Reema Juffali foi nomeada embaixadora do GP da Arábia Saudita da Fórmula 1, ela é a primeira pilota do país. A Arábia Saudita tem várias polêmicas com relação aos Direitos Humanos, além dos próprios direitos das mulheres. Em 2018 ocorreu a queda da proibição que impedia as mulheres de dirigir.
O primeiro GP da Arábia Saudita será disputado neste fim de semana como a penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Neste traçado, Juffali de 29 anos será a primeira a dar uma volta. Ela também estará em contato com a mídia para contar sobre a evolução da história do automobilismo na Arábia Saudita, mas participando de outras ações promocionais e cerimônias. Ela servirá como uma fonte de inspiração para outras mulheres do país.
LEIA MAIS: Renault celebra permissão para mulheres dirigirem na Arábia Saudita em Paul Ricard
“É uma grande honra para mim ser nomeada embaixadora da primeira corrida de Fórmula 1 na Arábia Saudita”, disse Juffali em comunicado oficial.
Saudi driver @reemajuffali named as Race Ambassador for the #F1 stc #SaudiArabianGP
The inspirational 29-year-old, born and raised in Jeddah, contested the British F3 Championship this year and will play a key role across the course of the race week and #SaudiArabianGP weekend pic.twitter.com/YGJ6EEIXK3
— F1 stc Saudi Arabian GP (@SaudiArabianGP) November 29, 2021
Ela terá a oportunidade de guiar a Williams FW07 em um shakedown, acompanhada de outros pilotos profissionais. O carro carrega o patrocínio da companhia aérea Saudia.
“Crescendo em Jeddah, andei pelas mesmas ruas que formarão o circuito em que os melhores pilotos do mundo correrão agora. É difícil expressar como está ocasião é importante para a cidade. Estou realmente ansiosa para participar das atividades durante o fim de semana de corrida e espero que a minha história e jornada possam servir de inspiração para quem está pensando em seguir o seu sonho.”
LEIA MAIS: Em estreia do GP do Catar, Hamilton defende a diversidade e estampa arco-íris em capacete
Juffali assim que tirou a licença começou a correr profissionalmente, ela passou pela Fórmula 4 britânica dos Emirados Árabes Unidos e também disputou a Fórmula 4 britânica em 2020. Reema também disputou a Fórmula 3 britânica ficando na 18ª colocação. Em novembro de 2021 ela participou dos testes para novatos da temporada 2022 da DTM.
“Eu também espero que a chegada da F1 na Arábia Saudita inspire mais a próxima geração a seguir uma carreira no esporte e continuar a evolução do automobilismo em nosso país”, completou.