Nesta quinta-feira (09) a Andretti confirmou que permanecerá utilizando o powertrain da Porsche pelo restante da era Gen3. A colaboração foi estendida, reforçando a parceria de sucesso.
Desde que uniram forças no início da 9ª temporada, o Porsche 99X Electric rendeu um campeonato mundial de pilotos (Jake Dennis), três vitórias, quinze pódios e cinco voltas mais rápidas, além de 112 voltas lideradas e um total de 365 pontos conquistados pela Andretti.
A winning formula 🤝
We’re proud to be extending our partnership with Porsche Motorsport until the end of Season 12!
— Andretti Formula E (@AndrettiFE) May 9, 2024
No recente Troféu de Fabricantes criado pela categoria, eles acumulam 209 pontos.
“É um momento emocionante para fazer parte da Fórmula E e nos sentimos confiantes em nossa posição na categoria, o que se deve em grande parte à nossa parceria com a Porsche. Um dos nossos objetivos tem sido vencer corridas e campeonatos e a Porsche nos ajudou a alcançar ambos desde que unimos as forças na 9ª temporada. Com todo o sucesso que compartilhamos com o carro Gen3, mal posso esperar para ver o que podemos fazer juntos na era Gen3 Evo”, comentou Michael Andretti, presidente e CEO da Andretti Global.
A história da Andretti com a Porsche vai além do acordo estabelecido entre eles para a era Gen3. Em 1983, quando Mario e Michael Andretti estrearam em Le Mans em um Porsche 956, marcaram o início de vitórias compartilhadas, incluindo o pódio nas 24 de Le Mans.
LEIA MAIS: Congresso dos EUA questiona F1 sobre veto que impede entrada da Andretti Global na competição
Atualmente a Andretti é a terceira colocada no Campeonato de Equipes, com 113 pontos conquistados ao longo da temporada. Jake Dennis tem feito uma temporada discreta nas classificações, mas consegue faturar bons resultados chegando aos 89 pontos, ocupando o terceiro lugar no campeonato, contra 101 de Pascal Wehrlein da Porsche que é o atual líder.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar a extensão do acordo entre Andretti e Porsche para trabalharmos juntos nas próximas duas temporadas”, acrescenta Roger Griffiths, chefe da equipe Andretti. Tivemos uma relação muito especial com a Porsche Motorsport, tanto dentro como fora das pistas, e temos visto muito sucesso juntos. Esperamos que possamos compartilhar mais sucesso no futuro.”
LEIA MAIS: Andretti pode encontrar obstáculo se tentar ingressar nas categorias de base: F2 e F3 não tem espaço para novos times
“Estamos obviamente muito satisfeitos com a continuação da nossa parceria”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “O nome Andretti é um dos mais renomados no automobilismo global, por isso a extensão do contrato é de particular importância para nós. Andretti e a equipe de fábrica da Porsche trabalham juntos em muitas áreas da Fórmula E.”
“Nós conduzimos uns aos outros para desempenhos máximos. A classificação na metade do caminho é a prova disso: ambas as equipes estão entre os três primeiros, e o mesmo acontece com dois dos quatro pilotos. Além disso, juntos lideramos o Troféu dos Fabricantes para a Porsche.”