A Alfa Romeo abriu um recurso por conta da penalidade que foi aplicada para Kimi Raikkonen no GP da Emilia-Romagna, os 30 segundos acrescentados ao tempo do finlandês fizeram o piloto e a Alfa Romeo perderem dois pontos conquistados com o 9º lugar, com a punição aplicada o piloto caiu para P13.
O GP de Ímola contou com chuva, vários pilotos estavam escorregando na pista. Ocorreu uma paralização por bandeira vermelha provocada pelo acidetente entre Valtteri Bottas e George Russell, a direção de prova optou por uma largada lançada e não pela tradicional largada parada. Durante está volta que os carros deram com o Safety Car em pista, Raikkonen acabou rodando na Tamburello e perdeu algumas posições. A direção de prova aplicou uma penalidade informando que já que o piloto não recuperou a sua posição, deveria ter começado a corrida pelo pit lane.
A Alfa Romeo optou por um recurso para tentar reaver os pontos perdidos, e embora os comissários simpatizassem com a revisão, optaram por manter a penalidade original.
“[Artigo] 42.6 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 da FIA indica que um piloto pode passar para recuperar sua posição inicial, incluindo (e mais importante neste caso) ‘durante a (s) volta (as) atrás do Safety Car ‘e se ele não for capaz de recuperar sua posição antes do SC, ele deve entrar no pit lane e começar a prova dos boxes. A falha em fazer isso incorre na penalidade obrigatória de um stop and go de 10 segundos”, informou o comunicado.
“Desde 2018, não há precedência para a circunstância em que o piloto Raikkonen estava. Na decisão original dos comissários, afirmamos que a regra que exige que um carro entre no pit lane se não conseguir recuperar sua posição é consistente entre vários campeonatos, está nos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1 da FIA há vários anos e tem sido aplicado de forma consistente. Tudo isso está correto, exceto que os administradores reconhecem que não houve precedência.”
“Os comissários aceitam a posição da equipe de que as regras provavelmente não correspondem à intenção original. Mas eles estão nos regulamentos desde 2018. Onde houver ambiguidade, o benefício da dúvida deve reverter para a equipe [mas] enquanto os comissários entendem por que a equipe agiu daquela maneira – primeiro dizendo ao piloto para retomar sua posição, então mais tarde para ele não retomar a posição – os comissários mantêm sua decisão original de que a equipe cometeu uma violação do art. 42.6 por não conseguir restabelecer sua posição inicial durante a volta atrás do Safety Car.”
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Na mesma prova Sergio Pérez foi punido por retomar a posição, eles estavam em Safety Car, mas o carro estava na pista por conta de um acidente na largada.
A equipe aceitou o resultado, desta forma segue zerada no campeonato de construtores.
Alfa Romeo Racing ORLEN acknowledges the decision of the FIA and the Emilia Romagna Grand Prix stewards to uphold the original penalty to driver Kimi Räikkönen, following a review of the incident.
The team’s focus is now fully on next weekend’s Spanish Grand Prix.
— Alfa Romeo Racing ORLEN (@alfaromeoracing) May 2, 2021