Aconteceu nesta terça-feira (18) a primeira reunião da Comissão da Fórmula 1, a reunião foi presida pelo diretor de Motorsport da FIA, Nikolas Tombazis e pelo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Uma das novidades é introduzir uma quantidade de pit-stops obrigatórios no GP de Mônaco.
A corrida em Mônaco é histórica para a Fórmula 1, mas com os carros se tornando cada vez maiores, as corridas ficaram um tanto engessadas no Principado. A prova no circuito de rua, é baseada na estratégia e desta forma a Fórmula 1 está buscando um meio de agitar as coisas.
Durante a Comissão da Fórmula 1, foi discutida a ideia de aumentar o número de pit-stops em Mônaco, definindo o número de paradas obrigatórias para o evento.
Atualmente, uma regra que envolve o pit-stop, é utilizar ao menos dois compostos diferentes em uma corrida. Para cada prova a Pirelli disponibiliza três jogos de pneus, as equipes ficam livres para traçar as suas estratégias com base nos dados de consumo adquiridos ao longo das sessões.
Em algumas corridas, com o desgaste baixo, as equipes trabalham apenas com a parada que envolve a mudança de composto, já que isso diminui a chance de erros, já que o pit-stop é um dos momentos mais delicados da prova.
Em Mônaco por conta da configuração do traçado, a classificação, mais uma boa estratégia acaba ditando o resultado da prova. Essa também é uma prova com altas chances de entrada de Safety Car, e em um momento de neutralização da prova, as equipes costumam realizar as paradas, tentando perder o menor tempo possível.
Nas provas em que existe a chuva, a obrigatoriedade de usar dois tipos de compostos cai. Mas o que aponta o site The Race, é que existe uma proposta para forçar uma corrida com duas paradas, mesmo com chuva em Mônaco. A ideia será enviada para o Comitê Consultivo Esportivo da F1 para que eles possam discutir as ideias e ver se é possível a implementação.
O GP de Mônaco do ano passado, desencadeou o debate, já que o acidente de Sergio Pérez e Kevin Magnussen no começo da corrida, levou a prova para bandeira vermelha, permitindo que todo o grid realizasse a parada obrigatória com a corrida neutralizada. Desta forma o pit-stop que é algo que movimenta a corrida em Mônaco não foi vista.
A revisão do traçado de Mônaco já foi solicita por alguns pilotos, mas é difícil fazer esse tipo de alteração, por conta da geografia do Principado, além de novamente esbarrar no tamanho cada vez mais avantajado dos carros.
No documento fornecido pela FIA sobre a reunião, foi dito: “Com o objetivo de promover melhores corridas no Grande Prêmio de Mônaco, a comissão discutiu propostas para regulamentações específicas de Mônaco. A comissão concordou em aumentar o número de pit stops obrigatórios na Corrida. Essas propostas serão discutidas mais detalhadamente pelo Comitê Consultivo Esportivo nas próximas semanas.”
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.