A temporada 2020 da Fórmula 1 foi bem interessante para a Renault, o time surgiu na briga pela terceira posição do campeonato de construtores, apresentou um bom crescimento na temporada e fechou com o quinto lugar. A Renault conseguiu três pódios e fechou o ano com 181 pontos.
Nas lives realizadas no Boletim do Paddock, onde estamos abordando cada equipe do grid individualmente, falamos sobre as expectativas que temos para a Alpine em 2021, ainda é uma equipe que está se aprimorando, passou por um processo de reestruturação, e neste ano conta com a presença de Fernando Alonso. No entanto, o piloto que é a esperança do time parece estar com os pés no chão para está temporada.
Vale lembrar, na última semana o espanhol sofreu um acidente de bicicleta na Suíça, passou por uma cirurgia e está em recuperação em casa. Alonso se tornou dúvida nos testes de pré-temporada, mas após a cirurgia ser bem-sucedida, a Alpine aposta que o piloto estará recuperado para a sessão.
Na última edição da Revista Oficial da Fórmula 1, onde na capa já é possível ver Fernando Alonso, o piloto falou sobre as suas expectativas para a temporada, mas vai esperar os testes no Bahrein para avaliar melhor: “Ainda não comecei a pensar nisso, acho que estamos muito cedo com os preparativos. Talvez depois do teste de inverno você possa imaginar ou sonhar com a primeira corrida e onde você pode estar no grid. No momento, eu não pensei sobre isso”, afirmou o espanhol.
LEIA MAIS: OPINIÃO – Temporada 2020 da Renault
“Realisticamente, temos que estar com os pés no chão, sabendo que mesmo que haja algumas mudanças neste ano , elas não serão dramáticas, então o desempenho não será muito diferente em relação ao ano passado.”
Por conta das mudanças pontuais do regulamento, acredita-se que pouca coisa irá mudar no grid, no entanto, algumas equipes como McLaren e Aston Martin podem ser uma incógnita no grid. A McLaren por estar com o motor da Mercedes equipando o MCL35M, a Aston Martin por contar com Sebastian Vettel que teve temporadas complicadas com a Ferrari. Como eles vão render em 2021?
“Acho que a Mercedes vai estar na frente de todos, depois vai ter a Red Bull e vai ter uma luta acirrada entre algumas equipes. A Alpine estará dentro desse grupo de equipas e será interessante ver quem se adapta melhor ao novo regulamento. Acho que vai ser muito apertado, então podemos lutar pelo sexto ou sétimo lugar do grid ou pode ser 15º facilmente. Nosso trabalho é pelo menos lutar pelos dez primeiros”, completou Alonso.
O espanhol realizou testes com a Renault, utilizando o carro de 2018, ainda ganhou a oportunidade de conhecer o carro de 2020 na sessão dedicada aos jovens pilotos em Abu Dhabi. Alonso se manteve ativo mesmo que não participando de uma temporada regular, ele chamou a atenção pelas participações na IndyCar, além de guiar no Dakar, mas o piloto admitiu que levou um pouco de tempo até conseguir velocidade novamente com um carro de Fórmula 1.
LEIA MAIS: Alpine confirma data de lançamento do A521 carro da temporada 2021
“Eu disse na época que o carro de 2020 era mais rápido, mais do que eu esperava em termos de tudo aparecer mais rápido. Tive que me adaptar aos pontos de frenagem, às velocidades nas curvas, tive que repensar um pouco ao aproximar-me de uma curva.”
“Todas essas coisas eram novas, mas tenho boa memória, as minhas duas últimas corridas foram na Indy e no Dakar. Então você chega a uma curva com um carro 4×4 e da próxima vez que você dirige você chega na Curva 1 em Barcelona em um carro de Fórmula 1… e é dia e noite!”
Alonso terá um papel fundamental na Alpine, auxiliando o time nesta nova temporada. A experiência dele deve contar muito para o campeonato, mas certamente será uma temporada bem disputada.