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Em grande fase, Mitch Evans crava a pole para o ePrix de Mônaco

Após vencer as duas provas em Roma, Evans busca mais uma vitória nas ruas do Principado de Mônaco. O piloto da Jaguar superou Wehrlein

Neste sábado (30) a Fórmula E disputará o ePrix de Mônaco, com as atividades concentradas em apenas um dia, os pilotos disputaram a classificação. Mitch Evans e Pascal Wehrlein conseguiram superar os adversários nas quartas de final e semifinal para brigar pela pole. O piloto da Porsche tinha um bom ritmo, mas nada se comparava ao desempenho apresentado por Evans que obteve a pole ao final da sessão.

O piloto da Jaguar está em uma grande fase e segue bem confiante para essa etapa, principalmente após conquistar duas vitórias em Roma. Estabelecer a pole em Mônaco é praticamente um passo para obter uma vitória neste circuito. É extremamente necessário se classificar bem aqui, pois por ser um traçado apertado, incidentes podem acontecer logo após a largada. A categoria elétrica é extremamente disputada, tivemos boas corridas em Mônaco, mas a pole conquistada por Evans conta muito neste sábado.

Os lideres dos treinos livres ficaram pelo caminho, Antonio Felix da Costa não conseguiu avançar para os duelos, desta forma a DS Techeetah foi representada por Jean-Eric Vergne, enquanto Nyck de Vries foi superado durante as quartas de final.

Saiba como foi a Classificação para o ePrix de Mônaco

Após o ePrix de Roma, a Fórmula E seguiu para Mônaco. Todas as atividades foram programadas para serem realizadas no sábado. O primeiro treino livre foi liderado por Nyck de Vries, da Mercedes, mas os pilotos da DS Techeetah realizaram uma atividade muito forte. No TL2 vimos Antonio Felix terminar a sessão na ponta.

Os pilotos foram separados em dois grupos para o início da atividade, com o Grupo A contendo os pilotos que estão do lado ímpar do campeonato, enquanto Grupo B é formado pelos pilotos que estão do lado par.

GRUPO A 

Quando a atividade começou, rapidamente os pilotos foram liberados rapidamente para a pista. Di Grassi liderou a atividade momentaneamente quando anotou 1m40s721, mas instantes depois os tempos entraram na casa de 1m32, enquanto Jean-Eric Vergne superou os adversários e cravou 1m31s923 para assumir a ponta. Di Grassi melhorou a sua marca para 1m31s968, ficando na segunda posição, o brasileiro estava demonstrando um ritmo bem forte. Os pilotos buscavam as quatro primeiras posições para seguir para a próxima fase da sessão. Sergio Sette Câmara era o oitavo colocado depois de cravar 1m32s291.

Os pilotos seguiram para os boxes para preparar os carros antes de uma nova saída, onde trocavam os pneus e realizavam alguns pequenos ajustes no equipamento. Restando dois minutos para o final e com apenas uma oportunidade de melhorar os tempos, os pilotos retornaram ao circuito. Por ser uma pista apertada, os pilotos foram negociando espaço com os rivais. Cassidy provocou uma bandeira amarela ao ficar parado na curva 1.

Vandoorne assumiu a liderança anotando 1m31s326, acompanhado por Wehrlein, Vergne e Di Grassi.

GRUPO B

O Grupo B foi liberado de forma mais ‘tímida’ para a pista, Askew e Turvey foram os primeiros pilotos a ocupar o circuito, mas aos poucos os outros competidores deixaram a pista mais cheia. Askew abriu a tabela de tempos registrando 1m52s267, mas Evans logo registrou 1m31s887. Com a pista em constante evolução, o Grupo B rapidamente estava andando na casa de 1m31s.

Antes de uma breve parada nos boxes, Frijns, Lotterer, Dennis e Da Costa ocupavam as quatro primeiras posições. O vencedor das duas provas em Roma, estava na quinta posição com o carro da Jaguar.

Assim como Cassidy, Dennis provocou uma bandeira amarela momentânea na curva 1, por ter passado reto. Frijns melhorou o seu tempo para 1m31s405, mas foi superado por Evans, De Vries e Lotterer, onde avançaram para a fase mata-mata. Giovinazzi superou o tempo de Turvey, ficando a frente do piloto da NIO333. Os outros pilotos agora aguardavam a resolução da classificação, para saber se largariam do lado par ou ímpar da pista.

Quartas de Final 

O primeiro duelo aconteceu entre Frijns e Vandoorne. O piloto da Envision passou primeiro pela linha de chegada anotando 1m30s451, mas na sequência o piloto da Mercedes assumir a liderança, estabelecendo 1m30s293, para eliminar Frijns.

O próximo duelo foi entre companheiros de equipe, Lotterer e Wehrlein tentavam definir quem avançaria para a próxima fase da classificação. Ao anotar 1m30s098, Wehrlein derrotou Lotterer.

Vergne e De Vries foram os próximos competidores que se enfrentaram diretamente, mas foi o piloto da DS Techeetah registrou o melhor tempo (1m30s421).

Di Grassi tentava ir mais longe com a Venturi, enquanto Evans que venceu as duas provas em Roma, buscava uma posição ainda melhor para a largada.  Estabelecendo 1m30s053, o piloto da Jaguar superou Di Grassi.

Semifinal

A próxima fase da atividade começou com um duelo entre Vandoorne e Wehrlein. O duelo era bem equilibrado, mas com o piloto da Porsche alguns segundos à frente. Wehrlein anotou 1m30s065, ganhando o direito de brigar pela pole.

Vergne e Evans se enfrentaram para definir quem teria o direito de brigar pela pole. As disputas entre eles começou bem pareia, mas depois Evans despontou ao registrar 1m30s001, contra 1m30s118 de Vergne.

Pole

Evans e Wehrlein chegaram a última fase da classificação e disputaram a pole. O piloto da Jaguar era muito rápido e cravou 1m29s839. Evans está em uma grande fase na Fórmula E, o piloto além de conquistar as duas vitórias em Roma, agora tinha a oportunidade de largar da pole em Mônaco. Em 2021 ele perdeu uma vitória em Mônaco, depois que foi ultrapassado por Da Costa na última volta da corrida, Frijns acompanhou a manobra do português ficando com a segunda posição.

Definição do grid de largada Fórmula E em Mônaco – Foto: reprodução
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Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

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