ColunistasFórmula 1Post

Após episódio do GP da Bélgica de 2021, F1 revisa distribuição de pontos

Depois do GP da Bélgica de 2021 foi necessário discutir sobre o que deve ser válido como uma corrida e qual a pontuação é adequada para se aplicar neste caso. Uma reunião do Conselho da Fórmula 1 foi realizada nesta segunda-feira (14) e definiram o será válido a partir de agora na categoria.

Na Bélgica os pilotos completaram apenas duas voltas atrás do Safety Car, em decorrência da chuva forte e do clima instável que não possibilitaram uma corrida em bandeira verde. Verstappen venceu a prova, além disso, do primeiro ao décimo colocado, todos receberam metade da pontuação, pois a prova foi considerada como válida, mesmo com voltas dadas atrás do Safety Car. Para evitar um problema como este no futuro, encontraram uma forma para validar uma corrida e distribuir os pontos.

O Regulamento Esportivo foi atualizado para 2022, agora uma corrida será válida se ela tiver duas voltas completadas, mas elas precisam ser realizadas sem a intervenção do Safety Car ou Virtual Safety Car – formas que acabam neutralizando a dinâmica do que é uma corrida.

Confira a nova pontuação

Pontuação válida se o líder completar mais de duas voltas, mas menos de 25% da distância programada da corrida, apenas os cinco primeiros serão contemplados com pontos:

1º – 6 pts
2º – 4 pts
3º– 3 pts
4º – 2 pts
5º – 1 pts

Caso o líder complete mais de 25% da prova, mas menos de 50% dela, nove competidores vão receber a pontuação:

1º – 13 pontos
2º – 10 pontos
3º – 8 pontos
4º – 6 pontos
5º – 5 pontos
6º – 4 pontos
7º – 3 pontos
8º – 2 pontos
9º – 1 pontos

Se o líder completar 50% da prova, mas não atingir os 75% dela, os dez pilotos vão pontuar, mas ela não será mais quebrada como no passado:

1º – 19 pontos
2º – 14 pontos
3º – 12 pontos
4º – 9 pontos
5º– 8 pontos
6º – 6 pontos
7º – 5 pontos
8º – 3 pontos
9º – 2 pontos
10º – 1 pontos

Quando ultrapassar os 75% de uma prova, a pontuação integral será aplicada e concedida aos dez primeiros colocados. Não existirá mais aquela pontuação quebrada em meio ponto, facilitando os cálculos e a distribuição dos pontos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading