ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Com grande ‘recorte’ na pintura Alpine apresenta o A524

A Alpine revelou o livery que será usado na temporada 2024, com um grande recorte e fibra de carbono exposta

Nesta quarta-feira (07) foi a vez da Alpine realizar a apresentação do seu carro. O A524 será guiado por Esteban Ocon e Pierre Gasly, o time optou por manter a dupla de pilotos para 2024.

A pintura divulgada que acompanhará o time ao longo da temporada sofreu uma grande alteração quando comparado com o carro do ano passado, boa parte da pintura sofreu recortes, com o carro ficando com mais partes com a fibra de carbono exposta. Uma pena, pois o azul e o rosa da BWT aparecem no equipamento apenas como um detalhe.

A pintura para 2024 foi definina após colaboração com o artista contemporâneo Felipe Pantone, que apresentou uma variação do livery com a combinação do preto e azul e preto e rosa.

O time francês escolheu realizar a sua apresentação aproveitando o momento para revelar o carro do WEC, assim como quando apresentaram o projeto para a competição.

“É um grande momento para a Alpine Motorsport se unir e apresentar oficialmente seus programas para a temporada de 2024. É certamente um momento único ter o carro de Fórmula 1 A524 e o A424 Hypercar junto com todos os pilotos na mesma sala enquanto ambos os projetos se preparam para o que será, sem dúvida, um ano agitado e intenso de 2024″, comentou Bruno Famin, chefe de equipe da Alpine.

“Ver os dois carros reais aqui hoje é uma prova de todo o trabalho árduo realizado nos bastidores de nossas fábricas por nossos milhares de funcionários talentosos no Reino Unido e na França.”

“A abordagem do A524 tem sido agressiva, mas deliberada no fato de estarmos criando um escopo mais amplo para adicionar desempenho ao carro”, explicou Matt Harman, diretor técnico da Alpine. “Nós realmente nos concentramos em aprender e reagir ao que aprendemos.”

“O projeto foi ousado onde focamos na concretização de conceitos que pretendemos agregar ao carro. Construímos para nós mesmos uma plataforma sólida para agregar desempenho sempre que possível e estabelecemos metas para alcançá-las.”

Em 2023 a Alpine terminou o campeonato ocupando a sexta posição, somando apenas 120 pontos. O time teve uma temporada um tanto decepcionante, o que levou a diversas mudanças que aconteceram com o campeonato em andamento.

Os resultados obtidos na temporada 2022 iludiram o time, o que levou Laurent Rossi ex-CEO da Alpine realizar uma cobrança para obter resultados. Ao longo da temporada 2024 a Alpine faturou dois pódios, cada um deles conquistados pela sua dupla de pilotos – Esteban Ocon e Pierre Gasly. Foram justamente os pódios que ajudaram a Alpine a obter uma pontuação um pouco melhor e não ser incomodada pela Williams ou AlphaTauri.

No entanto, a equipe francesa não tinha fôlego para brigar com Aston Martin ou McLaren nesta temporada, como tinha acontecido em 2022. Com a conquista do primeiro pódio da Alpine até acreditava-se que a equipe terminaria o campeonato à frente da McLaren, mas o time inglês implementou uma série de mudanças no carro que contribuiu para que conquistassem mais pontos e pódios, mudando completamente o cenário da disputa.

LEIA MAIS: Grupo de investidores com participação do ator Ryan Reynolds adquire 24% das ações da Alpine

Com o campeonato em andamento, um Grupo de Investidores com participação do ator Ryan Raynolds adquiriu 24% das ações da Alpine, ampliando o investimento do time.

A equipe passou por diversas alterações que começaram ainda em julho com Rossi sendo substituído por Philippe Krief que se tornou o novo CEO. Antes do final do mês, com o GP da Bélgica marcando o encerramento da primeira metade do campeonato, o time sinalizou a saída do chefe de equipe, Otmar Szafenauer.

O romeno ocupava o posto desde 2022, quando o novo regulamento de carros foi introduzido. No entanto, a saída de Szafenauer foi acompanhada por mais modificações internas. Alan Permane o então diretor esportivo deixava o time de Enstone.

Para completar a seara de alterações Pat Fry seguiu para a Williams, enquanto David Brivio confirmou a sua saída da equipe em dezembro. Bruno Famin assumiu o cargo de chefe de equipe, sendo algo provisório pois a equipe estava buscando um substituto, mas até o momento não existe uma nova notícia de alterações.

Novos astros optaram por investir na equipe, mesmo diante de toda essa salada de acontecimentos.

A verdade é que nos últimos anos a Alpine tentou se tornar uma equipe forte, buscou realizar diversas modificações internas, mas nenhum delas surtiu um efeito imediato ou conseguiram atingir aquele precioso plano de ser uma equipe mais competitiva em 100 corridas. O objetivo de 2023 era ao menos terminar a temporada ocupando a quarta posição, mas a equipe deixou muito a desejar.

LEIA MAIS: Alpine anuncia a entrada de novos astros ao grupo de investidores inicial

Depois do golpe sofrido por Fernando Alonso e Oscar Piastri, a equipe tem tentado encontrar meios de comprovar que esse também não foi um golpe que afetará a Alpine por algumas temporadas.

Sendo a única fornecedora de motores no grid que não tem nenhum cliente, ficou cada vez mais difícil obter dados que seriam valiosos para o desenvolvimento do seu carro. Com outra equipe trabalhando com o seu motor, surgem ideias para melhorar até mesmo o design do carro, traçar outras soluções.

A Alpine busca um resultado melhor para 2024 ao menos para agitar a disputa do pelotão intermediário. Infelizmente no ano passado a equipe brigava apenas para tentar estar entre os dez primeiros e conseguir alguns pontos, se arrastando em várias etapas.

Antes do início da pré-temporada a Alpine exibe o A524 em um shakedown, a atividade será realizada no dia 20 de fevereiro.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo