De algumas corridas podemos conhecer o rumo que elas vão tomar, ainda na classificação de sábado. O Grande Prêmio de Mônaco de 2006 foi uma dessas corridas. Schumacher definiu a pole, mas disse que acabou batendo de leve na Rascasse estacionando o carro da Ferrari. Após a classificação a atitude do alemão foi interpretada como um ato para prejudicar os que vinham atrás, para que ele não pudesse ser superado. Um dos pilotos prejudicados foi Fernando Alonso. A FIA considerou que Schumi não havia errado e o alemão foi punido, sendo atirado para a última posição e sem chances de arrumar uma desculpa plausível para o que havia acontecido.
Já de muitos tempos a equipe dos cavalos rampantes, era conhecida como suja. ‘’Ele simplesmente estacionou o carro na pista’’, disse Briatore à televisão ITV e complementou com ‘’Está é a maneira que a Ferrari trabalha’’. Já Schumacher se explicava “O que quer que você faça em certos momentos, seus inimigos acreditam em uma coisa e as pessoas que o apoiam acreditam em outra”, acrescentou ele. “Algumas pessoas podem não acreditar, mas infelizmente este é o mundo em que vivemos.’’
Se o alemão vencesse essa prova em Mônaco, chegaria ao número de vitórias de Ayrton Senna no Principado.
No domingo Fernando Alonso largou da pole, com Schumacher saindo dos boxes, perdendo as chances de batalhar pela vitória. O espanhol abriu uma boa diferença o alemão da Ferrari, 64 pontos contra 43 do adversário. Se existisse Predictor naquela época e alguém fosse muito sortudo prevendo o ‘’erro’’ de Schumi, poderia ter arriscado ele como que conquistaria mais posições no grid, pois terminou a prova na quinta posição.
Se Schumacher foi vaiado no sábado pela atitude, no domingo o contrário aconteceu, várias pessoas o aplaudiram pela sua façanha. Mesmo com uma Ferrari nas mãos o circuito monegasco não facilita para aqueles que estão no final do pelotão.
Na primeira posição, Alonso precisava apenas se preocupar com Kimi Raikkonen da McLaren. Os trabalhavam com a perspectiva de duas paradas nos boxes. O finlandês quando parou, colocou bastante gasolina no seu carro, para ficar 7 voltas a mais que Alonso na pista, garantindo assim a liderança da prova.
O que a McLaren não contava era com o problema que a Williams iria enfrentar no motor do carro de Mark Webber, explodindo na subida do Cassino. O Sefety Car foi ativo e os pilotos se encaminharam para a segunda parada. Raikkonen também foi para os boxes, mas teve um principio de incêndio no seu carro, impossibilitando que ele permanecesse na prova.
Com o finlandês e o australiano fora da prova, a vitória de Alonso veio sem maiores dificuldades. Juan Pablo Montoya completou a prova com um discreto segundo lugar e David Coulthard da Red Bull fechava o pódio em terceiro com o seu carro em atividade promocional ao filme do Superman que estraria em junho daquele ano. Coulthard ainda utilizou uma capa no pódio.
Era para Rubens Barrichello estar no pódio, mas o brasileiro foi punido por excesso de velocidade nos boxes, perdendo assim a posição, mas terminou a prova em quarto.