A Fórmula E encerrou a sua pré-temporada nesta sexta-feira (08), após uma série de verificações realizadas no Circuito de Jarama. O quarto dia de atividades ainda contou com uma sessão para os titulares da categoria, mas o encerramento foi marcado por uma sessão exclusiva para as mulheres. Abbi Pulling mostrou mais uma vez a sua força, ficando na liderança.
Manhã
Os 22 pilotos retornaram mais uma vez ao traçado nesta manhã, aproveitando a última sessão de familiarização com o Gen3 EVO, agora o próximo encontro com os carros da categoria elétrica acontecerão no e-Prix de São Paulo, que marca a abertura da 11ª temporada, prova que será disputada no 7 de dezembro no Anhembi.
Mitch Evans encerrou a sessão na liderança, ao registrar a marca de 1m27s401 com a Jaguar. Dan Ticktum novamente imprimiu um ritmo forte com a Kiro, ficando separado por apenas 0s141 do líder. Pascal Wehrlein que ‘venceu’ a corrida de simulação no dia anterior, voltou a andar mais uma vez na ponta, obtendo o terceiro lugar.
Embora as posições na tabela de tempo sejam observadas, elas não são tudo. Os pilotos e equipes trabalharam o máximo possível para avaliar diferentes configurações, a confiabilidade também é algo a ser analisado neste evento.
Os pilotos também precisaram entender melhor os novos pneus fornecidos pela Hankook. Os compostos para esse ano sofreram uma alteração, para proporcionar um pouco mais de aderência, mas o pneu usado pela categoria ainda precisa resistir a diferentes condições climáticas.
Sessão exclusiva para mulheres
Foram três horas de pista livre para que as mulheres tivessem a chance de guiar o Gen3 EVO. Essa foi a primeira categoria de ponta que deu oportunidade para que as mulheres avaliassem um carro de geração atual, que fará parte da 11ª temporada da Fórmula E.
Abbi Pulling que é uma forte candidata a conquistar o título da F1 Academy neste ano, terminou a sessão na liderança, imprimindo um bom ritmo ao longo de toda a atividade. A britânica registrou a marca de 1m30s880, com o carro da Nissan.
Ao longo da sessão, Jamie Chadwick também se destacou ao guiar o carro da Jaguar, estacionando o carro na segunda posição e fechando o dia separada por apenas 0s320. Bianca Bustamante que representa a McLaren na F1 Academy, foi a terceira colocada, com 0s826 de diferença para a líder.
Para boa parte do grid, foi a primeira vez tendo contato com o carro da Fórmula E, com as competidoras completando os seus primeiros giros com o Gen3 EVO. Todas as pilotas tiveram a oportunidade de usar a pista ao mesmo tempo, contribuindo para criar uma situação real, além de ampliar o desafio para as pilotas.
Ao longo dos anos a Fórmula E tem beneficiado jovens pilotos com testes, sendo uma forma de apresentar tanto a competição como os seus carros para uma nova geração de pilotos. No entanto, está foi a primeira vez que a categoria organizou um teste apenas para mulheres, embora algumas pilotas já tenham participado da categoria e de outros testes.
Foram 18 participantes na sessão, algumas equipes conseguiram colocar apenas uma pilota, como foi o caso da Nissan, Lola, Mahindra e Kiro, mas os outros times fizeram questão de disponibilizar os seus dois carros para teste. A McLaren mesmo aproveitou a oportunidade de avaliar tato Bianca Bustamante – que faz parte do programa de desenvolvimento da McLaren, como a recém-contratada Ella Lloyd que representará a equipe no próximo ano na F1 Academy.
Assim que a pista foi liberada, 16 das 18 competidoras invadiram a pista. Os primeiros tempos começaram a aparecer na tabela, conforme elas ganhavam confiança ao guiar o carro.
A Jaguar, além de convidar Chadwick para a sessão, também contaria com Lilou Wadoux. A competidora que tem feito a sua carreira voltada para o endurance, vencedora das 6 Horas de Spa-Francorchamps em 2023 deveria participar da sessão em um fórmula, mas foi identificado um problema em seu equipamento, infelizmente o ajuste do seu banco não estava correto e a pilota perdeu a chance de guiar o Gen3EVO.
Próximo do final da sessão, Jessica Edgar rodou na curva 4 e ficou parada na barreira de proteção do circuito, provocando uma bandeira vermelha. Após o carro ser removido, a pista foi liberada para que as pilotas guiassem os carros por mais 15 minutos. Pullin se manteve na liderança.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Its like you read my mind You appear to know a lot about this like you wrote the book in it or something I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit but instead of that this is fantastic blog An excellent read I will certainly be back