Em 1997, no dia 9 de março, acontecia o 2° GP de Melbourne, e a primeira corrida da temporada.
lll Contextualizando…
Em 1997, a Williams ainda tinha motor Renault. Benetton, Jordan, Stewart, Minardi, Tyrrell, Lola e Arrows ainda existiam, Villeneuve era bom piloto e Max Verstappen não era nem projeto. Ford, Yamaha e Peugeot ainda forneciam motores e Barrichello ainda nem tinha chegado a Ferrari.
lll A corrida
Fugindo do “comum” hoje em dia, a pole position não foi de um dos primeiros, mas sim de de Jacques Villeneuve, que conquistou sua posição 2 segundos a frente de Heinz-Harald Frentzen. A classificação foi interrompida pela pancada entre Berger e Larini, que bateram entre as curvas 10 e 11, causando problemas até serem removidos.
O momento de Coulthard brilhar chegaria logo após a largada. Saindo em quarto, o inglês apenas aguardou o caos acontecer. Damon Hill teve problemas em seu carro e nem largou. Irvine bateu em Villeneuve e Herbert, eliminando mais três participantes da corrida. Neste momento, Coulthard assumiu a ponta, perdendo a posição apenas no momento de sua primeira parada no box para Frentzen. Na volta 40, quando o alemão fez seu segundo pit stop, Coulthard recuperou a ponta. O problema nos pneus e freios eliminou Frentzen, e Schumacher estava em sua cola, porém não o alcançou. Esta sorte entregou a segunda vitória da carreira do inglês, e a primeira da McLaren desde 1993, ainda na era Ayrton Senna.
lll 6 anos depois…
Em um contexto totalmente diferente, Coulthard estava de volta a Albert Park. 2003 era o meio da “era Schumacher”, com dominância da Ferrari. Kimi Raikkonen estava começando a se destacar como piloto de boa performance e com chances de ser campeão mundial.
Em 2003, BAR, Toyota e Jaguar ainda estavam na fórmula 1, e a Williams ainda tinha motores BMW.
lll A corrida II
Nosso sortudo largava em 11°, e a corrida começou bagunçada, com Barrichello queimando a largada e já na quinta volta, o brasileiro bateu. Schumacher foi colocar pneus para tempo seco, seguido por boa parte do pelotão, devido a um safety car, ocasionado por Firman e Da Matta. (VAI ROLAR MUITA CONFUSÃO…)
Duas voltas depois, vem o safety car de novo, os freios da Jagua de Mark Weber deixaram o australiano no meio da pista, num local perigoso demais para que a corrida continuasse.
Depois de toda a zona, Montoya ficou com a ponta, seguido por Raikkonen e Schumacher, que começaram uma disputado roda-com-roda pelo segundo lugar, que rendeu um rolê na grama para o alemão, que acabou abandonando a corrida por perder sua asa dianteira.
Coulthard estava em quarto, e mais uma vez aproveitou a sorte para se aproximar de Montoya, que perdeu o carro na curva 1 do circuito, a 8 voltas do final, entregando ao inglês a última vitória de sua carreira, e a segunda conquistada no dia 9 de março.