Em 23 de março de 2003 e de 2008, ocorreu o Grande Prêmio da Malásia. Isso é bem comum na Formula 1, uma vez que eles preservam bastante o calendário, por questões logísticas e climáticas.
Neste post, vamos voltar para a primeira década dos anos 2000. A primeira viagem é a 15 anos atrás (em 2003).
Naquele ano, a Williams ainda era BMW, Toyota e Cristiano da Matta ainda estavam na F1, Petronas era patrocínio da Sauber, e as saudosas Minardi e Jordan ainda eram equipes.
Naquela temporada, David Coulthard começou liderando o campeonato, Montoya em segundo e Raikkonen (piloto jovem), Schumacher e Trulli em terceiro. Começo de temporada é sempre uma delícia!
lll A Corrida
A corrida de Kimi foi interessante, pois largou em sexto, e devido a muita confusão a sua frente, inclusive uma falha elétrica de seu companheiro de equipe David Coulthard. O finlandês assumiu a liderança quando Alonso fez sua primeira parada, e liderou até a volta 19, quando parou, e voltou logo atrás de Alonso novamente.
A administração de pneus de Raikkonen foi fundamental para sua vitória, pois liderou da volta 23 até o final da corrida.
Após seu primeiro pit, parou 21 voltas depois, quando entrou e saiu do box sem perder a liderança e obteve sua primeira Vitória na Formula 1.
lll 5 anos depois…
lll A corrida
Raikkonen acabava de ser campeão pela Ferrari em 2007.
A pole foi feita por Felipe Massa, e a briga era entre as duas Ferraris apenas, pois na nona volta, o finlandês e o brasileira já tinham quase uma volta de diferença do restante do grid. Massa foi pro box na volta 17 e Raikkonen na 18. O Finlandês só assumiu a ponta na volta 21, quando as Ferraris abriram mais 4 segundos de diferença.
Na volta 31, Massa perdeu o carro, e devido a sua entrada no cascalho da pista, saiu da corrida, dando a Kimi 20 segundos de diferença de Kubica, que herdou o segundo lugar.
E foi nessa tranquilidade, que pela segunda vez Kimi Raikkonen venceu no dia 23 de março.