Nesta sexta-feira (14) em Barcelona, a dupla da Mercedes abriu a tabela de tempos na liderança, Valtteri Bottas ficou com a liderança, após anotar 1m16s785 de pneus macios, acompanhado por Lewis Hamilton com 1m16s824.
Max Verstappen assumiu a terceira posição nos últimos 20 minutos de atividade, mas o piloto estava separado por 0s939 do líder. A dupla da Ferrari que figurou abaixo dos dez primeiros, conseguiu ocupar melhores posições após abandonar a utilização dos compostos duros, desta forma Charles Leclerc ocupar a quarta posição, com Sebastian Vettel em quinto.
A Haas foi a surpresa, Romain Grosjean fechou em sexto, enquanto Kevin Magnussen era o nono, interessante ver o time entre os dez, já que ultimamente eles estão disputando espaço com a Williams e Alfa Romeo nas últimas posições, mas só as próximas sessões vão mostrar a real situação na pista.
Sergio Pérez retornou para o fim de semana em Barcelona, o piloto não participou das duas etapas em Silverstone quando foi diagnosticado com o Covid-19. O mexicano foi visto na sétima posição, acompanhado por Alexander Albon que obteve 1:18.606, após ocupar a décima oitava posição. Lance Stroll completou fechou na décima posição com o segundo carro da Racing Point.
Nos últimos minutos quando as equipes passaram a realizar as voltas em modo de simulação de corrida, os pilotos passaram a reclamar da duração dos pneus, principalmente dos compostos macios que foram bem utilizados na sessão, durante a busca por voltas rápidas.
Saiba como foi o Primeiro Treino Livre em Barcelona
Na pista a temperatura estava na casa dos 35°C, com 28°C no ambiente.
A Williams confirmou Roy Nissany que disputa a Fórmula 2, para realizar testes na primeira atividade do dia, substituindo George Russell.
It’s a big day for @RoyNissany 👀
— Formula 1 (@F1) August 14, 2020
The F2 driver is making his FP1 debut this morning 👏 #SpanishGP 🇪🇸 @WilliamsRacing pic.twitter.com/5XVhWkxtVX
E assim que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes para a realização da volta de instalação. Sebastian Vettel foi o primeiro a abrir a tabela de tempos, o alemão anotou 1:24.910, acompanhado por Charles Leclerc que anotou 1:36.645. No carro do alemão, assim como no do monegasco era possível ver as grades de aferição aerodinâmica localizadas na traseira do SF1000.
👀 @Charles_Leclerc sporting some aero rakes as we start FP1#SpanishGP 🇪🇸 #F1 pic.twitter.com/qrvYSsJmXb
— Formula 1 (@F1) August 14, 2020
Vale lembrar que Sebastian Vettel recebeu um novo chassi para Barcelona, após a equipe verificar que ele estava danificado.
Restando dez minutos para a conclusão da primeira meia hora, foi a vez de Verstappen anotar 1:19.574, para ocupar a primeira posição, o piloto utilizava os pneus duros, enquanto Carlos Sainz assumiu a segunda posição com os médios, anotando 1:20.038 e Latifi tinha 1:21.075 com os compostos vermelhos.
A Mercedes liberou Valtteri Bottas primeiro e rapidamente o finlandês assumiu a primeira posição com 1:18.575, com os pneus médios instalados. Sergio Pérez que foi liberado para as atividades de Barcelona, após ficar afastado por dois GPs, assumiu a quinta posição com 1:19.921, utilizando os compostos macios.
Com a conclusão da primeira meia hora de atividades, as posições dos dez primeiros eram: Bottas, Ricciardo, Pérez, Grosjean, Verstappen, Sainz, Ocon, Raikkonen, Stroll e Gasly.
Após sete voltas com os pneus duros, Hamilton anotou 1:18.516, Pérez melhorou a marca e passou a ser o terceiro colocado com 1:18.674, acompanhado por Verstappen e Stroll. Não havia uma preferência para a utilização dos pneus até aquele momento.
Daniil Kvyat retornou com os pneus macios e foi buscar novas voltas rápidas, desta forma o russo assumiu a sexta posição com 1:19.160.
Grosjean e Magnussen foram liberados com os macios e era possível ver o francês em terceiro com 1:18.573, enquanto o dinamarquês tinha 1:18.690, empurrando o russo da AlphaTauri para oitavo.
As Mercedes também abandonaram a utilização dos pneus duros, para instalar os macios e desta forma Bottas e Hamilton passaram a disputar a liderança da sessão. O finlandês anotou 1:16.785, enquanto o inglês tinha 1:16.824.
Entrando na última meia hora, os dez primeiros eram: Bottas, Hamilton, Leclerc, Vettel, Grosjean, Pérez, Magnussen, Stroll, Sainz e Ocon. Nissany que ocupava a vigésima posição com a Williams, acabou rodando ao perder a traseira.
Novas voltas rápidas começaram a ocorrer no circuito e desta forma os pilotos estavam dando mais atenção aos pneus macios e médios.
Alexander Albon era apenas o décimo oitavo colocado, enquanto Verstappen que ocupava a décima quarta posição, passou a assumir o terceiro lugar com 1:17.724.
Os últimos minutos foram dedicados para a simulação de corrida, com os temos de volta mais altos. Os pilotos passaram a reclamar dos pneus macios, por conta da durabilidade.
Mercedes are almost a second ahead after first practice#SpanishGP 🇪🇸 #F1 pic.twitter.com/sCnFsRZw8g
— Formula 1 (@F1) August 14, 2020