Como os últimos rumores apontavam, Pierre Gasly foi confirmado nesta sexta-feira (07) pela Alpine, o francês estabelece com o time um contrato de múltiplos anos com o time. O piloto segue para uma equipe francesa, para ser companheiro de equipe de Esteban Ocon.
Gasly aguardava a oportunidade para mudar de equipe, mas em junho a AlphaTauri confirmou a permanência do francês no time. Porém, as coisas começaram a mudar depois que Sebastian Vettel deixou a Aston Martin e Fernando Alonso optou por não renovar com a Alpine e guiar pelo time rival.
A movimentação contribuiu para que os times repensassem em suas vagas, como a própria AlphaTauri que cogitou liberar Gasly para a Alpine se conseguisse encontrar um bom piloto para assumir a vaga do francês. A AlphaTauri focou na contratação de Colton Herta, mas por conta dos pontos da superlicença, não obteve sucesso. O time acompanha a Alpine e também realizou a confirmação de Nyck de Vries, possibilitando assim a liberação de Gasly ao final de 2022.
“Estou muito feliz por me juntar à família Alpine e começar este novo capítulo na minha carreira na Fórmula 1. Guiar por uma equipe que tem raízes francesas é algo muito especial. Conheço os pontos fortes da Alpine que competiu contra eles nos últimos dois anos e, claramente, seu progresso e ambição são muito impressionantes. Gostaria de agradecer à Red Bull, marcando o fim de nossa jornada de 9 anos juntos. É graças à confiança e apoio deles que me tornei piloto de Fórmula 1, e o que conquistamos com a AlphaTauri nos últimos anos foi muito especial. Olhando para o futuro, quero dar o máximo e utilizar toda a minha experiência para lutar por pódios e, finalmente, contribuir para a luta da Alpine por campeonatos no futuro”, disse Pierre Gasly ao confirmar a sua contratação com o time francês.
O francês aguardava uma nova oportunidade na Red Bull, mas o time austríaco optou pela renovação com Sergio Pérez, desta forma o piloto mexicano permanecerá com o time austríaco até 2024. Muitos acreditavam que Gasly não teria uma nova chance na Red Bull, mesmo apresentando um bom trabalho na AlphaTauri, pois o que ele estava fazendo pelo time italiano bastava.
Pierre Gasly completes 2023 BWT Alpine F1 Team driver line up.
Read more below.
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 8, 2022
Gasly sempre foi um piloto observado no grid, como um piloto que merecia uma boa vaga. Infelizmente neste ano a AlphaTauri remou para trás, pois a equipe enfrentou não apenas problemas como carro, mas também com escolhas ruins de estratégia, prejudicando o desempenho dos seus pilotos.
A Alpine viveu uma novela nestes últimos meses, pois além de perder Fernando Alonso para a Aston Martin, viu Oscar Piastri seguir para a McLaren. O time começou a correr contra o tempo buscando pilotos que estivesse apitos a preencher essa vaga. Entre as opções, Gasly parecia ser o piloto perfeito para a vaga, pois seria mais um piloto francês no grid.
“Estou muito feliz que Pierre se juntará à equipe em 2023 e além. Ele já é um talento comprovado na Fórmula 1 e estamos ansiosos para aproveitar isso na equipe. Nossa equipe tem vários objetivos para as próximas temporadas e acredito firmemente que nossa formação de pilotos é um grande reflexo das grandes ambições da equipe. Acredito que Pierre e Esteban podem, juntos, motivar a equipe a continuar seu progresso em direção a esses objetivos. Também gostaríamos de agradecer à Red Bull por concordar com os termos para permitir que Pierre dê esse passo”, afirmou o chefe de equipe da Alpine, Otmar Szafnauer.
A possibilidade de Daniel Ricciardo retornar à Alpine também foi cogitada, mas nas últimas semanas o nome dele começou a se apagar e de piloto titular, agora o australiano é cogitado para a vaga de reserva na Mercedes.
“Gostaria de dar as boas-vindas ao Pierre à família Alpine. Ele é um piloto talentoso e motivado que contribuirá positivamente para nossos objetivos na Fórmula 1. Pierre está completamente alinhado com a ambição e progressão que tem sido, até agora, uma marca registrada do projeto Alpine. Como um piloto jovem, mas altamente experiente e bem-sucedido, sua trajetória está em curso com a nossa, e estamos ansiosos para crescer juntos”, afirma Laurente Rossi, CEO da Alpine.
🗣️ "I'm extremely excited about this new chapter in my life". Welcome to the team, @PierreGasly.#Alpine #GAS10 pic.twitter.com/uPgjzofrYg
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) October 8, 2022
Em sua passagem na Fórmula 1, Gasly conquistou o seu primeiro pódio no GP do Brasil em 2019, no mesmo ano em que foi rebaixado para a Toro Rosso. Sua primeira vitória aconteceu no ano seguinte, guiando pela AlphaTauri, em uma vitória de lavar a alma, não apenas pelo rebaixamento, mas também pela equipe conquistar uma vitória em casa. Seu último pódio aconteceu no GP do Azerbaijão de 2021.
A Alpine atualmente está disputando com a McLaren pelo quarto lugar do Campeonato de Construtores, na prova em Singapura a McLaren voltou a ultrapassar a Alpine na tabela, depois do abandono duplo sofrido pelo time francês.