DeLorean DMC-12 das pistas para a telona – Dia 274 de 365 dias dos mais importantes da historia do automobilismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×
DeLorean DMC-12 Fonte: Flatout.com.br

Em 19 de fevereiro de 1982 era decretada a falência da DMC montadora do DeLorean, mesmo após produzir 8536 unidades do modelo DMC-12, o grande problema foi que o CEO, John DeLorean acabou respondendo um processo por tráfico internacional de cocaína, está aventura que ele se submeteu era para tentar salvar a empresa usando o dinheiro obtido para pagar a dívida, pois a DCM já estava em maus lençóis já que os EUA estava enfrentando uma crise que vinha desde o começo dos anos 80.

Quando o filme ”De volta para o Futuro” foi lançado em 1985, já não havia mais a fabricação do carro, mas isso não impediu do DeLorean ser considerado um ícone e o filme ter se tonado um clássico da ficção cientifica.

Mesmo com a procura de muitos fãs, demorou muito tempo até que alguém se interessasse em comprar os direitos da DeLorean Motor Company para retomar a fabricação dos carros. Em 1995 o inglês, mecânico Stephen Wynne que já trabalhava com a restauração do carro a 10 anos decidiu comprar os direitos intelectuais da DeLorean e tentar reviver a produção do carro.

A força de vontade de Wynne não era bem a única coisa com que ele poderia contar, pois mesmo que não tivesse o intuito de ser uma grande montadora, a lei nos Estados Unidos para a fabricação automotiva vale até mesmo para as star ups ou seja lidar com as mesmas burocracias legais e impostos, que são determinados para todos e isso acaba impedindo o desenvolvimento desses ”pequenos produtores”.

John DeLorean e a sua criação DMC-12 Fonte: Flatout.com.br

John DeLorean ainda tentou conseguir novos investimentos para as novas empresas que acabou criando ao longo dos anos, mas com a falta de confiança e fé dos investidores depois do escândalo com as drogas que acabou vivendo, não teve mais o apoio necessário para se reerguer. John em 1999 declarou falência pessoal e em 2005 acabou falecendo depois de complicações em decorrência de um derrame.

lll DeLorean no cinema

Como já citado a cima no texto o DeLorean virou um ícone do cinema no filme ”De Volta para o Futuro”, mas poucas pessoas sabem que o motivo maior foi para tirar sarro do carro do que para realmente enaltecê-lo, Bob Gale roteirista do filme sabia que a velocidade de 88 milhas por hora – ou cerca de 141 km/h não poderia ser atingida pelo DCM-12. A combinação do seu motor de 130 cv, com o chassi de aço fazia o carro ultrapassar os 10 segundos para atingir os 100km/h, portanto o filme acabou sendo uma crítica ao carro, mas isso não impediu das pessoas acharem ela uma máquina depois de aparecer nos cinemas com a ”capacidade” de viajar no tempo.

“De Volta Para o Futuro” (Back to the Future, 1985) DeLorean DMC-12 ao lado de Marty McFly e “Doc” Emmett Brown Fonte: Flatout.com.br

Jogador N°1 que tem o seu lançamento previsto para 29 de março promete reviver a memória do DeLorean nas telonas, por fazer parte de uma grande lembrança dos anos 80 e a trama construída por Ernest Cline beber desta fonte tão fica que foi está época.

Está aventura tem como cenário o ano de 2044, onde o planeta está completamente devastado e essas pessoas enfrentam uma grande crise mundial tendo que lidar com a falta de recursos naturais e com a escassez de serviços básico, em contra partida as pessoas podem ”fugir” para um mundo melhor dentro do OSASIS, uma plataforma virtual que permite ir à escola e conhecer outros planetas, ter realmente uma vida melhor, mas que também está aliada ao quanto na sua vida real você tem para aplicar. A plataforma ainda é gratuita para todos, não cobra nenhum tipo de assinatura para ser acessada, mas contem melhorias que são adquiridas por meio de compras.

James Halliday gênio e desenvolvedor do OSASIS, após falecer acaba tornando a sua plataforma algo muito cobiçado, já que deixa um testamento e algumas pistas para que a pessoa que for capaz de desvendar a sua caça ao tesouro se torne dono da sua empresa, já que o empresário não tinha nenhum herdeiro. Em decorrência deste evento conhecemos Wade que passa a aprender tudo sobre a vida de Halliday e tentar explorar este mundo atrás dos ovos que foram espalhados pelo o OSASI e uma grande corporação que pretende vencer o enigma para tornar a plataforma algo pago por meio de assinaturas.

O livro é sensacional, mas ter a oportunidade de ver toda aquela história recriada e ganhando vida em uma tela de cinema é muito excitante. Além do DeLorean vamos rever outras grandes lendas dos anos 80 na telona.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.