Nesta semana o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, sugeriu que a categoria está pensada em algumas novidades com o intuito de deixar as provas mais dinâmicas. Entre as sugestões abordadas pelo italiano, comentou sobre a possibilidade de reduzir as corridas do domingo. Fernando Alonso, piloto veterano, disse que o argumento da atenção dos jovens “é um problema da sociedade e das crianças”.
Domenicali afirmou nesta última semana, que os highlights das provas são mais assistidos nas redes sociais da Fórmula 1. O presidente da F1 acredita que as provas muito longas já não prendem a atenção dos jovens que estão acompanhando a categoria atualmente.
“Há também a questão da duração das competições. Achamos que é um pouco longa demais para os jovens. Estamos vendo em muitos dos nossos canais que os melhores momentos são muito populares.”
“Talvez para nós, que nascemos com esse formato, esteja tudo bem como está, mas há uma grande parcela do público que só quer ver os melhores momentos. Hoje, tudo está indo muito bem, mas justamente por isso, não devemos nos acomodar e pensar em qual será o próximo passo.”
A Fórmula 1 por sua vez, também considera aumentar a popularidade da F1 por meio da ideia de adicionar mais eventos sprints ao longo do campeonato e reduzir a quantidade de treinos livres que temos atualmente.
Alonso então foi um dos pilotos perguntado sobre essa ideia amplamente discutida pelos fãs: “Estarei na frente da TV quando isso acontecer, então não sei. Não acho que seja um problema com o esporte, então provavelmente não precisa mudar”, disse Alonso.”
“Mas Stefano sabe melhor do que ninguém, então se ele acha necessário, estamos em boas mãos nesse tipo de decisão com ele. “
“Os jogos de futebol são um pouco longos; quando fico sentado em frente à TV, não assisto os 90 minutos concentrados. Vou para a cozinha, volto, quer dizer, sempre há alguns momentos de distração. Mas ninguém está falando em ter jogos de futebol de 60 minutos ou algo assim. É um problema da sociedade e das crianças, mas não do esporte, então provavelmente não precisa mudar.”
LEIA MAIS: Domenicali quer tornar a F1 mais acessível com explicações simples sobre carros e regulamento de 2026
Andrea Kimi Antonelli, um dos jovens estreantes desta temporada, mencionou que gosta dos finais de semana com Sprint, mas dispensou a redução do tamanho das corridas principais.
“É difícil. Pessoalmente, acho que os fins de semana de sprint são divertidos porque têm muita atividade. Você precisa estar focado desde o início, porque tem um treino livre, depois a classificação e depois entra em uma corrida de sprint.”
“Mas acho que corridas mais curtas… não acho que realmente funcionaria. Já agora, em corridas longas, usamos estratégias de parada única com os pneus que temos, e você sabe que eles teriam que implementar muito mais regras para uma corrida mais curta em termos de pit-stop.”
“Acho que, com uma corrida mais longa, você provavelmente terá mais tempo para desenvolver sua corrida. Mas fins de semana de sprint são divertidos, então não seria ruim ter mais deles.”

Esteban Ocon também deu a sua opinião sobre o assunto, sobre corridas que são muito longas e resolvidas na classificação, como Singapura, ele acredita que essas poderiam ser encurtadas sem comprometer a prova. O francês apontou que a cultura consumista está por trás da categoria, com mais provas Sprint assim como na MotoGP seria demais, e criar uma abordagem de “menos é mais”, é mais valioso.
“Muita coisa já foi tentada. Acho que é bom que Stefano seja um pouco consultado sobre isso”, disse Ocon.
“Mas na minha opinião não há necessidade de fazer grandes mudanças no que temos. Acho que ir para uma etapa da MotoGP seria um pouco extremo, com certeza, ter um fim de semana de primavera em cada corrida.”
LEIA MAIS: Domenicali aborda futuro da F1: mais Sprint, redução do tempo dos GPs e grid invertido estão em pauta
E não acho que necessariamente o show será muito melhor, com certeza. Como fã, o que você quer ver são mais corridas. Vivemos em um mundo tão consumista agora que queremos ver mais espetáculo, mais show e com mais frequência.
“Quando estamos na Netflix e vemos uma série, pensamos: ‘É muito tempo para esperar pela segunda temporada’. É basicamente assim que o mundo está agora. Mas também é bom esperar pacientemente e aguardar a corrida. Um Grande Prêmio é algo grandioso e eu gosto mais disso. Gosto mesmo de esperar um bom tempo para me animar novamente.”
“Eu concordo com Stefano que talvez algumas corridas sejam um pouco longas — digamos, aquelas que duram mais de duas horas, como Singapura ou coisas assim. Talvez encurtar um pouco não faria diferença alguma para o espetáculo do evento, mas é assim historicamente há tanto tempo. Mas [encurtar] uma corrida como Monza ou uma corrida como Spa seria muito curto.”
@oficialboletimdopaddock A #F1 odeia o fã antigo? Aparentemente sim! O que você acha da categoria reduzir o tamanho das corridas do domingo? Essa é uma ideia para tornar o evento mais dinâmico e atrativo para os novos fãs! Os highlights são mais procurados pelos jovens, mas será que isso é pelo tamanho das corridas ou o excesso de provas no calendário? Os highlights são mais procurados pelos jovens, mas será que isso é pelo tamanho das corridas ou o excesso de provas no calendário? #f1tiktok #fyp #f1girls
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Try the Aviator demo before you go full flight
Le dossier ANTS est obligatoire.
Le prénom doit correspondre à l’acte de naissance.