AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Doohan recebe punição por toque em Bortoleto no final da Sprint em Xangai

Ao tentar realizar a ultrapassagem em Bortoleto na última volta, Doohan bateu no brasileiro. O incidente foi analisado e gerou uma punição para o piloto australiano

O incidente entre Jack Doohan e Gabriel Bortoleto na última volta da prova Sprint foi analisada pelos comissários e rendeu uma punição ao piloto australiano. O competidor recebeu 10 segundos e mais 2 pontos foram anotados na superlicença.

Doohan tentava uma ultrapassagem em Bortoleto no final da prova, quando atingiu o piloto brasileiro, fazendo o competidor ficar atravessado na pista na curva 14. Nico Hülkenberg, que estava logo atrás, danificou a sua asa dianteira em um contato com o equipamento da Alpine.

O piloto australiano, escalado como titular para temporada 2025 da Fórmula 1, está sofrendo uma grande pressão, por conta dos pilotos reservas que a Alpine tem em seu time. Franco Colapinto é cotado para assumir o assento do australiano se ele não corresponder em pista com o desempenho esperado.

Na corrida de abertura do campeonato, Doohan abandonou a prova ainda na primeira volta. O fim de semana na China também não tem sido dos mais fáceis, marcado por uma porção de erros, além do problema apresentado durante o TL1 – que gerou a necessidade da troca do motor.

Bortoleto e encaminhava para terminar a corrida na 16ª posição, mas com o toque caiu para o 18º lugar.

“Os comissários ouviram o piloto do carro 7 (Jack Doohan) e o piloto do carro 5 (Gabriel Bortoleto), representantes da equipe e revisaram dados do sistema de posicionamento, vídeo e determinaram o seguinte. Doohan tentou ultrapassar Bortoleto na parte interna da curva 12, mas travou no apex da curva e colidiu com Bortoleto”.

“Doohan sugeriu que estava no controle da ultrapassagem, mas a presença dos dois carros da Haas e a linha que eles tomaram comprometeram a sua tentativa de ultrapassagem.”

“Primeiro, como o carro tentava ultrapassar, a responsabilidade era de Doohan garantir que isso fosse feito de forma segura e conforme os regulamentos e as diretrizes. Em segundo lugar, aplicando as diretrizes de padrão de condução, Doohan não tinha o direito do apex da curva e deveria ter recuado. Aqui devido à velocidade em que ele se aproximou da curva para a ultrapassagem e o travamento e a subviragem resultaram em uma colisão, pelo qual Doohan foi predominantemente o culpado.”

 

“Portanto, impusemos a penalidade de 10 segundos com dois pontos de penalidade.”

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo