ColunistasFórmula 1Post

F1 confirma três provas Sprint em 2022. Brasil receberá mais uma vez o evento

Após reunião do Conselho da Fórmula 1 foram aprovadas três provas Sprint para a temporada 2022, a FIA também confirmou um novo formato para a distribuição dos pontos durante o evento. Os circuitos de Ímola, Áustria e Brasil vão receber a prova de 100 km.

O formato da Sprint Qualifying foi introduzido na temporada passada, com o intuito de fornecer um fim de semana mais dinâmico. A corrida de 100 km precisou ser testada em três pistas (Silverstone, Monza e Interlagos), o formato agradou os organizadores do evento e agora ela vai retornar mais uma vez neste ano.

A prova curta disputada no sábado define o grid de largada para o domingo, ela tem duração de 25 a 30 minutos. No início estavam falando em cerca de seis a oito eventos ao ano, mas após conversas entre a FIA, todos as equipes e outras partes interessadas no evento, ficou definido que o melhor para este ano era lidar com apenas três eventos deste tipo.

O sistema de pontuação precisou ser reajustado para a temporada, agora os oito primeiros colocados conquistam pontos. No ano passado apenas os três primeiros colocados eram contemplados com pontos, a mudança se torna mais atrativa, principalmente para estimular algum tipo de batalha em pista.

Outra mudança está atrelada ao piloto que será reconhecido como o pole-position do evento, fica definido que aquele que estabelecer o melhor tempo na sexta-feira durante a classificação receberá este reconhecimento. No ano passado a categoria alterou isso, considerando o pole aquele piloto que tivesse vencido a prova Sprint no sábado.

LEIA MAIS: F1 tenta negociar com times provas Sprint e recua para a realização de três eventos em 2022

O formato segue o mesmo, uma classificação será realizada na sexta-feira definindo o grid da Sprint, desta forma temos uma corrida de 100 km no sábado que definirá o grid do Grande Prêmio de domingo. Agora a corrida de sábado será conhecida apenas como Sprint.

“Após uma revisão dos três eventos de Sprint que ocorreram em 2021 e o reconhecimento de todos que o formato trouxe benefícios positivos para o esporte, três eventos de Sprint foram propostos para 2022, reconhecendo isso como um número sensato diante das pressões já existentes. as equipes para esta temporada com a introdução de grandes mudanças nos regulamentos”, disse um comunicado da FIA.

“A Comissão aprovou por unanimidade os três eventos Sprint para a próxima temporada, incorporando uma série de atualizações no formato com base no feedback dos fãs, mídia e equipes.”

Confira a pontuação da Sprint

1º – recebe 8 pontos
2º – recebe 7 pontos
3º – recebe 6 pontos
4º – recebe 5 pontos
5º – recebe 4 pontos
6º – recebe 3 pontos
7º – recebe 2 pontos
8º – recebe 1 ponto

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!