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Felipe Massa “Somos Brasileiros e Não Desistimos Nunca”

26 de Agosto - GP da Turquia de 2007 - Felipe Massa “Somos Brasileiros e Não Desistimos Nunca” - Dia 97 dos 365 dias dos mais importantes da história do automobilismo

Olá meus leitores, colegas, amigos e queridos fãs do Boletim do Paddock – Essa é pra vocês, por nós.

“Somos brasileiros e não desistimos nunca”, essa é a grande definição deste texto e da minha passagem pelo Paddock. Peço licença para deixar abaixo uma breve nota, mais ou menos assim:

“Aos cabeças de gasolina,

Cumprimento que eu aprendi após entrar nessa equipe e conhecê-los pessoalmente e trocar altas ideia num bar de São Paulo e, logo em seguida poder fazer parte deste projeto “365 dias de Automobilismo”. Na minha visão, não foi só desafiador como gratificante poder navegar por histórias que eu não havia me preocupado, ou melhor, dado a devida importância e créditos.

Hoje eu deixo as pistas do Boletim do Paddock, por motivos pessoais que envolvem um novo passo para o meu crescimento pessoal/ profissional. E assim como Felipe Massa, não estou declarando a minha aposentadoria, mas apenas com a intenção de informá-los que o carro 06 irá passar por novas adaptações e reformulações. Por fim, prometo em algum momento voltar, afinal somos Brasileiros e jamais iremos desistir de fazer aquilo que amamos, seja este amor prioritário que é apenas poder brincar com as palavras e acelerar com a criatividade.

Por fim… Eu encontro vocês na próxima curva ou pelas ruas da cidade de São Paulo e, até mesmo no próximo tweet. Aproveito para deixar aqui, o meu mais sincero e emotivo agradecimento aos responsáveis por manter o BP e por vocês, leitores fiéis que não deixam o motor morrer nem na ladeira.

Um forte abraço a todos,

Let’s Go!”

| 26 de Agosto, 2007.

Exatamente há 10 anos atrás, nosso brasileiro Felipe Massa teve a oportunidade de realizar um grande marco não só para o automobilismo, mas também para sua vida ao se tornar o segundo piloto brasileiro a ingressar numa das mais emblemáticas equipes de F1, Scuderia Ferrari.

Na temporada anterior, Massa havia sido o terceiro melhor piloto do campeonato, ao lado do vice-campeão Michael Schumacher e campeão Fernando Alonso. Nisto, havia fortes indícios que Massa seria um grande oponente para os demais.

A décima segunda corrida da temporada, onde Massa havia dito a oportunidade de vencer nos GP’s do Bahrein e Espanha, vitórias consecutivas que lhe deram uma grande confiança dentro do campeonato até este momento.

A Ferrari com o apoio da sua equipe de engenheiros haviam preparado um grande carro para Massa e no dia anterior ele havia conseguido uma volta espetacular e garantindo a pole position.

Banner – Fonte: gps.gpexpert

O circuito de Istambul foi o palco deste grande evento, onde contou com 58 voltas e muitas emoções do começo ao fim.

Fonte: @corridadeformula1

Ao lado de Felipe Massa na primeira fila estava Lewis Hamilton, que naquela época defendia as cores da McLaren. Enquanto na segunda fila estavam os pilotos Kimi Raikkonen, Ferrari e Fernando Alonso, também pela McLaren. Acredito que vocês já conseguiram imaginar o tamanho da rivalidade só com passa na dupla de pilotos de cada equipe.

Na última fila, estavam os dois pilotos da equipe Honda, o inglês Jenson Button, vigésimo primeiro e, o brasileiro Rubens Barrichello, vigésimo segundo colocado no grid.

Massa havia conquistado a pole com o tempo de 1:27.329, enquanto seu parceiro Kimi Raikkonen, marcava na terceira posição 1:27.546, o temperamento do finlandês não facilitava as coisas para Massa e indiretamente já havia uma rivalidade entre os dois, algo que tornava qualquer corrida um grande desafio para o brasileiro.

Numa largada perfeita Massa consegue manter a primeira posição, Raikkonen ultrapassa Hamilton e coloca as duas Ferraris na frente do pelotão. Alonso acaba falhando em sua largada e sendo ultrapassado por Robert Kubica e Nick Heidfeld que estavam na terceira fila pela equipe BMW Sauber.

Fernando Alonso – Fonte: @f1fanatic

Após uma rápida confusão na largada, Jarno Trulli ultrapassa Jenson Button e essa é uma das rivalidades que no final que acaba se dando bem é o piloto inglês que termina a corrida em décimo terceiro, enquanto o italiano em décimo sexto.

Alexander Wurz e Mark Webber, iniciam também uma briga por posições e que no final é algo que dura somente até a nona volta, pois Webber teve problemas mecânicos e acabou abandonando a corrida.

Em contrapartida uma disputa entre Barrichello e Button, dava o ar da graça e mais uma vez Button com o carro melhor acaba deixando Rubinho para trás e indo pra cima de David Coulthard, onde piloto da Red Bull conseguiu despistar Button.

Lá na frente Raikkonen se aproxima de Massa e tenta ultrapassá-lo nos boxes, mas não consegue obter sucesso em cima do brasileiro.

Nico Rosberg – Fonte: gps.gpexpert

O alemão Rosberg, tentava de tantas formas se aproximar e mas ambos carros da equipe Williams não conseguiram render um excelente desempenho comparado aos carros da Ferrari e McLaren e assim não conseguindo vencer nenhuma prova da temporada.

Enquanto isso Massa, Raikkonen, Hamilton e Alonso vão brigando por voltas mais rápidas e tentando um buscar o outro.

Felipe Massa – Fonte: gps.gpexpert

O imbatível Felipe Massa fez um passeio no GP da Turquia, uma pista que ele gosta muito e que por coincidência ou não, ele também já havia vencido na temporada anterior e levando o troféu novamente para casa.

Felipe Massa – Fonte: @lusomotores

| Curiosidades

  • 780º GP
  • 5ª vitória para Felipe Massa
  • 198ª vitória para Ferrari
  • 198ª vitória para Ferrari como construtor de motor
  • 175° podium para Mercedes como construtor de motor
  • 100° Grande Prêmio para Toyota como construtor de motor
  • 58 voltas x 5.338 km – 309.396 km
  • Pole Position: Felipe Massa
  • Volta mais rápida: Kimi Räikkönen, 01:27.295
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Erik Araújo

Escreve* também lá no Medium. Torce pro MCFC e SEP. Joga palpites sobre #F1. E, está sempre no #Twitter.

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