ColunistasDestaquesFórmula EPost

Após vitória na Cidade do Cabo, Antonio Félix da Costa comenta expectativas e preparação para o e-Prix de São Paulo

Antonio Félix acaba de vencer a prova na África do Sul e depois de ter conquistado bons resultados em provas que estrearam no calendário, Antonio Félix da Costa está empolgado com a corrida no Brasil

O campeão da temporada 2019/20, Antonio Felix da Costa acaba de conquistar a sua primeira vitória com a Porsche na Fórmula E durante o e-Prix da Cidade do Cabo. O piloto português está otimista para o restante da temporada, principalmente pela equipe que defende ser o time que lidera atualmente o Campeonato.

Da Costa foi pressionado pela mídia por resultado, após ganhar o título com a DS Techeetah o piloto completou duas temporadas na oitava posição do Campeonato, combinadas com apenas duas vitórias. O português estava sem vencer desde o segundo e-Prix de Nova Iorque disputado no ano passado.

Guiando pela Porsche atualmente, o piloto que é companheiro de Pascal Wehrlein conquistou um pódio no e-Prix de Hyderabad e uma vitória na Cidade do Cabo. O piloto português perseguiu essa vitória, pois sabia que ela precisava ser dele.

LEIA MAIS: Da Costa realiza ultrapassagem em Vergne para vencer e-Prix da Cidade do Cabo

A próxima etapa da Fórmula E será disputada em São Paulo, a categoria elétrica correrá pela primeira vez no Brasil, assim como ocorreu na Índia e na África do Sul. Antonio Félix da Costa que já correu em nosso país outras vezes participando da Stock Car está animado para retornar ao país com a sua equipe. Com cerca de um mês até a realização do evento os times precisam se preparar para o circuito que é uma novidade no calendário, o português falou ao Boletim do Paddock sobre os preparativos para o e-Prix de São Paulo.

“Quando temos que conhecer um circuito 100% novo, fazemos uma série de avaliações no simulador. Por exemplo, quando corremos em Mônaco, Berlim ou em Roma já não precisamos fazer pois temos toda essa informação dos outros anos, não apenas no acerto do carro, mas como as distância do pit-lane, coisas assim chatas mas que temos que fazer e então a preparação é mais longa”, afirmou Da Costa.

O calendário do início da temporada foi um pouco mais corrido, um intervalo de quinze dias de diferença entre uma prova e outra. Foi nesta parte do calendário que ficaram as corridas estreantes na Fórmula E, tornando a preparação para as provas mais intensa.

LEIA MAIS: Preparativos para a realização do ePrix de São Paulo se intensificam após Carnaval 

“Agora foi complicado pois obviamente com muito pouco tempo entre as corridas, nós chegávamos e íamos direto para o simulador. Só ia para casa em um ou dois dias e já precisava viajar outra vez. Foi uma fase do ano complicada que vai melhorar um pouco, pelo menos por conta das distâncias das corridas da Fórmula E. Mas vai começar também o programa do WEC. Mas a preparação será feita como em qualquer outro circuito e provamos que fomos ao pódio este ano, nas duas corridas novas, por isso agora vamos tentar fazer o mesmo para a corrida de São Paulo”, seguiu Da Costa.

Depois de realizar uma grande ultrapassagem em Jean-Éric Vergne, Da Costa venceu o e-Prix da Cidade do Cabo – Foto: reprodução Fórmula E

A Porsche tem apresentado um bom desempenho neste ano e aparece no Campeonato como líder. Antonio Felix da Costa seguiu na categoria com time alemão, em busca de um novo desafio. A vitória do piloto colaborou para que ele possa enxergar essa temporada de uma forma melhor.

“Claro que ganhar uma prova tem um efeito grande em nosso ânimo, em nossa confiança e motivação. Também da forma que nós afetamos amigos e a família, mas também a equipe e os mecânicos, por ser uma onda grande de positivismo que é importante. Na Índia nos fomos ao pódio, mas eu fui o primeiro a falar para a equipe que não podíamos pensar que estava tudo resolvido, lá foi um pouquinho de sorte, mas aqui foi eu que mereci. Mas volto a falar, hoje eu fiz o relatório para a equipe e disse que vamos precisar continuar o trabalho”, afirmou o piloto da Porsche.

Animado para o e-Prix de São Paulo, pois Da costa sente uma proximidade com o Brasil e já veio ao país outras vezes, o bom português falou sobre as suas expectativas para a etapa.

“Vai ser ótimo! Eu já fui outras vezes e sou sempre recebido de braços abertos por todos. E ainda por cima, sempre que fui correr na Stock Car, voltei para casa com troféu, com pódio ou vitória. E sempre que volto continuo sendo recebido de braços abertos, sempre as equipes e pilotos me recebem muito bem e o público. E por isso que ir ao Brasil será algo muito bom pra mim, será uma corrida de casa, o mais próximo que eu tenho de uma corrida de casa, falamos a mesma língua. Será um evento muito bom, estou motivado para ir”, concluiu o piloto.

Com a vitória, Antonio Félix da Costa é o atual quarto colocado no campeonato, o piloto conquistou 46 pontos até o monto, contra 80 obtidos por Pascal Wehrlein. A Porsche é líder do Campeonato de equipes, somando 126 pontos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo