A corrida havia terminado com uma vitória de Ricardo Zonta, no entanto o piloto da Shell recebeu uma punição de 20 segundos pelo descumprimento da verificação do carro, que os comissários de prova gostariam de ter realizado antes do termino da prova.
A punição foi gerada depois da parada nos boxes de Zonta, e a caída do tanque de combustível do piloto na hora do abastecimento. A equipe ainda pensa em recorrer da decisão. Zonta que era o primeiro acabou caindo para décimo terceiro.
Com isso Daniel Serra ficou com a vitória da prova, depois de largar da quarta posição, seguido por Galid Osman e Max Wilson. Serra esperava a punição de Zonta, pois a equipe havia alertado o piloto que isso aconteceria e com isso ele havia parado de atacar Zonta.
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Com a final desta prova a classificação ficou: Daniel Serra ainda na dianteira do campeonato com 289 pontos, seguido por Thiago Camilo com 276 e Felipe Fraga em terceiro lugar com 214.
lll Saiba como foi a corrida
Cacá Bueno largou dos boxes, a tentativa da equipe era economizar o combustível e fugir de um possível acidente que poderia acontecer na largada.
Galid Osman conseguia manter a dianteira, mas Thiago Camilo havia dado um toque no companheiro de equipe na largada. Max Wilson também sustentava a terceira posição. Sérgio Jimenez com problemas já abandonava a prova, antes da conclusão da primeira volta, também por um toque ocorrido com Guilherme Sales e ele abandonada a prova.
Denis Navarro perdia um pedaço do carro, mas conseguia seguir na pista e na volta seguinte utilizava o botão de ultrapassagem para passar Valdeno Brito, que não tinha como se defender devido a punição.
Daniel Serra conseguia executar a ultrapassagem em Max Wilson e ganhar a terceira posição.
Allan Khodair conseguia a posição de Cesar Ramos na entrada da Chicane se tornando o décimo oitavo. Rubens Barrichello pouco tempo depois ganhava a posição de Felipe Fraga que era o décimo quarto.
Restava menos de meia hora para o término da sessão e os pilotos que tinham botão de push seguiam utilizando ele para abrir vantagem ou atacar os rivais. Galid que se sustentava na ponta era atacado por Thiago Camilo e Max Wilson aproveitava para usar o seu botão de ultrapassagem para tentar se aproximar dos três primeiros colocados.
Rafael Suzuki abandonada a prova e Felipe Fraga tinha um pneu furado e antecipava a sua parada nos boxes, mas logo depois abandonava a prova.
Zonta assumia a quarta posição que era de Max Wilson, mas o piloto da Eurofarma tentava recuperar a posição, atacando o piloto da Shell.
Vitor Genz atacava Antonio Pizzonia e a briga valia a nona posição. Lucas Foresti tentava passar Cesar Ramos no braço, porque era mais um que não tinha botão de ultrapassem e Cacá aproveitava para atacar o piloto da Full Time Academy.
A janela dos boxes era aberta com 22 minutos para o término da primeira sessão, mas os pilotos só se encaminhavam para os boxes na volta seguinte, Marcos Gomes era o primeiro a se dirigir para os boxes e realizar a troca dos pneus.
Zonta tentava a ultrapassagem em Daniel Serra, mas o piloto evitava o confronto indo para os boxes e realizava apenas uma parada rápida. Galid Osman, Ricardo Zonta e Max Wilson acabavam realizando as suas paradas.
Galid conseguia manter a dianteira e retornava para a pista na frente de Zonta e Daniel Serra. Thiago Camilo que havia se tornando líder da prova, também se encaminhava para os boxes e realizava um reabastecimento, retornando atrás do bolo que em breve voltariam a liderança.
Vitor Genz estava com problemas e quase atrapalhava os líderes, pois se encontrava com um pneu furado. Galid Osman era ultrapassado por Zonta e Serra, pois os dois pilotos haviam utilizados os botões de ultrapassagem e o piloto da Ipiranga Racing não conseguia segurar a posição. Thiago Camilo era o mais prejudicado, pois estava afastado deste confronto.
Na última volta da janela, Antonio Pizzonia e Rubens Barrichello acabavam parando. Beirando os 10 minutos finais da sessão a classificação era: Ricardo Zonta, Daniel Serra, Galid Osman, Thiago Camilo, Max Wilson, Diego Nunes, Antonio Pizzonia, Átila Abreu, Rubens Barrichello e Denis Navarro.
Marcos Gomes conseguia a décima posição ao ultrapassar Denis Navarro. Gomes começava a sua caçada em Barrichello para conseguir conquistar mais uma posição. A bandeira amarela era acionada e o Safety Car entrava na pista, pois uma pessoa havia invadido a pista.
Os carros acabavam se aproximando com a entrada do carro de segurança e a distância que Zonta havia conseguido era reduzida. Alguns pilotos acabaram usando os botões de ultrapassagem, acreditando que haveria a relargada.
Daniel Serra usava o botão de ultrapassagem para atacar o piloto da Shell. Pouco tempo depois Zonta era chamado para os boxes, pois os comissários de prova queriam verificar o tanque de combustível do carro. A equipe tentava negociar para evitar que o seu piloto entrasse nos boxes, pois com isso ele perderia a primeira posição.
Max Wilson conseguia ultrapassar Thiago Camilo e ganhava a quarta posição.
Átila Abreu já pensava na segunda corrida e realizava mais uma parada para trocar os pneus.
Zonta permanecia na pista e descumpria a ordem de verificação, a equipe preferia levar a decisão para o tribunal e tentar garantir a vitória. Daniel Serra cruzava a linha de chegada em segundo, seguido por Galid Osman que estava em terceiro. Max Wilson ainda tentava atacar o piloto da Ipiranga até a linha de chegada.
A comissão de prova acrescentava 20 segundos de penalização ao tempo de Ricardo Zonta e com isso o piloto perdia a primeira colocação e caia para a décima terceira posição.
https://twitter.com/maxwilson/status/922181796929863682
O pódio era formado, portanto por Daniel Serra, Galid Osman e Max Wilson.
Confira o resultado final da primeira corrida, via Stock Car:
1. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – 34 voltas em 41min14s188
2. 28 Galid Osman (Ipiranga Racing) – a 3s994
3. 65 Max Wilson (RCM Motorsport) – a 4s320
4. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 7s918
5. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 8s444
6. 70 Diego Nunes (Hero Motorsport) – a 9s354
7. 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 9s461
8. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 12s363
9. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 13s051
10. 5 Denis Navarro (Cimed Racing Team) – a 15s053
11. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) – a 15s578
12. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 16s320
13. 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 19s035
14. 12 Lucas Foresti (Full Time Academy) – a 26s074
15. 44 Betinho Valério (Hero Motorsport) – a 1min20s117
16. 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 1 volta
17. 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 1 volta
18. 0 Cacá Bueno (Cimed Racing) – a 1 volta
19. 31 Marcio Campos (Blau Motorsport) – a 1 volta
20. 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1 volta
21. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 2 voltas
22. 25 Tuka Rocha (RCM Motorsport) – a 2 voltas
23. 9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) – a 3 voltas
24. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 8 voltas
25. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 8 voltas
26. 3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) – a 20 voltas
27. 40 Felipe Fraga (Cimed Racing Team) – a 20 voltas
28. 8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) – a 22 voltas
29. 73 Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car) – a 31 voltas
30. 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) –
P2 na primeira corrida, primeiro pódio do ano!!! #GD28 #IpirangaRacing
— Galid Osman (@Galid_Osman) October 22, 2017
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Capa: Daniel Serra – Fernanda Freixosa/Vicar