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Em corrida agitada, Verstappen supera adversários e fatura vitória no Canadá

Com corrida marcada pela chuva e ação do Safety Car, Verstappen encontra uma brecha para superar adversários e triunfar no Canadá. Norris e Russell dividem pódio com piloto da Red Bull

O GP do Canadá disputado neste domingo (09) foi uma corrida bem movimentada, a chuva acabou ajudando a agitar a prova e mexer nas estratégias. Max Verstappen faturou a 60ª vitória da carreira, mas não foi tão fácil, como em muitos dos trunfos conquistados nesta era de dominância da Red Bull. O piloto precisou ter calma para comboiar o pelotão no último Safety Car e abrir distância para os adversários, para ter a chance de cruzar a linha de chegada na dianteira.

A McLaren tentou batalhar pela vitória no que parecia ser mais uma grande chance no ano, mas no final da prova, Lando Norris precisou se concentrar no ritmo de George Russell e Lewis Hamilton. Os piltos da Mercedes contavam com pneus melhores para as últimas voltas. Norris liderou a corrida brevemente, mas por circunstâncias da prova, a vitória mudou de mãos.

George Russell participou do pódio, depois de começar a corrida ocupando a pole. No final do embate, Russell precisou travar um duelo com Lewis Hamilton para resolver qual deles subiria ao pódio com Verstappen e Norris para a celebração. Com uma manobra ousada, Russell se impôs na pista.

Ainda é necessário dizer que Russell quase perdeu um bom resultado, depois de ir muito além no duelo com Oscar Piastri. O britânico cometeu um erro, mas depois buscou o piloto da McLaren que sentiu a diferença dos pneus pesar nos últimos giros.

Hamilton precisou se contentar com o quarto lugar, seguido por Piasti. Fernando Alonso foi o sexto colocado, depois de travar um duelo com Hamilton no começo da corrida, quando a pista ainda estava crítica por conta da chuva. Lance Stroll faturou a sétima posição, seguido por Daniel Ricciardo. O resultado do australiano da Racing Bulls foi um pouco melhor, levando em consideração a batida de Yuki Tsunoda no final da prova.

Pierre Gasly e Esteban Ocon colocaram os dois carros da Alpine na zona de pontuação, aproveitando a oportunidade que foi perdida em Mônaco.

A Fórmula 1 realiza uma breve pausa antes de retornar para o GP da Espanha que está programado para ser disputado entre os duas 21 e 23 de junho.

Saiba como foi o GP do Canadá

Antes do início da prova, choveu forte no circuito Gilles Villeneuve. Enquanto os pilotos se encaminhavam para a pista para formar o grid, precisaram realizar o trajeto usando os pneus intermediários ou de chuva extrema, por conta do traçado que estava bem molhado.

Existia certa tensão de como seria a largada, pois existiam chances altas de completar algumas voltas usando os pneus de chuva.

O grid sofreu uma pequena alteração para a largada, a dupla da Sauber começou a corrida do pit-lane em decorrência das mudanças que foram realizadas em seus carros. Além da mudança no motor, a asa traseira também foi alterada.

Grid de largada do GP do Canadá – Foto: reprodução FIA

Esteban Ocon tinha uma punição para cumprir, perdendo cinco posições no grid de largada, pois bateu com o companheiro de equipe em Mônaco. No entanto, Ocon começou a corrida ocupando a 18ª posição, pois os carros da Sauber deixaram a pista.

George Russell faturou a pole no sábado, surpreendendo a todos com o desempenho encontrado pela Mercedes neste traçado. No entanto, o que foi realmente mais surpreendente foi o fato de Max Verstappen e o Russell cravarem o mesmo tempo: 1m12s000.

A dupla da Ferrari enfrentou problemas com a configuração do carro, os pilotos começaram a prova abaixo do top-10. Charles Leclerc faturou a 11ª posição, enquanto Carlos Sainz foi o 12° colocado.

A prova tinha tudo para ser bem movimentada, pois as chances de chuva aumentavam conforme a a corrida foi avançando no cronômetro. As equipes teriam que entender o momento que seria o melhor para fazer as suas trocas de pneus.

Começaram a corrida com os pneus de chuva extrema, apenas Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg, o restante do pelotão usava os pneus intermediários.

Instantes antes da largada voltou a garoar no traçado. Na pista a temperatura estava na casa dos 21 °C, com 16 °C no ambiente.

O procedimento de largada foi normal, com os carros parados como acontece em outras provas. Russell largou bem, enquanto Verstappen tentava se manter em segundo. Os pilotos fizeram um com certa tranquilidade. Hamilton ultrapassou Daniel Ricciardo, assumindo o sexto lugar, enquanto Charles Leclerc ocupava o nono lugar, assumindo o nono lugar. Yuki Tsunoda caiu para a décima primeira posição.

Sergio Pérez e Pierre Gasly tiveram um encontro na largada e o carro da Red Bull acabou sofrendo um dano.

O começo com os pneus de chuva extrema para a Haas surtiu efeito para Kevin Magnussen que avançou para a oitava posição e continuava a sua escalada, pois estava contando com mais aderência.

Leclerc já tinha extravasado os limites de pista e precisou recuar para o décimo lugar.

No segundo giro, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Magnussen, Hamilton, Ricciardo, Stroll e Hülkenberg. Na sequência Magnussen avançou para o quinto lugar, superando Fernando Alonso.

A chuva aparentava ter piorado um pouco desde o começo da prova, mas os pilotos permaneciam no embate da corrida.

No terceiro giro, Magnussen já era o quarto colocado, superando o piloto da McLaren. O alemão da Haas também estava fazendo o seu trabalho e já era o oitavo colocado com cinco voltas.

A pista começava a contar com um trilho seco, por conta da passagem dos carros. Neste momento da prova os pneus intermediários começaram a render mais.

Logan Sargeant provocou uma bandeira amarela momentânea no sétimo giro, perdendo o carro na curva 1. O piloto da Williams conseguiu retornar para o traçado sem a necessidade de provocar a entrada de um Safety Car, o norte-americano caiu para última posição.

Fernando Alonso e Lewis Hamilton começaram a duelar pela sexta posição. Mas os dois competidores cometeram erros e precisaram se acertar na pista para evitar uma punição por ganho de vantagem.

No oitavo giro, Magnussen seguiu aos boxes substituindo os seus pneus de chuva extrema pelos compostos intermediários. O piloto da Haas perdeu a chance de disputar a quarta posição, pois o seu conjunto de pneus não estava mais rendendo.

Com doze voltas, os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Norris, Piastri, Alonso, Hamilton, Ricciardo, Hülkenberg, Stroll e Leclerc. Ricciardo quebrou o trenzinho formado por Hülk para retomar o sétimo lugar.

A pista secava ainda mais, no entanto, os pilotos estavam bem cautelosos. Os competidores precisavam buscar uma parte mais úmida da pista para resfriar os compostos. Desta forma começou um duelo estratégico na pista, além da propria performance dos pilotos de poupar ou não os compostos do início da corrida. Hülk fez a sua parada na volta 14, para instalar os pneus intermediários, mas retornou no final do grid.

Daniel Ricciardo foi punido com cinco segundos por infração na largada.

Verstappen já tinha se aproximado de Russell, buscando a ultrapassagem para ocupar a primeira posição. Como o piloto da Mercedes já não tinha um ritmo muito forte, o holandês da Red Bull colocou na traseira do carro do adversário. Lando Norris também tentava reduzir a diferença de mais de 3 segundos para Verstappen.

O holandês cometeu um erro na curva 1 e extravasou os limites de pista. Com isso Russell respirou mais aliviado, pois a distância entre eles passou para 2s8. No entanto, Norris conseguiu grudar em Verstappen e começou a perseguir o piloto da Red Bull pelo segundo lugar.

O DRS foi habilitado na volta 18, com isso Norris foi beneficiado para atacar o piloto da Red Bull. Duas voltas depois Norris concluiu a ultrapassagem em Verstappen e assumiu o segundo lugar para então buscar Russell. Porém, neste momento Verstappen contaria com o auxílio do DRS.

Com mais duas voltas, Norris liderava a corrida, com ultrapassagem em Russell. O piloto da Mercedes perdeu a liderança ao cometer um erro e com isso precisou deixar Verstappen assumir o segundo lugar. Mais ao meio do pelotão, Albon ultrapassou Leclerc e depois Tsunoda para ocupar a nona posição. Os carros da Ferrari estavam com problemas e um péssimo desempenho, sem chance nenhuma de progredir na prova.

Com 24 voltas os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Russell, Piastri, Alonso, Hamilton, Ricciardo, Stroll, Albon e Tsunoda. Norris tinha mais de 6 segundos de vantagem para Verstappen. A chuva se aproximava mais uma vez do circuito, podendo atrapalhar a corrida.

No giro seguinte Sargeant perdeu o controle do carro na curva 4. O Safety Car foi acionado. Imediatamente Verstappen, Russell, Piastri, Alonso, Hamilton, Stroll, Albon, Leclerc, Sainz, Magnussen, Gasly, Pérez e Hülkenberg se lançaram aos boxes para instalar um novo jogo de pneus intermediários.

Lando Norris também realizou a sua troca de pneus, mas aconteceu na volta seguinte, pois o piloto já tinha passado da entrada dos boxes quando o carro de segurança foi ativado. O piloto da McLaren foi devolvido na terceira posição, perdendo a liderança da corrida. Ricciardo também substituiu os seus pneus neste mesmo giro, aproveitando o momento para cumprir a punição e era o décimo colocado. Infelizmente Tsunoda permanecia com os pneus da largada.

Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Ricciardo. Apenas Tsunoda, Ocon e Bottas estavam com os pneus do começo da corrida.

Durante a volta 29, Leclerc foi aos boxes para instalar os pneus duros. O piloto ficou um tempo parado, dando pinta de abandono, mas conseguiu retornar ao traçado. No entanto, a pista começava a ficar mais molhada em vários trechos.

A relargada aconteceu na volta 30. Verstappen liderava a corrida, com Russell tentando atacar o adversário. A previsão era de chuva por dois minutos e a pista voltaria a secar, a Ferrari estava tentando apostar as fichas em uma reviravolta da corrida.

O DRS foi mais uma vez desabilitado. Leclerc andava cada vez mais lento, pois não contava com nenhuma aderência. A Ferrari achava que tinha solucionado o problema no motor no carro do monegasco, mas com a aposta nos pneus duros, prejudicou completamente a corrida do monegasco.

No giro 32, Alexander Albon fez uma grande manobra superando Ricciardo e Ocon para assumir a nona posição. Com essa situação de pista, Leclerc foi forçado a parar mais uma vez, instalando então um jogo de pneus intermediários, mas o piloto estava separado por mais de 65 segundos de Hülkenberg.

Em disputa do Sainz com Bottas, o piloto da Ferrari perdeu o flap da asa dianteira.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Norris, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Albon e Ocon. Tsunoda lutava com os seus intermediários velhos na pista, sendo atacado por Stroll.

A prova tinha chegado a sua metade e os pilotos precisavam mais uma vez tentar secar o circuito, com o objetivo de a pista evoluir e se tornar mais rápida.

Na volta 40, o DRS mais uma vez foi ativado. Novamente tinha um trilho seco no traçado. Os pilotos voltavam para a mesma situação do começo da prova, após algumas voltas. No entanto, o circuito estava envolvido por nuvens escuras.

Pierre Gasly foi aos boxes na volta seguinte para instalar os pneus duros. Norris cometia um erro no mesmo ponto do traçado que Verstappen. O piloto da McLaren permanecia atrás de Russell. Com isso, Piastri estava mais colado no companheiro de equipe, enquanto Hamilton atacava o australiano da McLaren.

Na volta 43, Leclerc abandonou a corrida. Bottas e Magnussen foram aos boxes para instalar os pneus médios.

No giro seguinte, Hamilton, Ricciardo, Sainz e Pérez também foram chamados aos boxes, todos usando os pneus médios. Apenas Gasly investia nos pneus duros, mas neste momento, a melhor opção parecia ser os pneus médios, pois eles chegarem na temperatura ideal mais rápido, além de fornecer mais aderência.

Mais pilotos também recorriam aos boxes, como Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon, Albon e Hülk. Verstappen por sua vez foi aos boxes na volta 45, junto com Russell. Enquanto Norris permanecia na pista e ocupava a liderança.

Norris permanecia na pista, fazendo volta rápida atrás de volta rápida, enquanto os pilotos ainda estavam tentando colocar os pneus médios em uma boa janela de operação. Na pista, apenas Russell, Alonso, Stroll, além de Gasly, usavam os pneus duros.

A McLaren realizou a substituição dos pneus de Norris apenas na volta 48. O piloto inglês ganhou a posição de Russell. Cerca de 4 segundos separavam Norris do piloto da Red Bull.

Com 49 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Hamilton, Alonso, Tsunoda, Stroll, Ocon e Albon. Norris cometeu um erro na volta seguinte e foi superado por Russell. O piloto da Mercedes usou o DRS para contribuir com a ultrapassagem.

Na volta 51, Norris aproveitou então um erro de Russell, por ter passado na parte mais molhada do circuito, com isso o piloto da McLaren mais uma vez ocupava a segunda posição. Verstappen por sua vez, aproveitava o duelo que acontecia atrás, para abrir mais de cinco segundos para o segundo colocado.

Dois giros depois, Sergio Pérez bateu no muro e ficou com a asa traseira danificada. O piloto mexicano se arrastava até os boxes.

Na volta 54, o Safety Car pintou mais uma vez na pista. Alexander Albon e Carlos Sainz bateram. O carro do piloto da Williams ficou parado na pista, pois o carro do espanhol atingiu o piloto tailandês, depois de pegar a parte molhada da pista com os pneus de pista seca. Sainz abandonou a prova, pois com a asa traseira quebrada, não era possível fazer esse reparo no carro. De qualquer forma, foi um domingo complicado para a Ferrari.

Russell e Hamilton foram aos boxes mais uma vez, instalando então um novo jogo de pneus médios e duros, respectivamente.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Russell, Hamilton, Alonso, Stroll, Tsunoda, Ocon e Ricciardo.

O Safety Car deixou a pista mais uma vez, permitindo a relargada no giro 59. Verstappen controlou a relargada e logo conseguiu abrir mais de 1s4 para Norris, evitando um duelo com o piloto da McLaren. Piastri permanecia preso atrás do companheiro de equipe, enquanto Russell tentava obter algum benefício por contar com pneus médios mais novos.

Na volta 62, Piastri foi atacado Russell, mas o piloto da McLaren conseguiu encontrar um espaço para se defender do adversário. Duas voltas depois, Russell e Piastri se chocaram, mas o piloto da Mercedes extravasou os limites de pista e além de não ultrapassar o australiano, perdeu a posição para Hamilton.

Restando cinco voltas para o final, Hamilton superou Piastri, para participar do pódio no GP do Canadá.

Na volta seguinte, Russell também superou Piastri. Tsunoda cometeu um erro e ao extravasar os limites de pista ficou atravessado no circuito. O japonês conseguiu retornar para a pista, mas perdeu a chance de levar alguns pontos para a equipe no Canadá.


Ainda tinha briga pelo pódio, pois Russell encontrou um espaço para superar o companheiro de equipe no giro 69.

Verstappen abriu a última volta da prova na liderança, acompanhado por Norris. Russell e Hamilton foram batalhando até a linha de chegada pelo pódio, mas o dono do carro 63 conseguiu a vitória.


 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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