28 de Agosto de 1989 – Nascia Valtteri Bo77as – Dia 99 dos 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Valtteri Bo77as nasceu em Nastola na Finlândia em 28 de agosto de 1989. Filho de Rauno Bottas dono de uma pequena empresa de limpeza e Marianne Välimaa que é uma empresaria.

Com olhos verdes e 1,73 metros de altura o finlandês por diversas vezes tímido e tido como o caladão quando estava na Williams, hoje já esbanja um sorriso, ainda meio acanhado, mas com um semblante bem mais acolhedor do que o de antes.

Ainda na Finlândia, acabou servindo o exército já que é uma obrigação para todos os jovens a partir dos 18 anos de idade, portanto Bottas chegou a patente de Cabo no exército.

Já dava para notar que ele realmente gostava de corridas ainda mais se você for pensar que ele teve um cachorro chamado Rubens Barrichello.

Como diversos meninos que sonham em correr na Fórmula 1, o primeiro passo de Bottas foi a iniciação no kart, mas isso aconteceu de uma forma inusitada. Em um passeio com o pai, Rauno viu um anúncio de uma corrida de Kart em Lahti e acabou levando o filho para assistir. Valtteri que tinha apenas 4 anos de idade, ficou vidrado na corrida e o pai nunca tinha visto o filho por tanto tempo parado. Bottas ficou insistindo para que o pai comprasse um kart para ele, mas Rauno só foi atender ao pedido do garoto quando ele já tinha 5 anos e tamanho para alcançar os pedais.

 

Aos 6 anos passou a competir oficialmente e logo foi campeão finlandês na ICAJ, ICA e Fórmula A, integrando a seleção nacional durante sete anos. Somente em 2004 passou a fazer parte de competições internacionais. Ganhou corridas na Bélgica, um título europeu na qualificação da ICAJ e o Troféu Viking da ACI em Hanstholm (Dinamarca) em 2005.

Em 2006 passou a correr com monopostos da Fórmula Renault e no ano seguinte já estava na Formula Renault 2.0, venceu a competição de inverno no Reino Unido, com três vitórias das 4 finais que disputou. Já em 2008, venceu na série europeia com 5 vitórias, 7 poles e 10 pódios das 14 corridas que foram disputadas. Na Renault 2.0 do mesmo ano obteve 12 vitórias, das também 14 provas disputadas, Bottas já acumulava bons resultados. Acabou recebendo uma proposta da Renault no final daquela temporada para participar do programa de jovens pilotos, mas Bottas ainda não queria escolher uma equipe e preferia ficar livre para escolher o seu caminho.

Transferiu-se para a Formula 3, com a equipe ART em 2009 e foi o terceiro colocado, obtendo duas poles e 6 segundos lugares, com um total de 62 pontos.  Ganhou o título na F3 Master em 2010 pela segunda vez. Em 29 de Janeiro do mesmo ano foi confirmado como piloto reserva da equipe Williams e em maio pilotou um carro de F1 pela primeira vez, nos testes de aerodinâmica em Silverstone. Foi assim também em 2011 ainda era piloto de testes da Williams e participou da GP3, acabou tendo um mal início e só venceu as últimas 4 corridas, mas assegurou o título na penúltima prova.

🇫🇮 Fórmula 1 

Bottas foi confirmado como piloto da Williams em 2013 e tinha como companheiro Pastor Maldonado. Somente em 2014 o seu primeiro pódio veio, obtendo um terceiro lugar na Áustria, atrás de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Depois do Grande Prêmio da Itália o finlandês foi confirmado para a temporada de 2015 e Felipe Massa passou a ser o seu companheiro de equipe. Em 2015, Bottas e o seu companheiro de equipe, conquistaram dois terceiros lugares, cada. No ano seguinte a Williams deixou de ser a terceira força do campeonato e caiu para quinto, e Bottas conseguia apenas o oitavo lugar na classificação, mas ainda assim conseguia se manter na frente de Massa que foi apenas o décimo primeiro.

View this post on Instagram

#WilliamsMartini #FW36 #77 #BO77AS

A post shared by Valtteri Bottas (@valtteribottas) on

🇫🇮 Fórmula 1 – 2017

Em 16 de janeiro deste ano, Valtteri Bottas era anunciado como novo piloto da Mercedes após a aposentadoria precoce de Nico Rosberg. Em 15 de abril acabou conquistando a sua primeira pole no Grande Prêmio do Bahrein, sendo a terceira corrida da temporada. Na etapa seguinte que aconteceu no dia 30 de abril, chegou ao primeiro lugar no Grande Prêmio da Rússia, sendo a primeira da carreira na Fórmula 1. Desde então já foi pole novamente na Áustria e também venceu a corrida. Atualmente é o terceiro piloto que está competindo pelo título mundial de Fórmula 1 de 2017.

 “Sempre estou otimista para as corridas e não estabeleço limites para o que é possível. Nós fizemos um trabalho perfeito como equipe. Estou muito feliz com o resultado” – Pós Grande Prêmio de Silverstone onde obteve um segundo lugar.

View this post on Instagram

💪🏼😁 #VB77 #F1 #BritishGP @mercedesamgf1

A post shared by Valtteri Bottas (@valtteribottas) on

🇫🇮 A vida secreta de Valtteri Bottas

Em uma entrevista que Bottas forneceu para o site da Formula 1, algumas perguntas de cunho mais pessoal, foram perguntadas para o piloto finlandês.

Vatteri não se lembra do último filme que ele ficou emocionado, mas sempre fica comovido com filmes em que contam a história de superação de um cachorro e o seu dono. Será que esse tipo de filme faz ele lembrar de Rubens Barrichello?

Bottas confessa que não era um bom aluno e que os professores sempre diziam que ele deveria estudar mais. O piloto ainda comenta sobre nunca ter conseguido ler um livro do começo ao fim.

Da para notar no jeito que Bottas olha para a esposa Emilia Pikkarainen, com quem se casou em setembro de 2016. Vatteri ainda acompanhou a jovem atleta nas olimpíadas de 2016 aqui no Brasil. Emilia possui os recordes finlandeses dos 50, 100 e 200 metros borboletas e já participou de duas olimpíadas. E quando perguntado se ele acredita no amor? Obviamente ele disse que sim.

O piloto finlandês ainda nesta entrevista ao ser questionado sobre qual poder gostaria de ter, disse que preferia ficar invisível para ouvir o que os outros falam dele quando não está perto. Além disso falou que gostaria de fazer o mesmo as vezes por causa da fama.

Bottas ainda quer aumentar a sua coleção de troféus e acredito que esse feito vai ficar cada vez mais comum. Além disso ele sonha em ter mais vitórias na Fórmula 1 e sonha com a possibilidade de vencer um campeonato.

Mesmo com essa vida agitada de 20 Grandes Prêmios sendo disputados ao longo do ano, o piloto gostaria de viajar mais, só que com tempo, para ter a oportunidade de conhecer novas culturas e aproveitar os detalhes dos outros lugares.

Maiores resultados devem estar por vim na vida de Bottas, ele é um piloto consistente, que corre atrás dos resultados e se mostra muito focado. Talvez a Mercedes não esperava que os resultados desse finlandês fosse aparecer logo e o contrato de um ano parecia plausível já que o mercado de pilotos estava em “aberto” em 2017, mas vai ser um erro dispensar um piloto que não se intimida com o companheiro de equipe. Bottas ainda tem um mundo pela frente.

🇫🇮 Fora das pistas

Em 28 de agosto de 1969 nascia em Santa Mônica um dos melhores atores para atuar em filme em que a trilha sonora seja um dos elementos que conduz o enredo, estou falando do Jack Black, ator e cantor, Jack Black atuou em diversos filmes em que a música e principalmente o rock era um dos temas, com destaques para School of Rock em que interpreta o músico desempregado que finge ser um professor e passa a dar aulas sobre rock e Tenacious D in: The Pick of Destiny, filme sobre a história da sua banda que conta com a participação de Dave Grohl do Foo Fighters, detalhe, Black participa de dois clipes do Foo Fighters Low e Learn to Fly, que você confere aqui:

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

%d blogueiros gostam disto: