ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Classificação Bélgica – Com volta das férias, Ferrari marca domínio com Charlec Leclerc cravando a pole

A Ferrari dominou os treinos livres e se consagrou na classificação, com Charles Leclerc que obteve a terceira pole da carreira hoje (31), após anotar 1:42:519. O monegasco conseguiu melhorar o tempo que já era bom em seu segundo giro rápido. Sebastian Vettel superou Lewis Hamilton para ficar com o segundo lugar, anotando 1:43:267.

Desta forma, Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, separado por 0s763 do líder. Valtteri Bottas fechou na quarta posição, acompanhado por Max Verstappen com a Red Bull, que enfrentou problemas de perda de potência do motor, no começo da prova. Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram o sexto e sétimo, respectivamente com o carro da Renault.

Kimi Raikkonen com a Alfa Romeo, defendeu o time na oitava posição, após o motor de Antonio Giovinazzi abrir o bico. Sergio Pérez, um dia após o anúncio de renovação do contrato com a Racing Point até 2022, ficou em nono, com Kevin Magnussen completando o top-10.

O grid vai sofrer alterações, foram seis pilotos punidos por troca de peças no motor: Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg, Daniil Kvyat, Carlos Sainz, Alexander Abon e Lance Stroll. Mas lembramos que o motor de Antonio Giovinazzi e Robert Kubica, acabaram quebrando, e como o sistema de parque fechado tem início após a classificação, os pilotos devem ser punidos por conta das alterações.

A Fórmula 1 retorna amanhã às 10h10, para a realização do GP da Bélgica.

lll Saiba como foi a Classificação

lll Q1

Na pista a temperatura estava na casa dos 41°C, com 28° no ambiente.

Assim que a pista foi liberada George Rusell deixou os boxes utilizando os pneus macios, acompanhado pelo companheiro Robert Kubica da Williams.

Aos poucos outros pilotos foram deixando os boxes e Lewis Hamilton se preparava para a sessão classificatória, a Mercedes conseguiu arrumar o carro para a sessão que não teve o chassi danificado.

Robert Kubica provocou uma bandeira vermelha, quando o motor da Williams acabou estourando na curva 18 e labaredas de fogo saíram pelo escapamento. Imediatamente a sessão foi interrompida, ninguém havia registrado nenhum tempo.

Quando a sessão foi retomada às 10h15 pelo horário de Brasília, os pilotos tinham 12m59s para realizar as primeiras voltas rápidas. Rapidamente uma fila se formou no pit-lane e o circuito ficou bem movimentado.

Max Verstappen foi o primeiro a ter volta aberta, mas por conta da falta de potência anotou 1:51:843. Na Mercedes a situação era diferente, Bottas tinha 1:45:141, acompanhado por Hamilton com 1:45:260. A Ferrari foi para a primeira posição com Leclerc ao cravar 1:43:587, separado de Vettel com 0s522.

Após fecharem as primeiras voltas, as posições eram: Leclerc, Vettel, Bottas, Hamilton, Albon, Ricciardo, Giovinazzi, Grosjean, Pérez e Magnussen.

Na zona de corte era possível ver Sainz, acompanhado por Kvyat, Russell, Verstappen e Kubica, os dois últimos sem nenhum tempo aferido.

Restando dois minutos para o término, Verstappen havia retornado para a pista e logo depois ao fechar a sua volta, registrou 1:44:622, subindo para a quarta posição.

O motor de Antonio Giovinazzi também estourou e com isso mais uma bandeira vermelha foi estabelecida no circuito. Como restavam apenas 43 segundos a atividade do Q1 foi encerrada. O italiano era o oitavo colocado, mas não poderia dar seguimento a classificação.

Desta forma Carlos Sainz não conseguiu dar mais uma volta no circuito e acabou eliminado. O piloto da McLaren estava na lista de pilotos punidos por conta de troca de peças no final de semana.

lll Eliminados

16) Pierre Gasly 1:46:435

17) Carlos Sainz 1:46:507

18) Daniil Kvyat 1:46:518

19) George Russell 1:47:578

20) Robert Kubica – Sem tempo

lll Q2

Após o carro do italiano ser removido da pista, a segunda fase da sessão teve início e assim os pilotos começaram a aquecer os seus compostos. Raikkonen abriu a tabela com 1:44:140, seguido por Kevin Magnussen que tinha 1:45:149, mas que era rapidamente superado.

Charles Leclerc voltou para a ponta com 1:43:376, acompanhado por Vettel com 1:43:506. Lewis Hamilton foi para a terceira posição, com Bottas empurrado para o quarto lugar, separado por 0s604 do líder.

Após a primeira volta concluída, as posições eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, Verstappen, Raikkonen, Ricciardo, Pérez, Stroll e Magnussen.

Na zona de eliminação estavam: Hulkenberg, Grosjean, Norris, Albon e Giovinazzi. O tailandês da Red Bull não voltaria novamente para a pista, em função da punição que vai cumprir neste domingo.

Com pouco mais de dois minutos para o final, os pilotos retornaram para a pista, todos utilizando os pneus macios, como no início do Q2.

Daniel Ricciardo subiu para a quinta posição, seguido por Verstappen e Raikkonen. Com a pista limpa, Leclerc melhorou a sua volta para 1:42:938, assim como Vettel com 1:43:037.

lll Eliminados

11) Romain Grosjean 1:44:797

12) Lando Norris 1:44:847

13) Lance Stroll 1:45:047

14) Alexander Albon 1:45:799

15) Antonio Giovinazzi – Sem tempo

lll Q3

Mais uma vez a pista foi liberada e Kimi Raikkonen aproveitou para pegar o trecho limpo para aquecer os pneus. Hulkenberg havia atrapalhado Bottas, assim como o finlandês bloqueou a passagem de Hamilton.

Riccarido liderava a sessão com 1:44:257, seguido por Pérez com 1:44:902. Enquanto isso a dupla da Ferrari e Mercedes fecham as suas voltas. Leclerc passava para a liderança com 1:42:644. Lewis Hamilton conseguia a segunda posição com 1:43:282, separado do monegasco por 0s638.

Sebastian Vettel havia se posicionado a frente de Bottas com 1:43:476, contra 1:43:578 do finlandês. As posições eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Pérez, Raikkonen, Magnussen e Hulkenberg.

Os pilotos fizeram uma passagem rápida nos boxes para instalar novos pneus macios e tentar mais uma volta rápida. Leclerc conseguia melhorar o tempo para 1:42:519, mas Vettel acabava por conquistar a segunda posição com 1:43:267, o alemão travou as rodas em sua última volta rápida.

Leclerc por sua vez conquistava mais uma pole na carreira.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo