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F2 – Franco Colapinto ataca Paul Aron na última volta e fatura vitória na Sprint em Ímola

Com manobra ousada, se valendo do erro do adversário, Franco Colapinto busca a sua primeira vitória na Fórmula 2 em Ímola

Ímola neste sábado (18) mostrou mais uma vez que é um circuito travado e que fornece poucas brechas para ultrapassagem. No entanto, Franco Colapinto foi buscar a ponta e na última volta se valeu de um erro de Paul Aron para conquistar o primeiro lugar. O argentino fatura a sua primeira vitória na Fórmula 2 com a manobra realizada.

Os duelos se intensificaram no final da corrida, mas a dificuldade para ultrapassar era grande. Aron quase conquistou a vitória, em uma manobra que aconteceu pouco depois da largada, quando o piloto da Hitech atacou Amaury Cordeel tomando a ponta.

Poucos segundos após a largada, a corrida precisou ser neutralizada por conta de um incidente que envolveu diversos pilotos.

Quando o ritmo da corrida foi reestabelecido, os duelos começaram, mas se formou um trenzinho de DRS. Cordeel foi surpreendido no final da corrida, deixando espaço para que Zane Maloney comemorasse mais um pódio na temporada, depois de cometer um erro.

Gabriel Bortoleto teve uma excelente reação na largada, para se livrar do acidente. O brasileiro saltou para a sexta posição, mas passou o restante da prova brigando com Oliver Bearman pela quinta posição, no entanto, a ultrapassagem não foi concluída.

Após o encerramento da prova, a direção de prova vai investigar o acidente da largada. O nome de Colapinto também está na roda.

A Fórmula 2 retorna neste domingo às 5h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi a corrida Sprint da Fórmula 2 em Ímola

Neste sábado a Fórmula 2 invadiu a pista para a disputa da prova Sprint. O grid sofreu algumas alterações, como a punição aplicada para Zak O’Sullivan que perdeu cinco posições no grid por conta de uma colisão e caiu para o 20° lugar. Joshua Dürksen ficou com a nona posição para a largada, por conta da punição que gerou a perda de três lugares no grid, também por uma colisão.

Ao final da classificação, Oliver Bearman e Andrea Kimi Antonelli tiveram suas voltas deletadas no final da sessão, mas a decisão foi revertida. Com os pilotos voltando para o 2º e 4º lugar, respectivamente, Enzo Fittipaldi foi tirado do top-10 e não participou da inversão do grid.

 

Amaury Cordeel se estabeleceu como o pole da prova Sprint, dividindo a primeira fila com Franco Colapinto.

Assim que a prova foi iniciada, Paul Aron atacou Cordeel para assumir a liderança da corrida. O Safety Car não demorou para pintar no traçado, com vários pilotos se envolvendo em um acidente na primeira curva. Dürksen, Stanek, Hadjar e Fittipaldi ficaram parados na pista, com os equipamentos completamente danificados. Dennis Hauger tentou seguir aos boxes, mas como o carro também estava danificado, precisou colocar o equipamento no acostamento.

Os pilotos deixaram o carro sozinhos. Ocorreu um toque no meio do pelotão, entre Stanek e Hadjar e depois outros pilotos se envolveram na batida. Gabriel Bortoleto conseguiu se livrar da confusão e ganhou boas posições, saltando para o sexto lugar.

O Safety Car começou a comboiar o grid, por conta das peças que ficaram pelo traçado, assim como os carros que precisavam ser removidos. Os dez primeiros eram: Aron, Cordeel, Colapinto, Maloney, Bearman, Bortoleto, Barnard, Verschoor, Maini e Martí. Antonelli não foi engolido na largada e caiu para o 12° lugar.

A relargada aconteceu no início da sexta volta. Aron controlou a relargada, evitando ser atacado por Cordeel. Rapidamente o líder tinha mais de 0s8 de vantagem para o segundo colocado.

Os pilotos tiveram mais cautela neste momento que o ritmo normal da corrida era reestabelecido. Pouco tempo depois, Cordeel foi atacado por Colapinto, com o piloto da Hitech cometendo um erro e extravasando os limites de pista, o argentino não teve nenhuma dificuldade para assumir o segundo lugar.

O DRS estava ativo, mas realizar ultrapassagens em Ímola não é uma tarefa fácil. Os competidores buscavam uma aproximação, como foi o caso de Bortoleto que estava perseguindo Bearman.

Durante a 12ª volta, o duelo pelo pódio se intensificou, com Maloney atacando Cordeel pela terceira posição. Colapinto por sua vez começou a pressionar Aron pela primeira posição.

Restando 11 voltas para o final, Bortoleto estava bem mais próximo de Bearman e negociava o espaço na pista com o adversário. O mesmo acontecia no duelo pela vitória da prova Sprint.

No final do pelotão, Crawford realizou a ultrapassagem em Correa, assumindo o 15° lugar.

Restando cinco voltas para o final, os dez primeiros eram: Aron, Colapinto, Cordeel, Maloney, Bearman, Bortoleto, Barnard, Verschoor, Maini e O’Sullivan.

Aron tentava administrar a sua vantagem para o argentino.

No giro 23, Maloney atacou Cordeel, usando o traçado pelo lado de fora para concluir a ultrapassagem. Desta forma o líder do campeonato estava garantindo mais um pódio.

Na última volta o argentino se aproveitou de um erro de Aron, atacou e faturou a primeira posição. O adversário não curtiu a manobra, mas precisou se contentar com a segunda posição, seguido por Maloney. Bortoleto não conseguiu realizar a ultrapassagem em Bearman, mas faturou o sexto lugar.

Resultado da Prova Sprint da F2 em Ímola – Foto: reprodução
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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