ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Classificação Barcelona – Pole de Bottas mostra que pré-temporada estilo Rocky Balboa esta dando resultado

Valtteri Bottas confirmou a boa fase hoje (11) em Barcelona. O finlandês anotou 1:15:406, quebrando o recorde na pista em sua nona pole. Foi o único a andar na casa de 1:15. Hamilton ficou separado do companheiro de equipe, por 0s634.

Bottas treinando:

Mesmo com o motor trocado e novas atualizações a Ferrari ficou com a terceira posição, defendida por Sebastian Vettel, ao anotar 1:16:272, muito distante do líder da sessão. Charles Leclerc acabou danificando o assoalho do carro no Q2 e ficou retido em parte do Q3, por conta disso teve que lutar por uma melhor posição, com apenas um jogo de pneus e amanhã larga da quinta posição.

Max Verstappen aproveitou para ficar com o quarto lugar e Pierre Gasly tratou de se posicionar a frente da dupla da Haas, com a sexta posição. Portanto Roman Grosjean e Kevin Magnussen são o sétimo e oitavo respectivamente. Daniil Kvyat, nono, seguido por Daniel Ricciardo, mas o australiano amanhã cumpre punição pela batida com o russo na corrida anterior, desta forma fica com a décima terceira posição e Lando Norris larga de décimo.

A largada para a corrida de Barcelona ocorre às 10h, pelo horário de Brasília.

lll Saiba como foi a Classificação em Barcelona

No início da classificação, a temperatura na pista era 29°C e no ambiente estava na casa de 20°C, muito parecido com o que foi visto durante o TL3.

 

Robert Kubica foi o primeiro a deixar os boxes, utilizando os compostos macios e os favoritos para esta primeira parte da sessão.

O polonês da Williams inaugurou a tabela de tempos, ao anotar 1:21:860, mas logo depois Lance Stroll anotava 1:19:113.

Em regime de bandeira amarela, por conta de Hulkenberg que travou os pneus e bateu na curva 7, Sebastian Vettel fechava o seu primeiro tempo com 1:18:068. Leclerc superava o alemão com 1:17:835. Enquanto isso o alemão da Renault seguia na pista, retornando para os boxes, com a asa dianteira embaixo do carro. Após a chegada dele nos boxes, a pista voltou a sua atividade normal.

 

 

Daniel Ricciardo representava a Renault, mas era facilmente superado, por tinha o tempo de 1:18:550.

Restando oito minutos para o término da sessão, Bottas assumia a ponta com 1:17:175, após superar Verstappen por 0s069. Lewis Hamilton ocupava a terceira posição com 1:17:423. Leclerc e Vettel eram vistos em posição de terceira força. Gasly estava distante do companheiro de equipe, mas era mais um carro da Red Bull, entre os dez, ocupando a sexta posição, mas Kvyat e Albon estavam próximos do francês.

Antes de retornar aos boxes, Leclerc conseguia melhorar para 1:17:388, superando Hamilton para ficar com a terceira posição. Na zona de corte tínhamos Giovinazzi, Raikkonen, Russell, Kubica e Hulkenberg.

Com cerca de dois minutos para o término da sessão, aqueles que lutavam para passar para o Q2, retornaram para mais uma volta. Hulkenberg conseguia subir para a décima quinta posição e entrava em volta de recuperação de baterias, para uma última tentativa com o mesmo jogo de pneus.

Com o cronometro zerado, Lando Norris subia para a sexta posição. Raikkonen se tornava o décimo terceiro, se livrando da zona de corte e era seguido por Pérez, como o único piloto da Racing Point para defender a equipe. Ricciardo passou no limite, com a décima quinta posição.

Desta forma não conseguindo avançar para a próxima parte da sessão, os eliminados foram:

16) Nico Hulkenberg 1:18:404

17) Lance Stroll 1:18:471

18) Antonio Giovinazzi 1:18:664

19) George Russell 1:19:072

20) Robert Kubica 1:20:254

 

lll Q2

 

Com a pista liberada, as Mercedes lideravam a fila de saída dos boxes. Todos utilizando os pneus macios, até por conta da pista que estava mais fria e por todos os problemas que acarretaram quando os médios foram utilizados no TL3.

Hamilton liderava a tabela de tempos com 1:16:038, com Bottas em segundo ao anotar 1:16:269. Sebastian Vettel era o terceiro com 1:16:667. Charles Leclerc cometeu um erro na sua volta e caiu para a quinta posição, após ser superado por Verstappen que tinha 1:16:726.

 

Ao fecharem os seus primeiros giros, a zona de corte tinha: Albon, Pérez, Norris, Kvyat e Raikkonen. A Red Bull voltava a superar a dupla da Haas, pois Grosjean estava em sexto com Magnussen em oitavo.

Restando dois minutos para o término da sessão, os pilotos retornaram para a pista, no entanto Vettel e Verstappen se preservavam nos boxes.

 

Com o cronometro zerado Bottas passou para a ponta com 1:15:924. Daniel Ricciardo conseguia se garantir na décima posição, após Leclerc subir para a quarta posição. No entanto os dois carros da McLaren não conseguiram avançar para o Q3, Carlos Sainz cometeu um erro e extravasou os limites de pista, retornando com os compostos do lado esquerdo sujos.

Daniel Ricciardo mesmo avançando para a última parte da sessão, tem uma punição para cumprir, por conta da batida com Daniil Kvyat em Baku.

lll Eliminados

11) Lando Norris 1:17:338

12) Alexander Abon 1:17:445

13) Carlos Sainz 1:17:599

14) Kimi Raikkonen 1:17:788

15) Sergio Pérez 1:17:886

 

lll Q3

 

Rumo a disputa pela pole, Hamilton e Bottas deixavam os boxes, juntos com Kvyat e Vettel. Aos poucos outros pilotos partiam para a sua primeira tentativa.

O inglês balançava muito no seu giro e conseguia 1:16:040, mas Bottas conseguia anotar 1:15:406. Sebastian Vettel fechava em terceiro com 1:16:272.

 

Verstappen conseguia o quarto lugar com 1:16:357, seguido por Gasly. Grosjean era o sexto com Magnussen colado no companheiro de equipe. Ricciardo,

nono. Charles Leclerc ficava parado nos boxes, para verificação e concertos no assoalho, desta forma o monegasco foi para a pista, restando apenas cinco minutos para o término do Q3 e era o quinto colocado.

 

 

Com 2 minutos, os pilotos retornavam mais uma vez para a pista, todos com jogos de pneus novos. No entanto Leclerc permanecia com o mesmo composto da primeira tentativa.

Valtteri Bottas penaceu com a pole, seguido por Hamilton e Vettel. Nenhum deles melhorou a sua volta. Ricciardo amanhã larga da décima terceira posição, para cumprir a sua punição.

 

 

 

.

BPCast § 31 | Preview GP da Espanha, aquele em Barcelona

Preview GP da Espanha que fica na Catalunha e que pode ser o definidor do campeonato, ou não

TL1 Barcelona – Valtteri Bottas bate dupla da Ferrari em sessão equilibrada

TL2 Barcelona – Bottas confirma ótima fase, liderando dobradinha para a Mercedes

TL3 Barcelona – Lewis Hamilton amplia distância para Ferrari de Leclerc com 0s5

 [powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo