ColunistasFórmula 1Post

F1 – Nova Sprint?

A Fórmula 1 está rumando para a quarta etapa do calendário, prova que será disputada em Ímola, na Itália. O GP da Emilia-Romagna é o primeiro da temporada 2022 que contará com o formato Sprint, apresentado no ano passado como Sprint Qualifying.

Diante de tantas mudanças para a temporada 2022, os times concordaram com a realização de apenas três Sprints, desta forma os outros dois eventos estão programados para Áustria e Brasil.

Basicamente os passos seguidos para a execução do evento é mesmo do ano passado, mas agora sendo denominado apenas como Sprint. Na sexta-feira as atividades começam com o TL1, uma sessão de uma hora, depois será disputada a classificação no formato Q1, Q2 e Q3, determinando assim o grid de largada para o sábado.

Vale para a estatística da pole, o piloto que fizer a volta mais rápida durante a classificação realizada na sexta-feira – Foto: reprodução

No dia seguinte a classificação, os times têm o TL2 disponível para realizar mais algumas voltas no circuito. A Sprint ainda é um evento que com duração de 25 a 30 minutos, sendo uma prova de 100 km, responsável por definir o grid de largada do domingo.

A grande mudança está no sistema de pontuação, pois foi necessário realizar uma modificação, tornando a prova do sábado mais atrativa para os times. No ano passado quando o sistema foi testado, apenas os três primeiros colocados recebiam pontos, agora são os oito primeiros que vão pontuar.

Confira a pontuação da Sprint

1º – recebe 8 pontos
2º – recebe 7 pontos
3º – recebe 6 pontos
4º – recebe 5 pontos
5º – recebe 4 pontos
6º – recebe 3 pontos
7º – recebe 2 pontos
8º – recebe 1 ponto

Com um grid um pouco mais competitivo, alguns times podem se arriscar na busca por pontos e brigar por uma posição melhor no grid de largada do domingo. Na verdade, é exatamente isso que a categoria espera! Com a aproximação do pelotão e uma pontuação um pouco melhor – em nome do espetáculo, é esperado que alguns times se arrisquem, promovendo disputas e realizando ultrapassagens.

Obviamente a estrela do fim de semana é a corrida do domingo, portanto ela será a responsável por contemplar os dez primeiros colocados com pontos e tem uma bonificação mais generosa. Isso não muda.

Para as estatísticas, o melhor tempo na sexta-feira, definido por uma volta rápida, será a pole-position do fim de semana e não o resultado da prova de sábado. No ano passado a categoria também tinha modificado isso, mas o pole deveria ser sempre considerado aquele que fez a volta mais rápida.

Pneus

Em um fim de semana normal, a Pirelli fornece 13 jogos de pneus, divididos em: 2 compostos duros, 3 médios e 8 macios. Para o fim de semana com a Sprint eles reduzem um jogo de composto, portanto será entregue para os times: 2 jogos de pneus duros, 4 médios e 6 macios.

Assim como nos outros finais de semana regulares, os times estão livres para escolher o composto para a largada da Sprint e corrida principal. Apenas na corrida de domingo é necessário usar dois compostos diferentes.

Vamos ver se teremos mais movimentação neste ano, principalmente por conta da proximidade dos times. Em níveis de modificações nos carros, os times serão mais cautelosos, justamente por conta dos embates que podem acontecer no sábado e antecedem a prova no domingo. O teto orçamentário também pode influenciar as disputas, mesmo com os times recebendo US$ 150 mil por evento Sprint realizado em 2022, não é interessante comprometer o equipamento comprometer algumas atualizações futuras se o orçamento for afetado. O mais importante é trazer as crianças para casa.

Escute o nosso podcast! 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo