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F1 planeja segunda classificação para mudar o formato do fim de semana com Sprint

A categoria está avaliando a substituição do TL2 por uma segunda classificação, a atividade definiria o grid de largada para a corrida Sprint, enquanto a atividade de sexta-feira seria usada para definir o grid do GP

A Fórmula 1 está considerando algumas mudanças para o formato do fim de semana com a prova Sprint. A alteração pode acontecer para a prova no Azerbaijão, primeiro local que recebera o formato neste ano.

Quando a Fórmula 1 anunciou as seis provas Sprint para 2023, a categoria não comunicou nenhuma alteração, mas surgiram algumas ideais para transformar o fim de semana. O presidente e CEO da categoria, Stefano Domenicali já deixou claro que deseja que a categoria conte com finais de semana mais dinâmicos e com sessões que sejam competitivas e mais atrativas ao público.

Atualmente o fim de semana da Sprint conta com um treino livre na sexta-feira e a classificação. O sábado é iniciado com um segundo treino livre, enquanto a Sprint (uma corrida de 100 km) acontece pouco depois. O resultado da Sprint define o grid de largada para a corrida do domingo, o GP ainda é realizado como principal atividade do fim de semana.

No entanto, a categoria pode utilizar um formato revisado, transformando o segundo treino livre, em uma outra classificação: a atividade definiria o grid de largada da prova Sprint.

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“Para Baku, estamos conversando para ter uma segunda classificação no momento. Não sabemos como faremos ou se faremos”, comentou Günther Steiner, chefe de equipe da Haas.

O formato adotado pela categoria deixa o fim de semana mais dinâmico, mas é como se o TL2 fosse uma sessão perdida de treinos livres, afinal a classificação já foi realizada na sexta-feira, desta forma uma segunda classificação poderia substituir aquela uma hora de treino. O TL2 no fim de semana da Sprint também se torna uma sessão meio jogada, pois as equipes não podem fazer alterações na configuração dos carros depois da classificação.

Para o GP do Azerbaijão, Fórmula 1 pode testar novo formato no fim de semana da Sprint – Foto: reprodução Alfa Romeo

Alguns pilotos ficaram satisfeitos em realizar apenas uma sessão de treinos livres por fim de semana. No entanto, a preocupação dos chefes de equipe é se os times terão tempo para arrumar os carros, caso algum problema seja identificado na segunda classificação ou até mesmo tempo para recuperar o carro após uma batida.

“Em vez de um TL2 em um evento Sprint no sábado pela manhã, fazemos nossa classificação. Então estamos em uma situação para avaliar se o TL1 seria suficiente para obter o que queremos e seguir daí? Acho que precisamos dar passo a passo, superar esse obstáculo de como podemos fazer uma segunda classificação no fim de semana nos eventos de sprint e talvez dar o próximo passo.”

Com uma segunda classificação, poderia ser o estímulo necessário para que as equipes se emprenhassem na Sprint, não ficando tão preocupadas com uma possível perda de posição que resultaria em um início ruim na corrida do domingo.

A Fórmula 1 já aumentou o número de pontos disponíveis na Sprint para estimular os competidores e times a se arriscarem mais, mas as provas ainda contam com poucas ultrapassagens, pois sempre existe pelo caminho a corrida no domingo – prova que oferta mais pontos e é o evento principal.

A categoria tem buscado formas para valorizar o seu fim de semana, principalmente diante do público, mas também tornando mais atrativo aos organizadores do evento e as emissoras que realizam as transmissões. Segundo Domenicali, os treinos livres são apenas importantes para as equipes, mas ruins para o público, desta forma seria mais interessante se esses treinos fossem substituídos por outros formatos ou implementassem uma forma para a distribuição de pontos.

Otmar Szafenauer, chefe de equipe da Alpine considera que a redução dos números de treinos livres será um fator que vai prejudicar o desenvolvimento de jovens pilotos, afinal, esses competidores quase não tem contato com os carros antes de chegar na principal categoria do automobilismo.

“Precisamos de um bom equilíbrio. Ainda precisamos de um pouco de prática para ajustar o carro para obter o acerto. Acho que vai favorecer os pilotos mais experientes se reduzir o treino. Pode machucar alguns dos novatos. Eu entendo o que Stefano está dizendo na Comissão da Fórmula 1 de que devemos olhar para cada sessão que estamos na pista para torna-la interessante para os faz. Acho que uma ou duas sessões de treinos livres ainda seriam interessantes, mesmo que possamos fazer outras coisas”, disse Szafnauer.

O assunto será discutido e novidades devem surgir nos próximos dias. A categoria está experimentando coisas novas pois já se consolidou e quer melhorar o seu relacionamento com o público, mas em alguns momentos parece que a emoção está falando mais alto.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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