ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Drugovich herda pódio da prova Sprint na França, após Pourchaire receber punição

Com punição, Pourchaire assume o P7, enquanto Drugovich fecha o sábado com pódio e amplia diferença para rivais

Após o encerramento da corrida Sprint da Fórmula 2, Théo Pourchaire recebeu uma punição de cinco segundos aplicada pelos comissários. O piloto francês empurrou Marcus Armstrong para fora da pista para conquistar a terceira posição em Paul Ricard. Com a punição, Felipe Drugovich assume o terceiro lugar.

As últimas voltas da corrida Sprint em Paul Ricard foram intensas, Marcus Armstrong que tentou atacar Jehan Daruvala, mas perdeu desempenho após um toque que ocorreu entre eles; Théo Pourchaire viu a oportunidade para brigar com o piloto da Hitech GP e buscar a terceira posição, mas a manobra gerou uma punição para o piloto francês.

Pourchaire foi punido com cinco segundos de punição, além de ter um ponto anotado na superlicença, mas é o primeiro ponto de do francês na temporada 2022.

Pourchaire foi punido após o encerramento da prova Sprint, caindo então para o sétimo lugar – Foto: reprodução

“Tendo considerado o assunto extensivamente, os comissários determinaram que o carro 10 (Pourchaire) fez uma tentativa de ultrapassagem para dentro da curva 11, não conseguiu manter a linha, foi para fora e forçou o carro 2 (Armstrong) a sair da pista. O carro 10 foi o único responsável pelo incidente”, afirmou os comissários por meio do comunicado emitido ao encerramento da prova.

A punição de cinco segundos foi aplicada pelos comissários, mesmo com os 10 segundos sendo considerados, já que são uma punição mais comum neste tipo de incidente. O incidente foi avaliado pelos comissários como ‘relativamente menor’.

A disputa pelo campeonato segue acirrada, o pódio adquirido por Felipe Drugovich ajudará o brasileiro na disputa. Théo Pourchaire e Logan Sargeant também estão buscando o campeonato, duelando diretamente com o brasileiro. Com a punição Pourchaire caiu para o sétimo lugar.

Marcus Armstrong não fugiu de uma penalidade, o neozelandês teve cinco segundos acrescentados ao seu tempo final de prova, além de ter um ponto anotado na licença, pois o piloto foi considerado culpado no incidente com Jehan Daruvala na volta 19.

Jüri Vips também recebeu cinco segundos de punição por ter forçado Armstrong a sair da pista na curva 15. O piloto tentou fazer a ultrapassagem em seu companheiro de equipe na parte interna da curva 15, mas não manteve a linha e ao escapar, tocou Armstrong.

Com o resultado Vips que terminou em sexto, caiu para a 11ª posição e Armstrong de P9 foi para P13, dada a proximidade do grid. Drugovich herda o pódio, ficando com o terceiro lugar, enquanto Logan Sargeant entra nos pontos e conquista o oitavo lugar.

Enzo Fittipaldi foi considerado culpado pelos comissários na disputa com Roberto Merhi, o brasileiro perderá cinco posições no grid de largada da corrida principal. O piloto da Charouz que tinha se classificado na 14 posição, começará a prova deste domingo da décima nona posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo