ColunistasDestaquesFórmula 1Post

AlphaTauri libera Gasly e contrata Nyck de Vries para a temporada 2023 da F1

Equipe italiana aproveita a confirmação de Gasly na Alpine, para anunciar Nyck de Vries na AlphaTauri

Instantes após a Alpine confirmar Pierre Gasly, a AlphaTauri também informou a contratação de Nyck de Vries. O time italiano contará com o piloto holandês em 2023, sendo escolhido para substituir o francês que deixará o time ao final de 2022.

De Vries tem uma carreira expressiva aos 27 anos, o piloto foi campeão da Fórmula 2 em 2019, mas sem vaga para correr na Fórmula 1, guiou pela Mercedes na Fórmula E, onde conquistou o título da temporada 2020/21. O holandês buscava uma forma de estar no grid da Fórmula 1, mas também era cotado para assumir uma nova vaga na Fórmula E em outra equipe, por conta da saída da Mercedes do grid.

Durante o GP da Itália quando Alex Albon ficou impossibilitado de correr pela Williams, De Vries assumiu o carro da equipe e conquistou os seus primeiros pontos.

LEIA MAIS: Nyck de Vries se destaca em primeira corrida disputada na Fórmula 1

Neste ano De Vries teve a oportunidade de realizar testes pela Mercedes, Williams e Aston Martin. O piloto foi acionado para colaborar com os testes destinados aos jovens talentos, cumprindo uma das regras do regulamento.

A chegada de De Vries à AlphaTauri é uma manobra interessante, mas que ocorre após a movimentação provocada por Sebastian Vettel quando o alemão anunciou a sua aposentadoria. Fernando Alonso optou por não ficar mais uma temporada com a Alpine e seguiu para a Aston Martin, enquanto o time francês além de perder o piloto espanhol, também perdeu Oscar Piastri para a McLaren.

Com o time francês precisando arrumar um novo piloto, surgiu a oportunidade tão esperada por Pierre Gasly. O francês então segue para a Alpine, formando uma equipe 100% francesa. Porém, a liberação de Gasly só foi possível, após a AlphaTauri estabelecer o contrato com Nyck de Vries, o holandês surge para a equipe italiana, depois que as negociações para a obtenção da superlicença de Colton Herta falharam.

A Mercedes realizou a liberação do piloto, De Vries segue então para a AlphaTauri com uma boa bagagem, se tornando uma peça muito interessante neste quebra-cabeça. Apenas Williams e Haas não confirmaram as suas duplas para 2023.

“Estou extremamente empolgado por fazer parte da AlphaTauri em 2023 e quero agradecer tanto a Red Bull quanto a equipe por me darem esta oportunidade de pilotar na F1. Depois da Fórmula 2, tomei um caminho um pouco diferente com o automobilismo, mas a F1 sempre foi meu sonho e sou grato por poder realizá-lo”, afirma De Vries no anúncio de sua contratação.

“Tive muitas chances de experimentar os carros de 2022 este ano e acho que isso me colocou em uma ótima posição para a próxima temporada, espero que isso tenha me ajudado a me preparar para o que está por vir. Tendo passado a maior parte da minha adolescência na Itália para praticar kart, sempre me senti em casa lá, então para mim é ótimo estar me juntando a uma equipe italiana, que já tem uma sensação de família real, e estou ansioso para conhecer todos e começar a construir nosso relacionamento antes da próxima temporada”, seguiu o piloto.

Por estar vinculado à Mercedes, acreditava-se que De Vries seguiria para a Williams no próximo ano, principalmente após o time confirmar que não permanecerá com Nicholas Latifi para 2023. Porém, a oportunidade de guiar pela AlphaTauri é uma boa chance para estar no grid no próximo ano.

“A AlphaTauri teve um tempo de muito sucesso com Pierre. Nunca esqueceremos sua fantástica vitória em Monza e seus pódios no Brasil e no Azerbaijão. Quero agradecer a Pierre por todo o esforço que ele colocou na equipe nos últimos anos e desejo a ele tudo de melhor para seu futuro”, afirmou o chefe de equipe da AlphaTauri, Franz Tost.

“Agora, temos o prazer de iniciar um novo capítulo com Nyck, que é muito bem-vindo na AlphaTauri. Ele é um piloto muito habilidoso, pois venceu em todas as categorias em que competiu, com muitas corridas e campeonatos em seu currículo. Seu último grande sucesso foi vencer o Campeonato Mundial de Fórmula E, e isso é uma evidência clara de que ele é um piloto muito competitivo, que merece uma vaga na F1. Estou ansioso para vê-lo em nosso carro e estou confiante de que com Yuki e Nyck teremos uma formação de pilotos muito forte para 2023.”

A última temporada de De Vries na Fórmula E foi um tanto desastrosa, principalmente após o piloto não conseguir defender o título e ser superado por Stoffel Vandoorne. Porém ao guiar pela Williams na Itália, o piloto mostrou controle e destreza, algo que foi fundamental para a conquista dos seus primeiros pontos na Fórmula 1.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo