grid, garantindo uma dobradinha para a equipe italiana. O terceiro Hypercar da Ferrari, o número 50, pilotado por Antonio Fuoco, terminou a classificação em quinto lugar, completando um desempenho sólido para a marca.
Domínio na classificação
A equipe Ferrari – AF Corse alcançou sua segunda pole da temporada 2024, sendo a quarta desde a estreia do 499P no FIA WEC. A escuderia já havia brilhado em Imola nesta temporada e conquistado poles em Sebring e nas 24 Horas de Le Mans no ano anterior.
Durante a sessão de classificação, os pilotos italianos Giovinazzi e Fuoco mostraram força logo de início, com ambos registrando os melhores tempos. Giovinazzi cravou 1m50s734 e Fuoco ficou logo atrás, com 1’51”059, ambos utilizando pneus médios em condições de pista seca, enfrentando temperaturas desafiadoras que superaram os 33 °C no ambiente e 53 °C no asfalto.
Robert Kubica, ao volante do 499P número 83, também teve um desempenho consistente, assegurando a quarta posição inicial com um tempo de 1m51s233.
Disputa da Hyperpole
A Hyperpole, sessão decisiva e fase final da classificação, nela viu novamente Giovinazzi brilhar. No comando do 499P número #51, que ele divide com Alessandro Pier Guidi e James Calado, o piloto italiano conquistou a pole com 1m50s390, superando Kubica por 0s277 segundos. Já Fuoco, que venceu as 24 Horas de Le Mans ao lado de Miguel Molina e Nicklas Nielsen, ficou em quinto lugar, a 0s428 do tempo de Giovinazzi. Garantindo que as três Ferraris ficassem dentro do Top-5. Sendo um duelo bem apertado no final da sessão.
O Hypercar #2 da Cadillac pilotado por Alex Lynn fica em terceiro depois de superar no final da volta o #35 da Alpine pilotado por Charles Milesi, que cria uma grande surpresa com uma excelente volta de classificação.
Na classe LMGT3, foi o Aston Martin #27 guiado por Ian James que faturou a pole, sendo uma conquista espetacular da Heart of Racing, com a marca de 2m05s587. A primeira fila é compartilhada com a Iron Dames, em mais uma grande performance de Sarah Bovy com o Lamborghini #85, separados por 0s172s.
A sessão contou com o brasileiro Nicolas Costa, que levou o #59 da McLaren para a sétima posição do grid, separado por 0s934 do pole.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.