ColunistasFórmula 1

Classificação EUA – Hamilton conquista mais uma pole, mas vai dividir a primeira fila com Sebastian Vettel

Mais uma vez o inglês marcava a pole, quebrando o recorde da pista e chegando a marca de 72ª pole na carreira, confirmando a boa performance. Desta vez Vettel não teve nenhum problema no carro e conseguiu se aproximar do inglês, sendo separado do rival por apenas 0s239. O curioso é que Hamilton poderia ter melhorado a sua volta, mas acabou tirando o pé no segundo setor e se manteve com 1:33:108 da primeira tentativa de volta.

Bottas vai ocupar o terceiro lugar com 1:33:568, na segunda fila para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, seguido por Daniel Ricciardo. Max Verstappen que renovou o seu contrato com a Red Bull até 2020, vai cumpri uma punição de perda de 15 lugares no grid, pela troca do MGU-H e a instalação de um novo motor a combustão.

Outros pilotos que também vão cumprir com a perda de posições, são: Stoffel Vandoorne que perde 5, Nico Hulkenberg, 20 e Brendo Hartley, estreante na Toro Rosso, já começa com 25 posições pelas trocas que a equipe necessitou realizar no seu carro. Portanto Vandoorne vai largar da décima sétima posição, seguido por Max Verstappen, Nico Hulkenberg e Brandon Hartley.

Felipe Massa acabou sendo retirado por Sergio Pérez dos 10 primeiros colocados. O brasileiro disse que sentiu um problema no seu motor na conclusão da sua volta, o que impediu de conseguir uma velocidade maior e consequentemente um tempo melhor, ficando assim com a décima primeira colocação. Stroll que não conseguiu avançar para o Q2, também reclamou do motor da Williams.

Lembramos que o título pode ser decidido ainda nesta corrida, caso Hamilton termine em primeiro e Sebastian Vettel fique atrás do sexto colocado. Vamos torcer para a disputa pelo campeonato não ser finalizado nesta corrida.

A largada vai acontecer às 17 horas pelo horário de Brasília. A transmissão desta corrida vai ser destinada ao Sportv, pois a Rede Globo estará transmitindo jogos do campeonato brasileiro.

lll Saiba como foi a Classificação

lll Q1

Kvyat era o primeiro a se dirigir para a pista, assim que as luzes verdes eram acionadas e ele utilizava os pneus ultramacios. A dupla da Sauber foi logo em seguida e aos poucos os pilotos começavam a deixar os boxes das suas equipes.

O russo da Toro Rosso era o primeiro a ter o tempo cronometrado e marcava 1:37:865. A Dupla da Ferrari e da Mercedes utilizavam os pneus supermacios. Pascal Wehrlein marcava 1:37:682 e Ericsson era o terceiro com 1:38:608. Hartley também registrava o primeiro tempo e tinha 1:38:129, se tornando o terceiro colocado.

Ocon assumia a ponta com 1:35:849, mas pouco tempo depois era a vez de Bottas se estabelecer na ponta com 1:35:309. Raikkonen era o quarto com 1:36:314, seguido por Sebastian Vettel com 1:36:365. Hamilton era empurrado para sétimo conforme outros pilotos registravam as suas voltas pois tinha 1:36:425. Sainz conseguia se encaixar entre os carros da Ferrari com 1:36:355 e Ricciardo subia para terceiro com 1:35:991. Vandoorne se tornava o oitavo com 1:37:184, Stroll vinha em nono com 1:37:600.

Mais voltas rápidas eram aferidas e Hamilton voltava a assumir a ponta com 1:34:822, poucos segundos depois de Verstappen marcar 1:34:899. Verstappen era o quarto com 1:35:420 e Massa voltava a surpreender aparecendo em quinto com 1:35:603. Raikkonen também melhorava o seu tempo para 1:35:649 e Alonso era o sétimo com 1:35:712.

https://twitter.com/F1/status/921846976584601600

Magnussen era investigado por fechar Pérez na curva 13. E o lance entre Stroll que estava lento na pista e quase provocou uma batida com Grosjean também era avaliada pela direção de prova.

https://twitter.com/F1/status/921847610834653184

Os mais rápidos já recolhiam para os boxes, mas com menos de 3 minutos para o termino da sessão, os pilotos da Haas que estavam quase no final da tabela, voltavam para uma tentativa de passar para o Q2.

Os que estavam atrás dos 10 primeiros colocados, também tentavam mais uma volta rápida. Grosjean de décimo sétimo, subia para décimo quarto com 1:36:835. Hartley entrava na bolha com 1:36:889. Kvyat era o décimo primeiro com 1:36:073 e Vandoorne subia para décimo segundo com 1:36:286. Stroll informava um problema com o motor e não conseguia passar para a fase seguinte da classificação.

lll Eliminados

16) Marcus Ericsson 1:36:842

17) Lance Stroll 1:36:868

18) Brendon Hartley 1:36:889

19) Pascal Wehrlein 1:37:179

20) Kevin Magnussen 1:37:394

https://twitter.com/F1/status/921849253412163589

lll Q2

https://twitter.com/F1/status/921850185143250944

Hamilton era o primeiro a deixar os boxes da equipe, seguido por Valtteri Bottas, já utilizando os pneus ultramacios. Desta vez os pilotos demoraram um pouco mais para ocupar a pista.

A dupla da Mercedes foi a primeira a aferir os tempos e Hamilton liderava a ponta com 1:33:560, seguido por Bottas com 1:33:793. Kvyat era o terceiro com 1:36:417.

https://twitter.com/F1/status/921851327956881409

Ricciardo vinha para tomar o terceiro lugar com 1:34:495 e Verstappen passava em quarto com 1:34:716, seguido por Ocon com 1:35:216.

Vettel encaixava a Ferrari atrás dos carros da Mercedes com 1:34:389 e Kimi Raikkonen era o quinto com 1:34:543. Sainz era o nono com 1:35:396 e Felipe Massa aparecia com o décimo tempo com 1:35:401.

Hulkenberg não participaria do Q2, pois a Renault havia instalado algumas peças no seu carro para testes, por isso ele não estava tendo o mesmo rendimento de Carlos Sainz.

Fernando Alonso era o décimo primeiro e era chamado para uma verificação na pista, restavam menos de cinco minutos para o término da sessão. Os pilotos acabavam recolhendo para os boxes, na tentativa de instalar novos jogos de ultramacios, para conseguir melhorar os seus tempos. Apenas os carros da Red Bull permaneciam nos boxes nesta fase final.

https://twitter.com/F1/status/921852166775730176

Kvyat melhorava o tempo, mas não a sua posição e permanecia em décimo segundo, assim como Grosjean. Alonso de décimo primeiro, subia para sétimo com 1:35:046 e Ocon era o oitavo com 1:35:155.

Restavam alguns pilotos completarem voltas e Pérez marcava 1:34:789 com o sétimo lugar e acabava retirando Felipe Massa que era o décimo colocado, Sainz também dava uma ótima volta com 1:34:899. Hamilton melhorava a volta para 1:33:437.

lll Eliminados

11) Felipe Massa 1:35:155

12) Daniil Kvyat 1:35:529

13) Stoffel Vandoorne 1:35:641

14) Romain Grosjean 1:35:870

15) Nico Hulkenberg – Não completou volta

lll Q3

https://twitter.com/F1/status/921856082598875136

Ocon era seguido por Hamilton e Bottas para a conclusão da classificação. O piloto da Force India era o primeiro a registrar tempo com 1:34:743, mas logo em seguida Hamilton marcava 1:33:108, seguido por Bottas com 1:33:568. Ricciardo registrava 1:34:130, mas era empurrado por Verstappen com 1:33:868.

Vettel era o terceiro com 1:33:867, mas Raikkonen conseguia superar o companheiro de equipe com 1:33:852.

Alonso era o oitavo colocado com 1:35:126, com Pérez em nono (1:35:167), com Sainz em décimo.

Os pilotos se dirigiam para os boxes, para trocar os pneus e realizar mais uma volta rápida e a busca era para bater o tempo de Lewis Hamilton.

https://twitter.com/F1/status/921857774270722049

Sainz que ainda não tinha volta registrava, aproveitava a pista livre para a sua primeira tentativa.

Ocon era o sétimo com 1:34:647 e Sainz conseguia o oitavo tempo com 1:34:852, seguido por Alonso com 1:35:007.

Vettel conseguia o segundo tempo com 1:33:347, ficando a 0s239 atrás do inglês da Mercedes. Bottas se manteve em terceiro, com Ricciardo em quarto com o tempo de 1:33:577 e Raikkonen era o quinto com 1:33:577. Verstappen que vai cumprir a perda de posições no grid por enquanto ficava com o sexto lugar.

https://twitter.com/F1/status/921859801021329408

https://twitter.com/F1/status/921863573990789120

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo