A Fórmula 1 confirmou neste domingo (07) que terá duas fornecedoras de Safety Car neste ano, a categoria anunciou a parceria com a Aston Martin e a renovação com a Mercedes-AMG. As montadoras vão alternar o fornecimento dos veículos a cada corrida em 2021, sendo está a primeira vez em 25 anos que diferentes fabricantes vão fornecer os seus veículos para a Fórmula 1.
A Mercedes é a fornecedora exclusiva do safety car e medical car, mas após a entrada da Aston Martin na Fórmula 1 como equipe, a marca britânica aproveitou para revelar os modelos que servirão como apoio para as etapas.
O modelo da Aston Martin para o safety car é da sua edição de luxo “Vantage”, que contará com um motor V8 4.0 biturbo com 528cv, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 3s5. Ele foi equipado com uma asa traseira para gerar mais pressão aerodinâmica e ajudar o veículo a ficar grudado nas curvas.
O medical car da Aston Martin, é o “DBX’, um modelo SUV com motor V8 4.0 biturbo, mas que tem um pouco mais de potência que o safety car, contando com 541cv. Ele será equipado com os extintores, desfibrilador e kit de primeiros socorros, para um pré-atendimento na pista.
Os carros apresentam o “2021 Aston Martin Racing Green’’ ou o verde britânico, com detalhes em verde limão, comemorando o retorno da Fórmula 1 a categoria. A Aston Martin faz a sua estreia no GP do Bahrein, enquanto os carros da Mercedes entram em pista no GP da Itália.
A Mercedes vai oferecer o Mercedes-AMG GT R, com motor V8 4.0 biturbo, com potência máxima de 585 cv, chegando de 0 a 100km/h em apenas 3,6 segundos. Como carro médico a Mercedes fornece o Mercedes-AMG C 63 S.
A montadora alemã ganhou uma nova pintura para 2021, os carros vão ganhar as pistas com o vermelho brilhante estampando a sua carenagem, aumentando a sua visibilidade ao mesmo tempo que reforça a parceria com a CrowdStrike, uma empresa de tecnologia de segurança cibernética.
Bernd Mayländer segue como o piloto do safety car, enquanto Alan van der Merwe será o piloto do medical car.
Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Estamos muito satisfeitos em anunciar nossa nova parceria com a Aston Martin e a Mercedes-AMG que fornecerá os oficiais safety car e medical car para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA. Aston Martin e Mercedes-AMG são marcas automotivas icônicas e temos orgulho de seu lugar em nosso incrível esporte. Os carros de segurança são uma parte extremamente importante da Fórmula 1 e estão sempre lá para manter nossos pilotos seguros. Na temporada passada, testemunhamos a velocidade heroica e a dedicação exigidas pelos profissionais que resgatam Romain Grosjean de seu acidente dramático, e os carros Aston Martin e Mercedes-AMG estão perfeitamente equipado para responder a qualquer momento para garantir a segurança dos pilotos.”
LEIA MAIS: O acidente de Romain Grosjean e as suas consequências no automobilismo
Michael Masi, Diretor de Corrida de Fórmula 1 disse: “Temos o prazer de dar as boas-vindas à Aston Martin como fornecedora da FIA e Fórmula 1 para fornecer os carros de segurança, e dividir o papel junto com nossos parceiros de longa data na Mercedes-AMG que estão conosco desde 1996. Os carros de segurança e médicos são uma parte essencial da gestão de um mundo de Fórmula 1 da FIA e garantir eventos seguros e bem-sucedido, eles são uma ferramenta vital para mim como diretor de corrida e minha equipe para utilizar a fim de manter todos seguros e voltar a correr de maneira mais eficiente possível após um incidente. Esses carros precisam ser rápidos em todas as condições e levar uma grande quantidade de tecnologia de ponta a bordo, e olhando para o Vantage e DBX, a Aston Martin fez um trabalho impressionante ao preparar os carros para a ação. Acho que os fãs vão adorar as novas adições em eventos selecionados este ano.”