Pelo segundo ano consecutivo a F1 iniciava seu campeonato na Argentina. O circuito localizado em Buenos Aires e atualmente chamado de Autodromo Jose y Oscar Galvez era chamado naqueles tempos como Autodromo 17 de Octubre.
Curiosamente a prova foi disputada no sentido contrario ao que sempre foi usado pelo circuito, ou seja, era a primeira vez desde a criação do Mundial de F1 em 1950 que a categoria disputaria uma prova em sentido anti horário, não estamos levando em consideração a Indy 500 que fazia parte do calendário, por questões políticas, mas não recebia os carros desta, e claro os americanos também não iam a Europa disputar o restante do campeonato.
Podemos dizer também que esta foi a primeira prova com carros de F1 fora da Europa, novamente desconsideramos a Indy 500, no caso da prova portenha do ano anterior vale lembrar que em 1952 e 1953 a Formula 1 foi disputada com o regulamento da Formula 2 da época.
Alberto Ascari e Luigi Villoresi não estiveram presentes pois o carro da Lancia não havia ficado pronto. O campeão de 1950 Giuseppe Farina marcou a pole com sua Ferrari em Buenos Aires tendo a seu lado os idolos locais Jose Froilan Gonzalez (Ferrari) e Juan Manuel Fangio (Maserati), Mike Hawnthorn (Ferrari) fechava a primeira fila. Haviam mais 2 argentinos no grid : Onofre Marimon (Maserati) largaria em 6°, Jorge Daponte (Maserati) em 17°. Farina cravou a pole aos 47 anos, recorde até hoje. Como Luigi Musso (Maserati) teve problemas de motor e sequer largou, 16 carros participaram do GP da Argentina naquele chuvoso domingo em Buenos Aires.
Farina liderou os 14 giros iniciais, sendo superado por Froilan Gonzalez que manteve a ponta até a volta 32, na volts seguinte Mike Hawthorn liderou o pelotão, a partir daí para delírio dos fãs argentinos a ponta da prova se alternou entre Fangio e Froilan Gonzalez. Jean Behra e Mike Hawthorn foram desclassificados por receber ajuda externa.
Após 3 horas de prova Juan Manuel Fangio venceu em Buenos Aires, foi a primeira vitoria do mítico modelo 250F da Maserati, em segundo lugar Giuseppe Farina e completando o podium Jose Froilan Gonzalez. Maurice Trintgnant e Elie Bayol fecharam a zona de pontos, lembrando que apenas 5 carros pontuavam naqueles tempos, Bayol pontuou pela primeira vez. 9 dos 16 carros que largaram chegaram até o final da prova. Foi o primeiro triunfo da lenda Juan Manuel Fangio em sua terra natal.
lll A Série 365 Dias Mais Importantes do Automobilismo, recordaremos corridas inesquecíveis, títulos emocionantes, acidentes trágicos, recordes e feitos inéditos através dos 365 dias mais importantes do automobilismo.