Gabriel Bortoleto dominou a prova da Fórmula 2 neste domingo (01) em Monza. O brasileiro largou do último lugar, mas conseguiu escalar o pelotão e faturar a vitória. Guiando pela Invicta Racing apresentou um excelente ritmo do início ao final da prova.
As provas em Monza costumam ser corridas bem dinâmicas e rápidas. Bortoleto fez uma boa largada e quando os pit-stops foram iniciados, aguardou uma volta adicional em pista antes de ser chamado aos boxes, quando tinha se tornado o líder. O brasileiro teve muita sorte, pois o Safety Car pintou em pista, colaborando com a sua troca de pneus. Foi neste momento que a Invicta teve a oportunidade de fazer a parada e devolver o competidor à frente de todos os que já tinham parado.
Bortoleto superou até mesmo Richard Verschoor, no pit-lane, tendo preferência por estar na fast-line antes que o adversário. Depois da relargada o competidor fez mais duas ultrapassagens e saltou para o quarto lugar. Algumas voltas se passaram e no giro 15 o brasileiro se tornava o líder da corrida, depois de superar Kush Maini.
No início do fim de semana, quando não conseguiu concluir a classificação, parecia que Bortoleto teria duas provas bem complicadas pelo caminho, mas tanto no sábado, como no domingo, Bortoleto fez excelentes provas.
O resultado pode ser celebrado por Bortoleto, já que Isack Hadjar teve uma rodada sem pontuar em ambas as provas do fim de semana. O francês permanece com os 165 pontos conquistados na Bélgica, antes das férias da Fórmula 2. Por outro lado, Bortoleto anota 154,5 pontos. São apenas 10,5 de diferença para o líder do campeonato.
Após o encerramento da prova Sprint, a direção de prova optou por dividir a pontuação de Bortoleto com Dennis Hauger. Os pilotos cruzaram a linha de chegada juntos, com o mesmo tempo e por não ter como definir quem era o oitavo colocado com exatidão, optaram por dividir o único ponto concedido por terminar nesta posição.
Zane Maloney que dividiu o pódio com Bortoleto, obtém 135 pontos, contra 124 de Paul Aron que teve mais um fim de semana extremamente complicado na Fórmula 2.
Além de ser um dos postulantes ao título, Gabriel Bortoleto está em disputa pela vaga na Sauber. O nome do brasileiro é cotado para ocupar o assento ao lado de Nico Hülkenberg no próximo ano. Valtteri Bottas e Théo Pourchaire também são avaliados, já que a equipe ainda não tomou a decisão. Acredita-se que o contrato será de ao menos dois anos, abrangendo 2025 e 2026.
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Ainda na sexta-feira Zane Maloney conquistou a sua primeira pole na Fórmula 2 e ficou definido que ele dividiria a primeira fila com Isack Hadjar. No entanto, na largada Paul Aron fez um bom mergulho, mas o estoniano foi tocado por Josep María Martí e eu carro ficou danificado, abandonando a prova por conta do contato. O piloto da Campos Racing recebeu mais tarde uma penalidade de 10 segundos.
O Safety Car pintou na pista, mas por um breve período, pois na terceira volta os pilotos foram liberados para correr normalmente. Maloney liderava a prova e seguiu assim.
Na sétima volta o tráfego ficou intenso nos boxes, com os pilotos que usavam os pneus supermacios mergulhando para fazer as suas trocas. Gabriel Bortoleto passou a liderar o pelotão, não acompanhando o fluxo no pit-lane. Foi neste momento que um novo incidente ocorreu na pista, quando Dennis Hauger rodou na curva 1, após um contato com Ritomo Miyata.
Bortoleto que estava na pista foi aos boxes, acompanhado por Martí, Verschoor, Miyata e Villagómez. A troca da Invicta não foi perfeita, mas o brasileiro conseguiu retornar para o traçado superando os pilotos que já tinham trocado os seus pneus na volta anterior. O brasileiro superou até mesmo Verschoor, para não ter outro embate com o competidor.
Bortoleto era o líder do pelotão, depois de iniciar a corrida ocupando o 22° lugar. Com a prova sendo reestabelecida na volta 11, os pilotos retomaram as suas batalhas. O estreante Oliver Goethe liderava a corrida, acompanhado por Kush Maini. Bortoleto fez uma manobra e assumiu a quarta posição.
Neste momento os dez primeiros eram: Goethe, Maini, Correa, Bortoleto, Verschoor, Stanek, Maloney, Bearman, Antonelli e Dürksen.
Os duelos se intensificavam no meio do pelotão e a torcida era para o Safety Car não pintar na pista, pois poderia prejudicar a prova do brasileiro.
Na volta 15, Oliver Bearman colidiu com Correa na curva 1, provocando danos a asa dianteira do adversário. A prova seguiu e Bortoleto ultrapassou o companheiro de equipe para assumir a liderança, Maini ainda precisava passar pelos boxes para cumprir a parada obrigatória.
O restante da corrida Bortoleto foi muito seguro, o brasileiro apresentou um grande ritmo e não abandonou mais a ponta. Porém, atrás do seu carro, na volta 23 de 30, Martins, Bearman e Antonelli protagonizavam mais uma batalha valendo a sexta posição. No giro seguinte, os dois pilotos a Prema se tocaram roda com roda, fazendo com Bearman extravasasse os limites de pista, passando pela brita. Düksen aproveitou a chance que surgiu para ultrapassar o adversário.
Maini ficou algumas voltas atrás de Bortoleto, até que na penúltima volta foi aos boxes para trocar os pneus, deixando o companheiro de equipe livre. Bortoleto cruzou a linha de chegada com mais de 9 segundos de vantagem para Maloney. Richard Verschoor completou o pódio com o carro da Trident.
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