Alpine, Mercedes e Red Bull confirmaram a data de lançamento para os carros que vão disputar a temporada 2024.
As datas de lançamento já estão sendo confirmadas desde o ano passado, fevereiro será um mês bem agitado, além da apresentação dos carros, os times também vão realizar a pré-temporada (21 a 23 de fevereiro) e se preparar para a primeira prova do ano no início de março.
Anteriormente, Williams, Kick Sauber, Aston Martin e Ferrari já tinham confirmado as datas para o lançamento dos seus equipamentos.
A Alpine que terminou a temporada 2023 ocupando a sexta posição no Mundial de Construtores, passou por mais uma fase de reestruturação. O time francês escolheu o dia 7 de fevereiro para revelar o novo carro não apenas da Fórmula 1, mas também para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
F1 🤝 WEC
Join us on the 7th of February for an Alpine Motorsports Season Launch. pic.twitter.com/wtEm5R6SNT
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) January 15, 2024
A Mercedes apresentará o seu carro no dia 14 de fevereiro, pouco depois da revelação do carro de Aston Martin e Ferrari. O time que cometeu um erro nos dois primeiros anos do regulamento, está tentando se redimir e querer entregar um bom equipamento capaz de melhorar o seu potencial para disputar a temporada 2024.
O time alemão terminou ocupando o segundo lugar do Mundial de Construtores em 2023, mas não tinha um carro realmente capaz de brigar pela liderança com a Red Bull. A Mercedes espera que com o W15 retorne a travar boas disputas e obter vitórias.
14.02.24. Meet the W15 🖤 pic.twitter.com/6XRmjiJC1N
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) January 15, 2024
A Red Bull aproveitou a segunda-feira de confirmações para também indicar a data de lançamento do seu carro. A apresentação do time austríaco acontece no dia 15 de fevereiro. Os atuais campeões estão em busca de faturar mais um título, principalmente após um ano tão dominante.
Season 20 💪 Launching 15.02.2024 🔜 pic.twitter.com/kosnvO509i
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) January 15, 2024
Após as mudanças do regulamento da Fórmula 1, com a introdução do efeito solo, a Red Bull foi a equipe que melhor compreendeu a sua utilização desde o primeiro ano (2022), o time dominou não apenas na eficiência de construir um bom carro, como nas pistas. Em 2023, a única vitória não Red Bull foi no GP de Singapura, onde a Ferrari conseguiu vencer com Carlos Sainz.
Mesmo com as outras equipes buscando introduzir melhorias em seus carros, foi o time de Milton Keynes que tomou distância. Max Verstappen também teve uma apresentação dominante, faturando 19 vitórias em 22 provas. Obviamente, assim como Sebastian Vettel, Verstappen está buscando faturar o quarto título com a equipe.
Apenas McLaren, AlphaTauri e Haas não confirmaram a data de lançamento dos seus carros para 2024.