ColunistasDestaquesFórmula EPost

Da Costa abre pré-temporada da Fórmula E em Jarama na liderança

A primeira sessão de testes aconteceu nessa terça-feira com Antonio Felix da Costa iniciando os trabalhos com a Porsche na ponta

Nesta terça-feira (05) a Fórmula E invadiu a pista de Jarama, na Espanha, para a realização dos testes de pré-temporada. A categoria precisou mudar de circuito, pois inicialmente a sessão estava programada para acontecer em Valência, mas por conta das fortes chuvas que atingiram a região na última semana, a sessão foi remanejada de lugar.

Usando a partir deste ano o Gen3 EVO, Antonio Felix da Costa registrou o melhor tempo deste primeiro dia de contato com a pista, cravando a marca de 1m29s220 com o equipamento da Porsche, quando faltava cerca de uma hora para o término. Ficando à frente de Jeke Dennis da Andretti por 0s186, enquanto Maximilian Günther representava a DS Penske na terceira posição.

Edoardo Mortara, da Mahindra foi o quarto colocado, completando 33 voltas. Acompanhado por Stoffel Vandoorne que obteve o quinto lugar com a Maserati. Entre os dez primeiros colocados, Jean-Éric Vergne, da DS Penske foi o piloto que mais completou voltas no circuito, obtendo 41 com a DS Penske.

O circuito usado pela categoria, elétrica, já sediou nove corridas da Fórmula 1, entre 1968 e 1981, mas atualmente é mais usado pela MotoGP.

A atividade deste primeiro dia contou apenas com uma sessão a tarde. A Nissan e a Jaguar perderam o treino como punição por exceder o teto de gastos estipulado para a categoria, além de pagarem uma multa à FIA. Portanto, apenas 9 das 11 equipes inscritas para disputar a 11ª temporada da Fórmula E estiveram presentes na pista nesta abertura dos testes.

O teste seguiu sem problemas, com as equipes conseguindo aproveitar o máximo de pista livre. Taylor Barnard da McLaren, liderou parte da sessão, ficando com o tempo de 1m30s230, a pista tinha potencial para evoluir e ocorreu o esperado.

Os times estavam tinham o foco principal em avaliar a energia, por conta da evolução dos carros. Precisando verificar os ciclos de trabalho do sistema de armazenamento de energia recarregável (RESS).

Sebastian Buemi, recebeu um alerta no cockpit da Envision ao sair do pit-lane, mas o problema não durou muito. Já Robin Frinjs, sofreu com diversos problemas técnicos e completou apenas oito voltas, já que a equipe lutou para encontrar uma solução.

A Lola que marca o seu retorno ao certame do automobilismo internacional, teve um início promissor em sua parceria com a Yamaha e a Abt. Lucas di Grassi terminou em 10º, enquanto o estreante na Fórmula E, Zane Maloney, alcançou a 16ª posição.

O brasileiro e provavelmente único representante do país nesta temporada, completou 30 voltas com o seu carro. Após a sessão, Lucas destacou que o carro ainda precisa de ajustes: “Temos que continuar evoluindo, especialmente na parte de software. Sabemos que não será fácil, mas estou confiante de que teremos uma temporada de muita evolução”, comentou.

A Kiko Race Co, que assumiu a ex-ERT, apresentou na pré-temporada o companheiro de equipe de Dan Ticktum para a coleta de dados, desta forma David Beckmann foi escalado. Em seus primeiros testes, os pilotos ficaram com a 15ª e a 17ª posições, respectivamente. O anúncio da formação definitiva para a temporada será confirmado nas próximas semanas.

Dados do primeiro teste de pré-temporada da Fórmula E em Valência – Foto: reprodução

Os testes de pré-temporada são bem importantes na Fórmula E, pois é uma chance dos pilotos se familiarizarem com os carros, além de verificar a segurança dos equipamentos e avaliar as novas tecnologias implementadas para o campeonato.

São estabelecidos cronogramas para realizar a coleta de dados e eles precisam ser seguidos rigorosamente, desta forma, não enfrentar problemas é o melhor para conseguir todos os dados necessários. Os times tentam trabalhar alguns ajustes e otimizar os processos, podendo ser possível testar outras situações, que nem sempre acontecem em um fim de semana da categoria.

Os tempos ou estar no topo da tabela não é o mais importante, mas sim a quilometragem e o tempo que os competidores permaneceram em pista.

Os testes em Jarama seguem até sexta-feira, dia 8, com atividades de pista e mídia, além do teste voltado para mulheres, programado para acontecer no último dia.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo