ColunistasStock Car

Depois de punição para Zonta, Daniel Serra vence primeira corrida em Tarumã

A corrida havia terminado com uma vitória de Ricardo Zonta, no entanto o piloto da Shell recebeu uma punição de 20 segundos pelo descumprimento da verificação do carro, que os comissários de prova gostariam de ter realizado antes do termino da prova.

A punição foi gerada depois da parada nos boxes de Zonta, e a caída do tanque de combustível do piloto na hora do abastecimento. A equipe ainda pensa em recorrer da decisão. Zonta que era o primeiro acabou caindo para décimo terceiro.

Com isso Daniel Serra ficou com a vitória da prova, depois de largar da quarta posição, seguido por Galid Osman e Max Wilson. Serra esperava a punição de Zonta, pois a equipe havia alertado o piloto que isso aconteceria e com isso ele havia parado de atacar Zonta.

boletimdopaddock.com.br/galid-osman-e-pole-camilo-em-segundo-garante-a-primeira-fila-para-a-ipiranga-racing/11842

Com a final desta prova a classificação ficou: Daniel Serra ainda na dianteira do campeonato com 289 pontos, seguido por Thiago Camilo com 276 e Felipe Fraga em terceiro lugar com 214.

lll Saiba como foi a corrida

Cacá Bueno largou dos boxes, a tentativa da equipe era economizar o combustível e fugir de um possível acidente que poderia acontecer na largada.

Galid Osman conseguia manter a dianteira, mas Thiago Camilo havia dado um toque no companheiro de equipe na largada. Max Wilson também sustentava a terceira posição. Sérgio Jimenez com problemas já abandonava a prova, antes da conclusão da primeira volta, também por um toque ocorrido com Guilherme Sales e ele abandonada a prova.

Denis Navarro perdia um pedaço do carro, mas conseguia seguir na pista e na volta seguinte utilizava o botão de ultrapassagem para passar Valdeno Brito, que não tinha como se defender devido a punição.

Daniel Serra conseguia executar a ultrapassagem em Max Wilson e ganhar a terceira posição.

Allan Khodair conseguia a posição de Cesar Ramos na entrada da Chicane se tornando o décimo oitavo. Rubens Barrichello pouco tempo depois ganhava a posição de Felipe Fraga que era o décimo quarto.

Restava menos de meia hora para o término da sessão e os pilotos que tinham botão de push seguiam utilizando ele para abrir vantagem ou atacar os rivais. Galid que se sustentava na ponta era atacado por Thiago Camilo e Max Wilson aproveitava para usar o seu botão de ultrapassagem para tentar se aproximar dos três primeiros colocados.

Rafael Suzuki abandonada a prova e Felipe Fraga tinha um pneu furado e antecipava a sua parada nos boxes, mas logo depois abandonava a prova.

Zonta assumia a quarta posição que era de Max Wilson, mas o piloto da Eurofarma tentava recuperar a posição, atacando o piloto da Shell.

Vitor Genz atacava Antonio Pizzonia e a briga valia a nona posição. Lucas Foresti tentava passar Cesar Ramos no braço, porque era mais um que não tinha botão de ultrapassem e Cacá aproveitava para atacar o piloto da Full Time Academy.

A janela dos boxes era aberta com 22 minutos para o término da primeira sessão, mas os pilotos só se encaminhavam para os boxes na volta seguinte, Marcos Gomes era o primeiro a se dirigir para os boxes e realizar a troca dos pneus.

Zonta tentava a ultrapassagem em Daniel Serra, mas o piloto evitava o confronto indo para os boxes e realizava apenas uma parada rápida. Galid Osman, Ricardo Zonta e Max Wilson acabavam realizando as suas paradas.

Galid conseguia manter a dianteira e retornava para a pista na frente de Zonta e Daniel Serra. Thiago Camilo que havia se tornando líder da prova, também se encaminhava para os boxes e realizava um reabastecimento, retornando atrás do bolo que em breve voltariam a liderança.

Vitor Genz estava com problemas e quase atrapalhava os líderes, pois se encontrava com um pneu furado. Galid Osman era ultrapassado por Zonta e Serra, pois os dois pilotos haviam utilizados os botões de ultrapassagem e o piloto da Ipiranga Racing não conseguia segurar a posição. Thiago Camilo era o mais prejudicado, pois estava afastado deste confronto.

Na última volta da janela, Antonio Pizzonia e Rubens Barrichello acabavam parando. Beirando os 10 minutos finais da sessão a classificação era: Ricardo Zonta, Daniel Serra, Galid Osman, Thiago Camilo, Max Wilson, Diego Nunes, Antonio Pizzonia, Átila Abreu, Rubens Barrichello e Denis Navarro.

Marcos Gomes conseguia a décima posição ao ultrapassar Denis Navarro. Gomes começava a sua caçada em Barrichello para conseguir conquistar mais uma posição. A bandeira amarela era acionada e o Safety Car entrava na pista, pois uma pessoa havia invadido a pista.

Os carros acabavam se aproximando com a entrada do carro de segurança e a distância que Zonta havia conseguido era reduzida. Alguns pilotos acabaram usando os botões de ultrapassagem, acreditando que haveria a relargada.

Daniel Serra usava o botão de ultrapassagem para atacar o piloto da Shell. Pouco tempo depois Zonta era chamado para os boxes, pois os comissários de prova queriam verificar o tanque de combustível do carro. A equipe tentava negociar para evitar que o seu piloto entrasse nos boxes, pois com isso ele perderia a primeira posição.

Max Wilson conseguia ultrapassar Thiago Camilo e ganhava a quarta posição.

Átila Abreu já pensava na segunda corrida e realizava mais uma parada para trocar os pneus.

Zonta permanecia na pista e descumpria a ordem de verificação, a equipe preferia levar a decisão para o tribunal e tentar garantir a vitória. Daniel Serra cruzava a linha de chegada em segundo, seguido por Galid Osman que estava em terceiro. Max Wilson ainda tentava atacar o piloto da Ipiranga até a linha de chegada.

A comissão de prova acrescentava 20 segundos de penalização ao tempo de Ricardo Zonta e com isso o piloto perdia a primeira colocação e caia para a décima terceira posição.

https://twitter.com/maxwilson/status/922181796929863682

 

O pódio era formado, portanto por Daniel Serra, Galid Osman e Max Wilson.

Confira o resultado final da primeira corrida, via Stock Car:

1.   29   Daniel Serra   (Eurofarma RC)   – 34 voltas em 41min14s188 
2.   28   Galid Osman   (Ipiranga Racing) – a 3s994
3.   65   Max Wilson   (RCM Motorsport) – a 4s320
4.   21   Thiago Camilo   (Ipiranga Racing) – a 7s918
5.   1   Antonio Pizzonia   (Prati-Donaduzzi Racing) – a 8s444
6.   70   Diego Nunes   (Hero Motorsport) – a 9s354
7.   80   Marcos Gomes   (Cimed Racing) – a 9s461
8.   4   Julio Campos   (Prati-Donaduzzi Racing) – a 12s363
9.   111   Rubens Barrichello   (Full Time Sports) – a 13s051
10.   5   Denis Navarro   (Cimed Racing Team) – a 15s053
11.   110   Felipe Lapenna   (Cavaleiro Sports) – a 15s578
12.   77   Valdeno Brito   (Eisenbahn Racing Team) – a 16s320
13.   10   Ricardo Zonta   (Shell Racing) – a 19s035
14.   12   Lucas Foresti   (Full Time Academy) – a 26s074
15.   44   Betinho Valério   (Hero Motorsport) – a 1min20s117
16.   90   Ricardo Mauricio   (Eurofarma RC) – a 1 volta
17.   18   Allam Khodair   (Full Time Sports) – a 1 volta
18.   0   Cacá Bueno   (Cimed Racing) – a 1 volta
19.   31   Marcio Campos   (Blau Motorsport) – a 1 volta
20.   51   Átila Abreu   (Shell Racing) – a 1 volta
21.   30   Cesar Ramos   (Blau Motorsport) – a 2 voltas
22.   25   Tuka Rocha   (RCM Motorsport) – a 2 voltas
23.   9   Guga Lima   (Bardahl Hot Car) – a 3 voltas
24.   83   Gabriel Casagrande   (Vogel Motorsport) – a 8 voltas
25.   46   Vitor Genz   (Eisenbahn Racing Team) – a 8 voltas
26.   3   Bia Figueiredo   (Full Time Academy) – a 20 voltas
27.   40   Felipe Fraga   (Cimed Racing Team) – a 20 voltas
28.   8   Rafael Suzuki   (Cavaleiro Sports) – a 22 voltas
29.   73   Sergio Jimenez   (Bardahl Hot Car) – a 31 voltas
30.   117   Guilherme Salas   (Vogel Motorsport)   –

Fonte: @Stock_Car

boletimdopaddock.com.br/mauricio-supera-fraga-e-vence-a-segunda-corrida-em-taruma/11882

Capa: Daniel Serra – Fernanda Freixosa/Vicar

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading