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Após GP da Austrália, FIA anuncia testes mais rigorosos para asas traseiras em Xangai

A FIA fez o monitoramento das asas traseiras do GP da Austrália e promoverá novos paramentros para o GP da China

Logo após a disputa do GP da Austrália, a FIA emitiu um comunicado confirmando que realizará novos testes “mais rigorosos”, para coibir o uso de asas flexíveis.

Nos últimos meses a FIA voltou a bater nesta tecla, principalmente porque algumas equipes, como a McLaren, estão usadas asas que acabam gerando uma pequena abertura, apenas em momentos que o carro está em pista.

A última medida para a verificação das asas, foi exigir que as equipes usem câmeras que fossem capazes de detectar a deformação das asas dos seus carros em pista. A situação foi avaliada em Melbourne, e após análise das imagens que foram geradas, a FIA concluiu que existem motivos suficientes para que um “teste mais rigoroso” aconteça para a asa traseiro.

Anteriormente a FIA já havia introduzido na asa traseira, marcações para ajudar nesta identificação, mas as equipes estão sempre explorando os regulamentos e tentando ir além para ter ganho de desempenho.

Desta forma, em Xangai, as equipes passaram por novos testes. No entanto, no comunicado da FIA, embora eles tenham identificado que seria necessário novos testes, eles reiteraram que todos os carros na Austrália foram considerados legais.

A FIA apresentou esse comunicado para deixar os times cientes: “Conforme comunicado anteriormente, entre o final da temporada de 2024 e o início da temporada de 2025, a FIA exerceu a autoridade que lhe é concedida pelo Artigo 3.15.1 do Regulamento Técnico para introduzir novos ou mais desafiadores testes de deflexão de carga para a asa dianteira (da Corrida 9, Grande Prêmio da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira inferior.”

“Além disso, a FIA solicitou às equipes que usem câmeras nas Sessões de Treinos Livres para monitorar as deformações na pista exibidas pelos carros durante o Grande Prêmio da Austrália.”

“Após analisar as imagens das deformações da asa traseira combinadas com as deflexões estáticas medidas dentro da garagem da FIA em Melbourne, a FIA concluiu que existem bases suficientes para que um teste mais rigoroso seja introduzido a partir do próximo Grande Prêmio da China na asa traseira superior.”

“Mais especificamente, o Artigo 3.15.17, introduzido em 2025, afirma que, se uma carga vertical de 75 kg for aplicada em qualquer extremidade do plano principal da asa traseira, a distância entre o plano principal e a aba (também conhecida como “slot gap”) não deve variar mais do que 2 mm”.

“A partir do próximo Grande Prêmio em Xangai, esse limite será reduzido para 0,5 mm. Devido ao curto prazo para Xangai, apenas uma tolerância de 0,25 mm será adicionada a esse novo limite. As equipes foram informadas sobre esse teste revisado na manhã de segunda-feira, 17 de março.”

“A FIA deseja confirmar ainda que, durante o evento de Melbourne, todos os carros foram testados de acordo com os requisitos do Artigo 3.15.17 e considerados em conformidade; portanto, todos os carros que correram em Melbourne foram considerados legais.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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