Antes da realização do GP da Austrália, ocorreram algumas discussões sobre a alteração do formato do fim de semana da Sprint Race, as mudanças devem ser confirmadas nos próximos dias, após a realização da reunião da Comissão da Fórmula 1 e do Conselho Mundial da FIA.
Como mencionado anteriormente no Boletim do Paddock, a Fórmula 1 está buscando formas para tornar o seu fim de semana mais dinâmico. A prova sprint e o formato adotado para esse fim de semana proporcionou mais entretenimento ao público e menos tempo de treino livre.
Quando a categoria anunciou seis provas Sprint em 2023, não divulgaram alterações do formato ou da pontuação, mas algumas mudanças devem acontecer para o GP do Azerbaijão.
A ideia principal atualmente é reduzir o número de treinos livres, não apenas no fim de semana da Sprint Race, mas no evento regular.
Quando a Sprint é disputada, um treino livre é realizado na sexta-feira, enquanto o segundo treino livre acontece na manhã de sábado. Porém, a atividade se torna um pouco inútil já que ela é realizada entre a classificação e a Sprint, durante o regime de parque fechado, onde as equipes estão restritas e não podem alterar as configurações, ficando extremamente limitados.
LEIA MAIS: F1 planeja segunda classificação para mudar o formato do fim de semana com Sprint
O site RacingNews365 acredita que as equipes conseguiram chegar em um acordo para que duas classificações ocorram no fim de semana que a Sprint foi disputada.
Na sexta-feira as equipes definiriam o grid de largada para a corrida, enquanto uma segunda classificação deve ser realizada na manhã de sábado, para definir o grid de largada da prova Sprint. Assim as equipes ficam mais livres para disputar posições na Sprint, não limitando o seu resultado a posição de largada da corrida principal.
A categoria remove o TL2 e como benefício tem mais movimentação na pista na corrida Sprint, acreditando que desta forma as equipes e pilotos vão se mobilizar para conseguir um bom resultado nesta prova.
Na manhã de domingo, às vésperas da realização do GP da Austrália os chefes de equipe estiveram reunidos para discutir sobre a possível alteração.
Também pensaram em um formato diferente de classificação, com o grid da corrida sprint sendo definido por uma volta lançada, mas a ideia parece que foi descartada. O melhor plano é conservar a classificação no formato Q1, Q2 e Q3, mas com sessões mais curtas, desta forma a atividade seria diferente da versão da sexta-feira.
A questão também precisa ser discutida, mas isso tem ligação com o número de jogos de pneus que são disponibilizados para as equipes em um fim de semana com Sprint e um fim de semana regular. Em um fim de semana completo, cada piloto recebe 13 jogos de pneus, enquanto na Sprint o número é reduzido para 11.