O fim de semana em Singapura foi encerrado com Daniel Ricciardo agindo depois da prova como se essa fosse realmente a sua última prova na Fórmula 1. Depois de mais uma classificação difícil, ficando preso no Q1, o competidor fez uma prova complicada e restou a ele trabalhar pela equipe, instalando um último jogo de pneus macios para tirar a volta rápida de Lando Norris, contribuindo com o campeonato de Max Verstappen.
Ainda na quinta-feira, quando as coletivas eram realizadas, surgiu um rumor apontando que Liam Lawson foi preterido para o assento ao lado de Tsunoda. Além disso, outras especulações também apontaram que o piloto neozelandês assumirá o carro no GP dos Estados Unidos, quando essa nova pausa grandiosa da Fórmula 1 for encerrada.
Desde o início da temporada, quando Yuki Tsunoda começou a registrar os primeiros pontos da equipe, novamente a permanência de Ricciardo no grid da categoria foi contestado. A imagem do australiano ficou um tanto desgastada por não entregar desempenho com a McLaren e mesmo com várias mudanças, ele não conseguiu progredir com a equipe. Depois que Ricciardo deixou a Red Bull, foram várias tentativas de ser bem-sucedido em uma outra equipe.
Ricciardo ganhou uma nova oportunidade no ano passado, ficando poucos meses fora da Fórmula 1, pois na época a AlphaTauri optou por dispensar Nyck de Vries com apenas 10 provas realizadas pela equipe. Ricciardo assumiu o carro, em um momento que a Red Bull afirmava que os testes realizados por ele, mostravam que o competidor não tinha pedido a habilidade. No entanto, pouco depois do seu retorno, Ricciardo machucou a mão nas atividades do GP da Holanda, ficando afastado por cinco corridas. Foram nessas mesmas provas que Lawson teve a oportunidade de assumir o carro da equipe, chamando muita a atenção e colocando mais argumentos para uma dispensa do australiano.
Foram meses desse assunto de desdobrando e da permanência de Ricciardo sendo questionada, pois era esperado que o australiano em algum momento retornasse para a Red Bull, para guiar ao lado de Max Verstappen. Helmut Marko informando sobre a pressão que a equipe estava lidando para se tornar novamente uma formadora de talentos e não mais um time que estava abrigando um veterano. Enquanto Christian Horner travava uma batalha de poder interna e tentava justificar a permanência de Ricciardo.
Após o encerramento do GP de Singapura, Ricciardo reconheceu a possibilidade de não estar em Austin, quando a Fórmula 1 retornar: “Possivelmente, tenho que reconhecer isso. Tem sido um pouco uma situação corrida a corrida e eu obviamente adoraria que o fim de semana tivesse sido melhor. Não foi, então tenho que me preparar para que talvez seja isso.”
Chegamos em setembro, quando a Red Bull colocou como prazo para tomar as suas decisões, afinal, o contrato dos pilotos também implicava isso. Lawson ficará com o assento ao lado de Tsunoda.
“Há muitas emoções, porque estou ciente de que pode ser isso”, disse ele a Lawrence Barretto da F1TV. “Acho que também estou exausto depois da corrida, há uma enxurrada de muitas emoções, sentimentos e exaustão.”
Após o final da corrida, como se estivesse desfrutando dos seus últimos momentos com o carro, Ricciardo não teve pressa de deixar o cockpit e também foi questionado sobre isso: “O cockpit é algo com o qual me acostumei por muitos anos, então eu só queria saborear o momento.”
É esperado que Lawson seja anunciado como piloto titular nesta pausa, enquanto a equipe já abra espaço para que o piloto tenha contato com o carro até o final do campeonato.
“Eu me sinto, digamos, em paz com isso. Em algum momento, isso vai acontecer para todos nós… Acho também que tentei voltar para a Red Bull, não deu certo, então também tenho que dizer: ‘Ok, o que mais estou fazendo aqui e tentando alcançar?’… Digamos que talvez o final de conto de fadas não tenha acontecido, mas também tenho que olhar para trás e ver o que foi. Quatorze anos ou mais e estou orgulhoso.”
Se Ricciardo tiver completado a sua trajetória na Fórmula 1, o competidor terá participado de 257 GPs, contando com 8 vitórias, 3 poles, 17 voltas mais rápidas e 32 pódios.
Ao final das atividades em Singapura, Ricciardo foi recebido pelos amigos que estavam presentes na corrida, além de vários funcionários da Racing Bulls, que demonstravam com a atitude estar se despedindo do competidor.
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