A Fórmula E está planejando algumas novidades para o início da era Gen3, porém, a ideia de trabalhar com o pit-stop na próxima temporada, deve ficar fora dos planos imediatos da categoria.
O The Race publicou uma matéria nesta sexta-feira explicando um pouco da situação. As equipes estão realizando os seus testes para a avaliação e preparação do equipamento do próximo ano. Mas o sistema de carregamento rápido que foi testado, ainda não está pronto.
A categoria estuda fazer alguns testes de pit-stop ao longo da temporada, em algumas corridas específicas, mas a Porsche questionou este procedimento, esperando um formato esportivo mais consistente para o próximo ano.
“Sobre se o carregamento rápido fará ou não parte dos regulamentos, isso é para outras pessoas responderem, não eu. Mas em geral, quero deixar um posicionamento claro. É um campeonato profissional. É um campeonato mundial da FIA e claramente não espero mudanças no formato esportivo ao longo da temporada. Isso significa que o desejo é claro e a expectativa é de ter um regulamento esportivo consistente ao longo da temporada”, afirma Florian Modlinger, da Porsche.
A categoria elétrica tem por objetivo manter o seu nível de competitividade e pensou na possibilidade de resgatar o pit-stop, diferente do que era realizado no início da Fórmula E, onde os pilotos precisavam trocar de carro. Os carros são mais potentes e contam com uma autonomia maior na bateria, o carregamento rápido seria uma alternativa para fornecer mais dinâmica para a prova, além de ser alvo de fácil reconhecimento para o público.
Para a próxima temporada a Fórmula E apostava no pit-stop como uma parte central da prova, mas estão enfrentando um problema relacionado as células das baterias e o RESS (Sistema de Armazenamento de Recarga de Energia), que geram um efeito onde não será possível trabalhar com o pit-stop inicialmente.
A Williams Advanced Engineering está trabalhando com as especificações das baterias e a infraestrutura para o carregamento rápido. Embora nos testes de bancada recente, possam ter encontrado soluções para o problema com o RESS, mas os atrasos para os testes de desenvolvimento provocam também os atrasos para que o sistema seja implementado em 2023.
O The Race ainda informa que as homologações do Gen3 estavam programadas para acontecer em outubro, mas foram adiadas para as primeiras semanas de novembro.
Pensando na possibilidade de avaliar o carregamento rápido com a temporada sendo disputada, acredita-se que a categoria escolheria algumas provas para avaliar esse sistema, mas para isso os fabricantes precisam ser flexíveis. Testes assim podem influenciar em uma definição de campeonato e provavelmente os testes não são uma alternativa muito popular com o campeonato em andamento.
Os times contam agora com pouco tempo para finalizar as avaliações em seus testes privados, depois eles vão para Valência realizar a pré-temporada e os últimos ajustes antes do início do campeonato de 2022/23.
A categoria ainda está verificando os pneus do próximo ano, para chegar no composto ideal para a composição.